Slice of Life e a essência da vida

Fala pessoal, hoje na minha coluna eu vou falar sobre um dos gêneros de anime totalmente diferente daqueles que nós estamos habituados e que particularmente é o meu gênero favorito.  Estamos falando do Slice of Life, ou Fatia da Vida, se traduzirmos para o português.

Como o nome já diz, o Slice of Life é o gênero de anime que utiliza o realismo mundano em suas obras, abordando situações e experiências do nosso cotidiano como o foco principal de suas histórias.

Em animes do gênero, podem ser abordados temas como amizade, relacionamento, escola, trabalho e todo o tipo de coisa presente em nosso dia a dia, representados de forma mais naturalista possível, sem fugir muito da semelhança com a nossa realidade. Muitas vezes, o anime de Slice of Life é acompanhado junto de um outro gênero em suas obras, podendo ser a comédia, o drama e/ou o romance.

Uma das maiores propostas de um anime Slice of Life, é trazer histórias e personagens que fazem o telespectador se identificar, diretamente pelas semelhanças entre si, sejam elas na personalidade, terem passado por situações e/ou conflitos parecidos ou fazendo você refletir sobre certas questões da vida.

O que eu mais gosto nos animes Slice of Life, é a forma como eles nos mostram como as coisas mais simples da vida podem ser belas e grandiosas se você souber olhar da maneira certa. Além de conseguir construir uma narrativa em torno de temáticas e situações simples, ou até monótonas para muitos, fazendo com que os personagens aprendam alguma lição ou reflitam a partir destas situações.

Segue abaixo algumas sugestões de animes Slice of Life que vocês podem assistir caso estejam interessados em conhecer melhor esse gênero.

Barakamon

O mangá de Barakamon é escrito e ilustrado por Satsuki Yoshino.

Como punição por socar um famoso calígrafo, o jovem e belo Handa Seishu é exilado em uma pequena ilha. Como alguém que jamais viveu fora de uma cidade, Handa tem que se adaptar a seus novos vizinhos excêntricos, como pessoas que viajam a trator, visitantes indesejados que nunca usam a porta da frente, crianças irritantes que usam sua casa como parque de diversões, etc. Esse cara poderá lidar com todas essas maluquices?

Barakamon é o que podemos chamar de “puro suco” do Slice of Life e a partir do momento em que a obra nos apresenta o protagonista Handa, um rapaz egocêntrico e que não se importa com nada além de sua caligrafia,  nós nos vemos presos em sua jornada de amadurecimento e autoconhecimento, tanto pessoal quanto artístico.

Ao decorrer dos episódios, nós vamos aprendendo o quão belo podem ser as coisas e os momentos mais simples de nossas vidas, e como a percepção disso é importante para evolução de Handa, que além de se mostrar uma pessoa cada vez menos amargurada e ranzinza, consegue superar os seus problemas de bloqueio criativo.

Kakushigoto

O autor do mangá é Kōji Kumeta.

Goto é um mangaká relativamente popular e seus trabalhos são conhecidos por terem muitas piadas de duplo sentido. Por conta disso,  no dia do nascimento de sua filha Hime, ele faz uma promessa de manter sua profissão em segredo de sua filha até que ela completasse dezoito anos. A história acompanha a vida de um pai solteiro e sua filha, enquanto ele tenta esconder de todas as maneiras possíveis o que ele faz para ganhar a vida.

Kakushigoto é uma obra bem divertida que aborda a relação entre pai e filha de uma forma pura e delicada, fazendo com que você tenha um carinho enorme pelos dois e a sensação de quase fazer parte da família.  Ao mesmo tempo que Goto é um pai super babão e tenta estar presente em todos os momentos importantes da infância de sua filha, Hime está sempre se mostrando preocupada com ele e tenta ajudá-lo em situações simples do dia a dia.

Além disso, é muito divertido ver as diversas situações em que Goto acaba se complicando enquanto tenta esconder seu segredo de Hime, quase sempre com a ajuda de seus amigos e vizinhos.

Tamako Market

O anime é produzido pela Kyoto Animation, dirigida por Naoko Yamada e escrita por Reiko Yoshida.

Tamako Kitashirakawa é a filha mais velha de uma família que administra a loja Tama-ya mochi no distrito comercial de Usagiyama. Um dia, Tamako encontra um estranho pássaro falante chamado Dera Mochimazzi, que vem de uma terra distante em busca de uma esposa para o príncipe de seu país. Depois de ficar acima do peso por comer muito mochi, Dera acaba se tornando uma aproveitadora na casa de Tamako. A série segue o cotidiano de Tamako, seus amigos, familiares e vizinhos, e este pássaro peculiar.

Eu confesso que demorei um pouco pra assistir esse anime e depois que eu terminei me perguntei, por que não tinha assistido ele antes?

Tamako Market tem todas as qualidades que eu prezo em um Slice of Life: bons personagens, conflitos que envolvem situações do cotidiano, momentos em que os nossos protagonistas amadurecem e aprendem a lidar com coisas da juventude que para eles ainda são novidades, como seus sentimentos, o medo do futuro e os traumas do passado.

