O cinema de Nikolay Lebedev

Nikolay Lebedev é um cineasta que os jornalistas o apelidaram de “Hitchcock russo”. Para os espectadores, ele é conhecido por realizar projetos repletos de dramas, thrillers e até mesmo fantasia.

Ainda que tenha feito alguns filmes de prestígio, poucas pessoas conhecem o cineasta e suas obras. Sendo assim, caso tenha interesse em conhecer mais sobre Lebedev e quais são os seus principais trabalhos, basta continuar lendo!

Nikolay Lebedev

O “Hitchcock russo” nasceu no dia 16 de novembro de 1966 em é Chisinau. Os seus pais não tinham qualquer relação com o mundo do cinema, enquanto sua mãe trabalhava como economista, a atividade profissional do pai estava ligada ao exército.

O futuro cineasta, durante a sua infância, adorava assistir filmes e já sonhava com o tempo em que começaria a criá-los. Embora para os pais o interesse do filho fosse frívolo, eles o presentearam com uma câmera, quando Lebedev tinha 10 anos.

Por volta dessa idade, ele escreveu seu primeiro roteiro. Anos mais tarde, tentou ingressar na Universidade Russa de Artes Cinematográficas (VGIK), em Moscou, mas sem sucesso.

Então, o jovem ingressou na Universidade de Chisinau, cursando jornalismo, com o objetivo de se livrar da excessiva timidez que o atrapalhava na vida. Após graduar-se, tentou novamente ingressar na VGIK, dessa vez sua tentativa foi bem-sucedida.

Lebedev é um cineasta que teve que trabalhar muito duro para conseguir realizar o seu primeiro longa-metragem. O roteiro que ele pretendia usar os representantes dos estúdios não aprovaram.

Então, Nikolay recebeu a ajuda de seu famoso colega, Valery Todorovsky, que lhe deu a oportunidade de trabalhar com o Gorky Film Studio. Finalmente, em 1997 lançou o seu primeiro longa-metragem: The Source of Snakes é um filme de terror que se passa em uma pequena cidade, cuja paz é violada por uma série de assassinatos terríveis.

O orçamento do filme era baixo, mas a habilidade de Lebedev compensou esse ponto. Esse foi um dos primeiros thrillers psicológicos do cinema russo depois da União Soviética.

The Source of Snakes obteve avaliações positivas por parte do público e da crítica, permitindo que o cineasta continuasse a dirigir mais filmes. O seu trabalho mais recente foi em 2022, com o filme Nuremberg.

Melhores filmes de Nikolay Lebedev

Set do filme Nuremberg. A produção é sobre os julgamentos da alta classe militar do nazismo depois da Segunda Guerra Mundial. Courtesy of Visual Arts.

Dirigir um filme não é uma tarefa fácil, pois é preciso que o cineasta esteja atento a uma série de fatores, para que tudo saia conforme o esperado. Caso contrário, deverá tomar decisões essenciais para o desenrolar do projeto.

Nikolay Lebedev ao longo de sua carreira conseguiu realizar ótimos filmes, mesmo com os vários inconvenientes que surgem em todas as filmagens, o que é digno de admiração.

De acordo com o próprio cineasta: “Meus temas, em essência, são os mesmos: todos os meus filmes falam sobre a importância de sobreviver neste mundo nada afetuoso, de se encontrar, de encontrar e defender a liberdade interior, de não perder prestígio.”

Um diretor como Nikolay Lebedev faz seus melhores filmes nos gêneros ação, fantasia e thriller. São estes temas os mais usados pelo cineasta para se recriar nas suas obras artísticas.

Sendo assim, veja logo abaixo quais são as principais produções da carreira de Nikolay Lebedev até então.

Voo de Emergência (2016)

Após ser demitido da força aérea, Leo decide continuar a fazer o que ama: voar. Agora, ele trabalha como co-piloto de uma companhia aérea e acha que deixou de vez a adrenalina da rotina militar para trás.

Durante um voo para a Ásia, no entanto, ele e a sua tripulação são avisados sobre um desastre vulcânico em uma ilha próxima da região, e eles decidem resgatar os habitantes do local.

A Estrela (2002)

Durante o verão de 1944, o exército nazista prepara uma divisão para uma ofensiva na Rússia. Como resposta, os russos decidem enviar um grupo de sete atiradores para uma operação contra-ofensiva atrás das linhas inimigas.

Legenda no.17 (2013)

O filme traz a biografia de uma das maiores lenda russas do hoquei no gelo, Valeri Kharlamov. Contemplando desde a infância, passando para o auge de sua carreira no esporte e de sua morte prematura.

O Último Guerreiro (2006)

Após ter sido sentenciado à morte e sobreviver à destruição de sua tribo e sua família, o último homem da tribo Grey Dogs torna-se um poderoso guerreiro e passa a ser o Wolfhound.

Ele escapa da morte no submundo das minas e acaba virando o protetor de Elen, a filha de um governante que deseja salvar sua cidade dando a mão da jovem em casamento a um guerreiro da terra vizinha.

Então, ambos iniciam uma perigosa jornada em busca do futuro marido de Elen. Porém, Wolfhound se verá cara a cara com misteriosos acontecimentos que irão mostrar quais são os verdadeiros objetivos desta expedição.

The Source of Snakes (1997)

A cidade onde Dina, aluna do Instituto Pedagógico, vem praticar está paralisada de medo. Uma série de assassinatos misteriosos de garotas fisicamente semelhantes fez com que os moradores começassem a pensar que um maníaco de verdade está a solta na cidade.

Créditos Finais

O “Hitchcock russo”, como você pode ver nesse artigo, é um cineasta que está sempre pronto para lidar com as adversidades das filmagens. Por sua habilidade em lidar com os obstáculos que surgem e, mesmo assim, conseguir criar histórias fascinantes, Lebedev merece todo respeito e admiração.

Para o cinema russo, é um nome importante e recorrente, que teve um grande impacto no país. Por fim, você já conhecia esse diretor? Já assistiu algum de seus filmes? Qual sua opinião sobre? Não esqueça de deixar um comentário e compartilhar com os seus amigos cinéfilos!

Picture of Por Dentro da Tela

Por Dentro da Tela

O Por Dentro da Tela é um canal dedicado à análise e discussão de filmes, séries e animes.

Posts Relacionados

TOP 10 melhores filmes de 2023

Mais de 7 bilhões de dólares em bilheteria, esse é o valor que estas produções faturaram. Nada mais justo do

Novidades

Podcast

Redes Sociais

Rolar para o topo