Os filmes de Sidney Lumet

Sidney Lumet foi considerado como um dos cineasta mais prolíficos da era moderna de Hollywood. O motivo? Bem, o diretor conseguia fazer mais de um filme por ano desde sua estreia no cinema em meados de 1957.

Além disso, também era famoso por sua incrível capacidade de atrair os principais atores para seus projetos. Com o seu talento, forte direção e uso da câmera para acentuar os temas, Lumet só podia ter construído um catálogo de obras incríveis.

Ficou interessado para conhecer um pouco mais sobre esse cineasta e suas obras? Basta continuar lendo.

Breve biografia de Sidney Lumet

Sidney Lumet nasceu na Filadélfia, dia 25 de junho de 1924, mas cresceu na cidade de Nova York, onde seus pais eram veteranos do Yiddish Art Theatre. Sendo assim, ele decidiu seguir esses mesmos passos em sua carreira.

Quando criança, fez sua estreia no teatro como ator e, por volta de 1935, ele apareceu em sua primeira produção da Broadway: Dead End de Sidney Kingsley. Ele atuou em algumas peças de teatro antes de voltar sua carreira para o cinema

Após servir no Exército dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial, Lumet passou a dar aulas de teatro na High School of Performing Arts na cidade de Nova York e dirigiu pequenas produções teatrais.

Por volta de 1950, tornou-se assistente de direção da CBS e já no ano seguinte ele começou a comandar episódios da série de aventuras Danger e trabalhou em uma série de programas de televisão.

Após migrar de diretor de televisão para um diretor de cinema, Lumet realizou o seu primeiro grande filme, 12 Homens e uma Sentença, de 1957. Desde então, o cineasta dividiu suas energias entre outros filmes idealísticos. Junto com adaptações de peças, romances e comédias de humor ácido.

Embora tenha tido críticas positivas em suas outras obras, foi por causa de 12 Homens e uma Sentença que ele se tornou um dos cineastas responsáveis por liderar a primeira onda de diretores que migraram da televisão para o cinema.

Além disso, ter sido considerado como um dos diretores mais constantes e competentes da última metade do século XX em 2005, Lumet recebeu um Oscar honorário por seus “brilhantes serviços aos roteiristas, artistas, e à arte do cinema”.

E, no dia 9 de abril de 2011, Sidney Lumet faleceu aos 86 anos de idade.

Principais obras de Sidney Lumet

No filme 12 Homens e uma Sentença, o cineasta trocou as lentes durante a filmagem para deixar o fundo mais próximo dos personagens e assim aumentar a sensação de claustrofobia.

Quando um diretor faz mais de um filme por ano, é normal que muitos pensem que a qualidade nem sempre é boa. Mas não era esse o caso de Lumet, ele fazia mais de um filme por ano, porém o seu padrão de qualidade continuava no mesmo nível.

Lumet se destacou por seus dramas psicológicos que, na maioria das vezes, apresentavam personagens lutando com conflitos morais ou emocionais envolvendo traição, corrupção ou desilusão.

O cineasta também era conhecido por obter fortes desempenhos de seus atores principais. Um dos temas mais frequentes durante sua carreira foi o foco voltado à “fragilidade da justiça e da polícia, e sua corrupção”.

Não é para menos que o cineasta foi uma das figuras mais importantes no cenário cinematográfico de Nova York. O seu toque de sensibilidade com sua equipe e os ritmos da cidade fizeram dele o “mais longevo descendente americano da tradição neorealista da década de 1950”.

Veja logo abaixo, quais são alguns dos principais filmes da carreira desse cineasta!

12 Homens e uma Sentença (1957)

Seguindo o encerramento do caso do julgamento do assassinato cometido por um adolescente, os membros do júri devem chegar a um consenso sobre qual será o veredito.

Enquanto os 12 homens estão fechados em uma sala até tomarem uma decisão, onze deles votam pela condenação do adolescente. Porém, um deles acredita na inocência do réu e tenta convencer os outros a mudarem seus votos.

O que acaba por gerar um conflito que ameaça inviabilizar esse processo que irá decidir qual vai ser o destino do jovem.

Um Dia de Cão (1975)

Em agosto de 1972 um assalto em um banco no Brooklyn chama a atenção da mídia e logo se torna um show com uma grande audiência. Era um roubo que, na teoria, deveria durar apenas dez minutos.

No entanto, após várias horas, os assaltantes Sonny e Sal, ainda estão com reféns. Enquanto a situação se desenrola, a multidão começa a apoiar e aplaudir as declarações de Sonny, tornando-se contrária ao comportamento da polícia.

Serpico (1973)

Em uma Nova York dos anos 70, Serpico é um jovem policial cheio de ideais e, ao contrário de muitos de seus colegas, não aceita qualquer dinheiro oriundo da extorsão de criminosos locais.

Desse modo, ele passa a enfrentar a resistência de seus superiores em aceitar seus métodos peculiares de combate ao crime e ainda deixa claro o seu descontentamento diante da corrupção entre seus colegas da polícia, o que passa a colocar a sua vida em risco.

Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto (2007)

Diante da decadência de sua carreira, Andy convence seu irmão Hank, tão desajustado quanto ele, a assaltar a joalheria de seus próprios pais. O plano, em teoria, é fácil de ser posto em ação, tendo em vista eles conhecem toda a loja e como funcionam.

No entanto, no dia do assalto, os dois esperavam encontrar a loja vazia, só que uma visita inesperada coloca tudo a perder. Enquanto o pai dos irmãos jura vingança aos culpados sem ter a noção de que está caçando os seus próprios filhos.

Rede de Intrigas (1976)

O âncora Howard Beale recebe a notícia de que está demitido devido aos seus baixos índices de audiência. Um dia, com o programa ainda no ar, Beale comunica a sua saída da emissora e avisa que se matará ao vivo na próxima semana.

Ele é afastado de imediato, porém, diante dos apelos da audiência, a emissora decide voltar atrás. A partir de então, Beale passa a encarnar o profeta louco e seu comportamento instável e fora do comum tem recepção bem positiva.

No entanto, as pessoas que foram responsáveis pela sua ascensão, agora devem encontrar uma maneira de pará-lo antes que passe dos limites.

Créditos Finais

Sidney Lumet é um dos nomes mais conceituados de cineastas em Hollywood. Como dito, um diretor de gênero, prolífico e que sempre extraía de seus atores as melhores performances que rendiam a eles até mesmo o Oscar de melhor ator/atriz.

O cineasta deixou um grande legado e uma filmografia repleta de obras que são atemporais e até hoje serve de inspiração para outros do ramo. Por fim, o que você achou desse conteúdo? Já conhecia esse diretor? Qual seu filme preferido? Deixe seu comentário e compartilhe!

Picture of Por Dentro da Tela

Por Dentro da Tela

O Por Dentro da Tela é um canal dedicado à análise e discussão de filmes, séries e animes.

Posts Relacionados

TOP 10 melhores filmes de 2023

Mais de 7 bilhões de dólares em bilheteria, esse é o valor que estas produções faturaram. Nada mais justo do

Novidades

Podcast

Redes Sociais

Rolar para o topo