Tamako é uma protagonista bastante carismática sendo quase impossível que você não simpatize com ela, mas mesmo ela sendo a personagem principal da história, nós passamos grande parte do tempo, acompanhando os problemas dos demais personagens que vivem no centro comercial enquanto sempre recebem a ajuda de Tamako. 

ReLife

O mangá é escrito e ilustrado por Yayoiso.

A série conta a história de Arata Kaizaki, um homem de 27 anos, que permanece desempregado após abandonar seu último emprego depois de apenas 3 meses de trabalho. Um dia, um homem misterioso chamado Ryō Yoake, oferece-lhe uma oportunidade de emprego, mas para isso primeiro ele precisa se tornar uma cobaia de testes para uma empresa chamada ReLife: Uma experiência científica que consiste em rejuvenescer a cobaia em 10 anos para que possa reviver um ano do ensino médio e passar por novas experiências, a fim de, no processo, corrigir o que aconteceu de errado na vida da pessoa e assim acontece, Arata toma uma pílula e volta a ter 17 anos novamente.

Quem não gostaria de voltar ao auge dos seus 17 anos e ter a oportunidade de fazer tudo aquilo que você não fez naquela época?

Pois é, em ReLife, nós vemos o nosso protagonista Arata recebendo essa espécie de segunda chance e aprendendo com os seus erros do passado e suas experiências negativas, e ele não apenas usa isso pra tomar um rumo novo e sua vida, como também busca ajudar seus novos amigos a tomarem decisões das quais eles não se arrependam no futuro.

ReLife, assim como o próximo anime do qual eu vou falar, passa uma mensagem bem bacana sobre como as escolhas que fazemos em nossas vidas vão impactar no nosso futuro e que devemos fazer aquilo que não nos cause nenhum tipo de arrependimento.

Bokutachi no Remake

O mangá é escrito por Nachi Kio e ilustrado por Eretto.

Hashiba Kyouya é um desenvolvedor de jogos de 28 anos. Com a falência de sua empresa e ele perdendo o emprego, ele retorna para sua cidade natal. Olhando para o sucesso dos criadores de sua idade, ele se arrepende de suas decisões de vida enquanto estava deitado angustiado em sua cama. Quando Kyouya acorda, descobre que viajou dez anos antes de entrar na faculdade. Agora ele terá em mãos a chance de consertar todo o seu passado.

Como eu havia dito, assim como ReLife, esse anime trata sobre arrependimentos e uma segunda chance de consertar escolhas erradas do passado. A diferença deste anime para o último, é que o nosso protagonista Hashiba, volta alguns anos no passado em uma fase da sua juventude ao invés de apenas ficar mais jovem no seu tempo atual.

Após perceber que havia acordado alguns anos no passado, Hashiba decide fazer tudo diferente do que havia feito naquela época e decide começar o curso de cinema em uma prestigiada faculdade de artes.

Rapidamente ele usa seu conhecimento adquirido através da experiência profissional que teve no futuro para mudar o seu passado, e o resultado é muito positivo. Porém, ao mesmo tempo que suas mudanças mudam sua vida para melhor, ele percebe que elas acabam colocando em risco o futuro brilhante de seus colegas de classe.



Como eu disse anteriormente, o mais legal do Slice of Life, é que eles podem ser combinados com diversos outros gêneros, como comédia, romance, drama e até mesmo fantasia, dito isso, eu vou deixar alguns exemplos dessas combinações e sugestões de animes que valem a pena assistir.

Slice of Life + Comédia

Danshii Koukosei no Nichijou

A série de mangá é escrita e ilustrada por Yasunobu Yamauchi.

O anime conta o dia a dia da vida de três estudantes (Tadakuni, Hidenori e Yoshitake) de uma escola só para garotos. Durante os episódios são mostradas mini histórias de suas cômicas e absurdas situações cotidianas.

Servant x Service

O mangá é escrito e ilustrado por Karino Takatsu.

A história gira em torno de um grupo de funcionários públicos da seção de saúde e bem-estar da subprefeitura de uma certa cidade. Hasebe Yutaka, Yamagami e Miyoshi Saya são recém-contratados, que, ao lado de seu supervisor, Ichimiya Taishi, passam pelas correrias do dia a dia de trabalho no escritório.

Asobi Asobase

Asobi Asobase é uma série de mangá japonesa escrita e ilustrada por Rin Suzukawa.

A série é centrada em Hanako, Olivia e Kasumi, alunas do segundo ano em uma escola só de meninas e os únicos três membros do Clube dos Passatempeiros, um grupo não oficialmente reconhecido. O clube tem objetivos muito ambíguos, geralmente consistindo nos chamados “passatempos” que as garotas imaginam.

Chio-chan no Tsuugakuro

É uma série de mangá japonesa escrita e ilustrada por Tadataka Kawasaki. 

A história apresenta uma premissa simples – a colegial Chio Miyamo caminhando de sua casa para sua escola. O que acontece entre esses dois pontos, no entanto, varia de dia para dia, desde conversas estranhas com sua amiga Manana Nonomura, lidar com gangues de motoqueiros e realizar proezas de parkour que desafiam a morte.

