Inveja e tradições tribais em Demônio de Neon

Nicolas Refn é um diretor extremamente visual. Ele se apropria de cada elemento em cena e constrói sua narrativa em cima destas composições. Além de usar metáforas para o significado de cada montagem. Esse recurso visual é marcante em todos os filmes que Refn dirige.

Em Demônio de Neon (2016) isso não é diferente. Os enquadramentos e os cenários constroem, junto com o roteiro, um mundo mergulhado no glamour de viver na industria da moda. E só por estes indícios, Refn começa sua crítica a esse sistema.

Antes de falarmos do filme, quero convidar você a seguir o Por Dentro da Tela no twitter. Lá poderemos conversar sobre o conteúdo do canal além de outros assuntos do universo do cinema, séries e animes.

Ah! Importante dizer que esse artigo terá spoilers do filme.

Os assuntos em Demônio de Neon

A beleza de Jesse.

Em Demônio de Neon o diretor faz duras críticas ao mundo da moda. Refn se utiliza de conceitos mitológicos que parecem esquecidos, mas que estão sob a máscara de atitudes comuns nos dias de hoje. Estas mitologias são o mito de Narciso e a antropofagia.

O narcisismo foi e é estudado pela psicologia até hoje. O primeiro a construir as características bases do narcisismo foi Sigmund Freud. Segundo o pai da psicanálise, o sujeito narcisista apresenta certas particularidades diferentes das outras pessoas.

Uma das características do narcisismo é o sujeito admirar excessivamente sua imagem. Isto se desdobra em dois casos. No filme, a personagem principal Jesse (Elle Fanning) guarda para si sua própria libido, rejeitando as proposta que recebe de se relacionar com alguém.

Jesse se sente como a mulher mais bonita do mundo. Ela diz que outras matariam para estar no lugar dela, que ela é uma garota perigosa e que está acima de qualquer sacrifício estético.

Outro conceito mitológico trabalhado por Refn no filme é a antropofagia. Essa prática foi observada em varias tribos de aborígenes pelo mundo. Ela consiste em um guerreiro comer a carne do seu rival para absorver para si as habilidades que quase o derrotaram.

Créditos Finais

Demônio de Neon pode ser difícil de assistir. Além de possuir cenas fortes, sua construção narrativa pode parecer confusa, mas conforme se pensa sobre, mais mergulhamos no mar de luzes do filme.

Para continuarmos nossa conversa, quero convidar você a assistir o vídeo que fiz sobre esse tema.

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Albert Hipolito

Criador do Por Dentro da Tela. É Radialista e nas produções cinematográficas sempre está envolvido na arte. Tem em Pokémon e em Star Wars suas lembranças vivas da infância.

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