O diversificado cinema de Spike Jonze

Se existe uma única palavra para descrever o cinema de Spike Jonze, essa com certeza seria “diversificação”. Pois, sem dúvida, o diretor possui uma extensa filmografia repleta de altos e baixos.

Além disso, Jonze também já dirigiu clipes para bandas prestigiadas, como por exemplo, Foo Fighters, R.E.M, Björk, entre outros.

No entanto, os seus trabalhos mais marcantes são, disparadamente, os filmes “Ela” e “Quero Ser John Malkovich”, pelos quais recebeu uma indicação ao Oscar como Melhor Diretor.

Sendo assim, caso tenha interesse em conhecer um pouco mais sobre esse diretor e quais são as obras mais marcantes de sua carreira, continue lendo!

Spike Jonze e sua carreira profissional

Adam Spiegel, nome original de Spike Jonze, nasceu no dia 22 de Outubro de 1969, em Rockville, Maryland. Em meados de 1987.

Quando adolescente, Jonze era um apaixonado skatista e ciclista de BMX, ele começou então a fotografar os seus amigos enquanto praticavam essa modalidade.

Desse modo, acabou conhecendo os fundadores da revista “Freestylin”, onde começou a trabalhar como editor assistente.

Algum tempo depois, como fotógrafo. Após mudar-se para Los Angeles, após formar-se no colégio, Jonze continuou trabalhando nesse meio, onde passou a fazer alguns curtas para marcas de Skate.

Com o sucesso que estava tendo, o jovem diretor chamou atenção de músicos que possuíam relação com esse cenário underground.

Por volta de 1987, ele co-dirigiu o clipe “100%” de banda Sonic Youth. A partir de então, Jonze passou a trabalhar dirigindo clipes para outras bandas na década de 90, incluindo Beastie Boys, Weezer e Fatboy Slim, pelos quais recebeu vários elogios.

Porém, em meados de 1996, Jonze começou a dedicar-se a direção de curtas e documentários. Ele conseguiu um trabalho como diretor de fotografia do curta de Sofia Coppola, Bed, Bath and Beyond. Ambos casaram-se em 1998, porém, acabaram se divorciando por volta de 2003.

Sendo assim, Jonze começou a seguir carreira nas indústrias cinematográficas. Em 1998, ele dirigiu o seu primeiro curta metragem documentário: Amarillo by Morning. Porém, somente no ano seguinte que o diretor conseguiria alcançar a sua consagração em Hollywood.

Do skate para o cinema

Spike Jonze e John Malkovich em Quero ser John Malkovich (1999). O filme é também o primeiro trabalho no cinema do roteirista Charlie Kaufman, indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original.

O seu primeiro longa metragem, Quero Ser John Malkovich, foi uma comédia que recebeu uma grande aclamação da crítica e do público.

Desse modo, Jonze recebeu a sua primeira indicação ao Oscar como Melhor Diretor, além de várias outras premiações. No ano seguinte, o diretor tornou-se um ator ao interpretar um soldado estadunidense no filme Três Reis.

Nos anos 2000, Jonze mais uma vez ganhou destaque ao se tornar o criador e produtor executivo do programa polêmico “Jackass” e dos filmes que se seguiram.

Apesar de ter sido um sucesso comercial, o programa gerou uma série de críticas e polêmicas devido ao incentivo a autodestruição que propagava, em especial entre o público mais jovem.

Em 2002, Jonze dirigiu o seu segundo filme, Adaptação, que também foi uma comédia aclamada pela crítica. Porém, foi somente em 2013 que Jonze alcançaria o mesmo sucesso que obteve com o seu primeiro filme.

Ela, estrelado por Joaquin Phoenix foi um estrondoso sucesso e recebeu aclamação da crítica. O filme rendeu ao diretor uma indicação ao Oscar de Melhor Direção, Melhor Trilha Sonora, Melhor Canção Original e Melhor Roteiro Original, e venceu apenas nessa categoria.

Esse filme, até então, é o último que Jonze dirigiu. Porém, o diretor continuou a fazer videoclipes para artistas prestigiados, incluindo Lady Gaga e Kanye West. O diretor também atuou no filme O Lobo de Wall Street.

Melhores filmes de Spike Jonze

É inegável que Spike Jonze possui uma grande diversidade de conteúdos que realizou em toda a sua carreira, sempre com um olhar mais cultural e underground.

Desse modo, Jonze conseguiu expor em suas obras a sua própria singularidade que o tornou um dos cineastas mais promissores de Hollywood.

É possível notar em seus filmes certas características marcantes que transitam entre reflexões existenciais e críticas sociais aos conflitos contemporâneos, geralmente, por meio de uma comédia mais dramática e inteligente.

Sendo assim, confira a seguir quais são os filmes mais prestigiados da carreira desse cineasta!

Ela (2013)

Theodore é um escritor solitário que desenvolve uma paixão platônica por um novo sistema operacional de seu computador, uma entidade chamada de Samantha.

Quero Ser John Malkovich (1999)

Craig Schwartz é um desempregado que aceita o trabalho temporário como um arquivista para o Dr. Lester. Porém, Craig acaba descobrindo uma porta secreta que leva até dentro da mente do ator John Malkovich.

Onde Vivem os Monstros (2009)

Max é um jovem garoto que decide fugir de casa com a sua imaginação, após ser colocado de castigo por causa de suas malcriações. Sendo assim, Max cria a sua própria ilha imaginária onde existe vários monstros e que ele possui superpoderes, fazendo com que ele seja nomeado como rei.

Adaptação (2002)

Quando um roteirista que está enfrentando uma crise existencial precisa adaptar um livro para o cinema, mas não consegue, ele então recorre a ajuda de seu irmão gêmeo que também é roteirista.

Créditos Finais

Spike Jonze é um diretor que possui um currículo bem amplo e diversificado, que vai desde vídeos de skate com uma proposta underground, até filmes prestigiados pela crítica, que possuem uma estética completamente autêntica e delicada.

As vezes é até mesmo difícil de imaginar que a mesma pessoa que trabalhou em “Jackass”, também dirigiu “Ela”, não é mesmo?

Mas, esse é o grande talento de Jonze, que pode ser capaz de surpreender com sua tremenda facilidade em diversificar o seu conteúdo, sem perder a sua própria essência.

Sendo assim, não esqueça de deixar um comentário caso tenha gostado do conteúdo ou queira acrescentar sua opinião a respeito do diretor e os seus filmes!

Picture of Por Dentro da Tela

Por Dentro da Tela

O Por Dentro da Tela é um canal dedicado à análise e discussão de filmes, séries e animes.

Posts Relacionados

TOP 10 melhores filmes de 2023

Mais de 7 bilhões de dólares em bilheteria, esse é o valor que estas produções faturaram. Nada mais justo do

Novidades

Podcast

Redes Sociais

Rolar para o topo