Hinamatsuri

Hinamatsuri é uma série de mangás seinen japonesa escrita e ilustrada por Masao Ōtake.

Yoshifumi Nitta, um Yakuza de nível médio do Ashikawa-gumi, encontra sua vida normal jogada no caos quando uma garota do futuro literalmente cai em sua cabeça sem aviso prévio. Sabendo nada mais do que seu nome, Hina, e o fato de que ela tem incríveis poderes psicocinéticos , Yoshifumi relutantemente se torna seu pai de fato . No entanto, a chegada de Hina desencadeia uma reação em cadeia de eventos que afeta todos na cidade, especialmente depois que mais garotas do futuro chegam para trazê-la de volta ou exterminá-la.

Slice of Life + Romance

Nijiiro Days

Rainbow Days é uma série de mangá shōjo japonesa escrita e ilustrada por Minami Mizuno e publicada na revista Bessatsu Margaret da Shueisha.

O anime segue quatro garotos do ensino médio que são todos amigos. Eles não pertencem a nenhum clube e apenas gostam de sair um com o outro. Natsuki, o protagonista, é um romântico incurável que tem uma queda por uma garota chamada Anna, que ele conheceu depois que sua ex-namorada o largou. Ele percebe que está apaixonado por Anna e, com o apoio de seus três amigos, tenta mostrar a ela como se sente na esperança de um relacionamento. No entanto, ele enfrenta muitos obstáculos.

Horimiya

É uma obra originalmente publicada em webmangá de fevereiro de 2007 à dezembro de 2011, no site Dokkai Ahen, criado pela escritora e ilustradora Hiroki Adachi por trás do pseudônimo HERO.

Embora admirada na escola por sua bondade e habilidade acadêmica, a estudante Kyouko Hori esconde outro lado dela. Com os pais muitas vezes longe de casa devido ao trabalho, Hori tem que cuidar do irmão mais novo e fazer as tarefas domésticas, sem ter tempo para socializar fora da escola. Enquanto isso, Izumi Miyamura é visto como um otaku obsessivo que usa óculos. No entanto, ele é realmente uma pessoa gentil e inepta para estudar. Além disso, ele tem nove piercings escondidos atrás de seus longos cabelos e uma tatuagem nas costas e no ombro esquerdo. Por puro acaso, Hori e Miyamura passam um pelo outro fora da escola, nenhum parecendo como seria de esperar. Esses pólos aparentemente opostos se tornam amigos, compartilhando um lado que nunca mostraram a ninguém.

Isshuukan Friends

É uma série de mangá de Matcha Hazuki.

O colegial Yūki Hase percebe que sua bela colega de classe Kaori Fujimiya está sempre sozinha e aparentemente não tem amigos. Depois de se aproximar dela e se conhecer melhor, Kaori revela que toda segunda-feira ela perde toda a memória de seus amigos. Apesar de aprender isso, Yūki se esforça para fazer amizade com ela novamente a cada semana.

Tsurezure Children

É um mangá japonês escrito e ilustrado por Toshiya Wakabayashi.

Tsuredure Children conta várias histórias românticas sobre como é difícil dizer “eu te amo”, entre jovens estudantes que frequentam a mesma escola, em formato omnibus. Os personagens de cada história estão conectados uns aos outros através de suas várias amizades.

Tsuki ga Kirei

Tsuki ga Kirei é uma série de televisão de anime de romance japonês de 2017 produzido pela Feel.

Kotaro Azumi e Akane Mizuno se tornam alunos do terceiro ano do ensino médio e são colegas de classe pela primeira vez. Eles são encarregados dos equipamentos para um festival esportivo e se aproximam lentamente via LINE(uma espécie de WhatsApp) . Esses dois, juntamente com os colegas Chinatsu Nishio e Takumi Hira, se relacionam com seus colegas por meio de entendimentos e sentimentos mútuos. À medida que o último ano do ensino médio avança, o grupo supera seus desafios para amadurecer e tomar consciência das mudanças em si mesmos.



Ufa! Esses são apenas alguns animes e gêneros que podem ser combinados com o Slice of Life e eu poderia passar o dia todo aqui dando sugestões e dicas pra vocês, mas ainda vamos ter muito tempo para entrar de cabeça no assunto.

Espero que vocês tenham gostado das minhas sugestões e que elas tenham feito vocês se interessarem em conhecer um pouco mais do Slice of Life, que pra mim não é apenas um gênero de anime, mas também uma arte de apreciar os momentos simples da vida.

Vou ficando por aqui, vocês podem me encontrar pelo Instagram @_gsrocha, um abraço e até a próxima!!!

Picture of GS Rocha

GS Rocha

Sou diretor, roteirista, apresentador e sommelier de animes, mas não sou otaku! Às vezes eu apareço de penetra nos podcasts alheios!

Posts Relacionados

TOP 10 melhores filmes de 2023

Mais de 7 bilhões de dólares em bilheteria, esse é o valor que estas produções faturaram. Nada mais justo do

Novidades

Podcast

Redes Sociais

Rolar para o topo