Por que ‘Anatomia de Uma Queda’ não revelou [SPOILER]?

Por que “Anatomia de Uma Queda” não revelou [spoiler]? No artigo de hoje vamos responder essa questão.

O longa francês, co-escrito e dirigido por Justine Triet, chamou atenção da crítica e do público por seu roteiro cativante.

Além disso, os personagens e as atuações são um destaque, já que a atriz principal, Sandra Hüller, foi indicada para as principais premiações desse ano.

Se você assistiu e ficou com dúvidas sobre o desfecho da história, vamos procurar explicar o final do filme.

Sobre o que é o filme?

O longa já ganhou a Palma de Ouro, o Globo de Ouro de Melhor Roteiro e Melhor Filme Estrangeiro e o Critics’ Choice Award de Melhor Filme Estrangeiro.

A história é sobre uma mulher que é a principal suspeita de ter assasinado o marido; por outro lado, o filho do casal, que é cego, enfrenta um dilema moral como a única testemunha do caso.

Por consequência, a montagem do filme também se destacou. Ao alternar presente e passado, a narrativa não ficou maçante.

Já a direção de Justine conseguiu criar um ambiente de desconfiança; tanto da promotoria, quanto da defesa. O resultado é que o público também embarcou nessa atmosfera de segredos.

Sobretudo, as atuações e os diálogos contextualizam os acontecimentos do passado, fazendo com que o espectador imagine determinada situação. Ou seja, ficamos na mesma posição das personagens: confiando apenas em nossa memória e intuição.

Aliás, esse é o segredo do filme. O foco está nos personagens e em como eles encaram o acidente. Tudo isso posto, podemos prosseguir para o final!

Atenção! A partir de agora teremos spoilers do filme!

Anatomia de Uma Queda | Final explicado

O próprio filme respondeu a questão que permeia todo o roteiro: qual a verdade por trás do “assassinato” do personagem Samuel?

A mulher designada à proteger o adolescente Daniel, respondeu a pergunta. Ao se deparar com o dilema do garoto, ela diz que pode existir as duas possibilidades (de sua mãe ter sido culpada ou não), mas deve haver apenas uma convicção por parte dele.

Em outras palavras, independente da verdade, o conselho é que ele deveria tomar uma decisão. Daniel então testemunha a favor da mãe e ela é inocentada. Apesar disso, a relação entre mãe e filho foi prejudicada para sempre.

A dúvida estabeleceu um debate nos espectadores; há quem achou que ela era inocente e há quem achou que era culpada!

Portanto, ao não mostrar a verdade por trás do acidente, o filme foca muito mais no dilema moral da história do que nos fatos.

Para mim, uma escolha criativa mais interessante!

Mas e você, o que achou do final? Me fala nos comentários!

Picture of Albert Hipolito

Albert Hipolito

Criador do Por Dentro da Tela. É Radialista e nas produções cinematográficas sempre está envolvido na arte. Tem em Pokémon e em Star Wars suas lembranças vivas da infância.

Posts Relacionados

Novidades

Podcast

Redes Sociais

Rolar para o topo