Edgar Wright | Cinema com muita música e ação

Edgar Wright é um talentoso diretor, roteirista, produtor e ator. Tornou-se famoso por causa de seus filmes que sempre são carregados de referências e sátiras.

Infelizmente, nem todos conhecem as obras do cineasta britânico. No entanto, o mesmo é para os cinéfilos de plantão um dos maiores diretores cult e mestre das paródias da atualidade, popular por sua trilogia “Cornetto” ou “Trilogia de Sangue e Sorvete”.

De fato, os seus filmes possuem uma característica única e um estilo inconfundível, mesmo não sendo um dos diretores mais famosos, possui um público bastante grande e fiel.

Assim sendo, para conhecer um pouco mais sobre a carreira e as principais obras desse cineasta, continue lendo!



O início da carreira de Edgar Wright

Edgar Wright em A Fistful of Fingers (1995), seu primeiro longa para o cinema. É um faroeste cômico sobre um cowboy que busca vingança.

Edgar Howard Wright nasceu no dia 18 de Abril de 1974, em Poole, Dorset. Todavia, passou a maior parte de sua infância em Somerset, País de Gales, onde mudou-se junto de sua família.

Wright já demonstrava possuir interesse pelo cinema desde a sua infância, pois, já amava assistir filmes.

No entanto, foi somente durante a sua adolescência, quando possuía cerca de 14 anos, que o garoto decidiu se dedicar a sétima arte, após ver um documentário sobre o diretor Sam Raimi e os seus filmes, incluindo Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio.

Assim sendo, começou a realizar as suas próprias produções independentes, fortemente influenciado por outras obras marcantes da época.

Aos 18 anos de idade, Wright fez o seu primeiro curta metragem chamado Dead Right, que é uma paródia clara do filme Perseguidor Implacável de Don Siegel e Clint Eastwood.

Desde cedo, Wright já possuía o seu estilo único que mais tarde viria a se tornar uma das características inconfundíveis do diretor.

Todavia, as características do diretor foram amadurecendo com o passar dos anos, e podem ser notadas com mais facilidade em seu primeiro longa metragem, A Fistful of Fingers, uma clara paródia aos filmes western, incluindo o clássico A Fistful of Dollars.

Apesar de esse filme ter tido um lançamento limitado e pouca distribuição na época, hoje em dia é considerado um cult e foi o responsável por expandir os horizontes da carreira do diretor.

Desse modo, Wright dirigiu os seriados de comédia, Mash and Peas, Asylum e Is It Bill Bailey.

Porém, foi somente com o seriado Spaced que ele teria iniciado a sua amizade e parceria com Simon Pegg e Nick Frost.

A série obteve sucesso com a crítica e ficou amplamente conhecida por suas referências a ficção científica e terror.

A trilogia Cornetto

Kate Ashfield e Simon Pegg em Todo Mundo Quase Morto (2004). Um filme de comédia e horror com zumbis.

Foi em 2004 que Wright conseguiu alcançar a fama, após a estreia do filme, Todo Mundo Quase Morto, que deu origem à trilogia Cornetto, ou como alguns chamam, trilogia Sangue e Sorvete.

Os filmes dessa trilogia são conhecidos por contar com o mesmo elenco, incluindo Simon Pegg e Nick Frost.

Além disso, também são como uma paródia de filmes clássicos que satirizam os gêneros. E, por fim, em todos os filmes, um sorvete Cornetto aparece em alguma cena.

Todo Mundo Quase Morto foi o responsável por fazer com que o diretor se tornasse mais conhecido ao redor do mundo.

O filme é uma clara paródia aos filmes de zumbis com um pouco de comédia romântica.

Edgar Wright já afirmou que o filme é uma homenagem aos filmes clássicos de zumbis de George A. Romero, como A Noite dos Mortos-Vivos e do irretocável Uma Noite Alucinante de Sam Raimi.

O próprio Romero acabou gostando bastante do filme, e convidou Wright e Pegg para fazer uma participação especial em Terra dos Mortos.

Wirght também participou do projeto “Grindhouse”, de Quentin Tarantino e Robert Rodríguez para homenagear os filmes clássicos de terror da década de 70, com as colaborações de Rob Zombie e Eli Roth.

Após o sucesso de “Todo Mundo Quase Morto”, cerca de três anos depois, o cineasta lançou a segunda parte da trilogia, Chumbo Grosso. Dessa vez, o filme era uma paródia de filmes de ação policial, tais como, Bad Boys e Duro de Matar.

E, para finalizar a trilogia Cornetto, em 2013 o cineasta lançou a última parte, Heróis de Ressaca, que é uma paródia sobre os filmes de ficção científica.

Apesar de não ter sido tão popular quanto os seus antecessores, esse filme fechou a trilogia muito bem.

Outros sucessos do cineasta

Scott Pilgrim Contra o Mundo (2010) mistura a estética dos quadrinhos com os videogames de luta para contar sua história.

Mas, além disso, Wirght também já dirigiu outros filmes que foram bem recebidos pelo público e crítica, incluindo Scott Pilgrim Contra o Mundo e Em Ritmo de Fuga.

Sendo esse último elogiado por sua trilha sonora e edição de som, e indicado para diversos prêmios, incluindo três categorias no Oscar.

Atualmente, o diretor está trabalhando em seu próximo filme que parece ser um terror psicológico e deverá ser lançado em 2021, Last Night In Soho.

Edgar Wright é o mestre das paródias

Edgar Wright destaca-se dos outros diretores por seu estilo único e inconfundível.

Diferente da comédia besteirol estadunidense e pastelão, o humor britânico de Wright é algo que nem todos conseguem compreender.

Pois, o diretor possui uma linguagem inventiva e o humor explícito de um modo não tão convencional.

Porém, é inegável que o diretor tornou-se uma das maiores referências da paródia.

Não é à toa que é o mestre das paródias e referências. O diretor utiliza da linguagem visual como uma forma de entregar a piada.

O cineasta é habilidoso em transformar um assunto banal em algo incrível.

De fato, a comédia é um tema sempre presente em suas tramas, porém, ele gosta de brincar com uma mistura de gêneros, incluindo ação, ficção, romance e terror, e ele faz isso como ninguém.

Melhores filmes de Edgar Wright

Confira a seguir os melhores filmes da carreira do cineasta!

Todo Mundo Quase Morto (2004)

Shaun leva uma vida bem monótona trabalhando como vendedor de eletrônicos e sempre fazendo as mesmas coisas.

Até que Liz, a namorada de Shaun, termina com ele por esse mesmo motivo. Tão envolto em sua rotina, Shaun mal percebe que as pessoas à sua volta estão virando zumbis.

Em Ritmo de Fuga (2017)

Baby é um motorista de fuga bastante habilidoso que é obrigado a trabalhar para um chefão do crime.

No entanto, ao conhecer a mulher de seus sonhos, eles acabam se apaixonando e Baby planeja fugir com a mulher e recomeçar a sua vida do zero.

Chumbo Grosso (2007)

Nicholas Angels é um policial de Londres que foi transferido para uma pacata vila britânica de Stanford.

A princípio, o policial estranha o sossego, até que alguns moradores da vila começam a morrer de forma esquisita.

Scott Pilgrim Contra o Mundo (2010)

Scott Pilgrim se apaixona perdidamente por Ramona Flowers, todavia, para conquistar o amor da garota, ele primeiro terá de se livrar do exército de ex-namorados de Ramona.

Heróis de Ressaca (2013)

Um homem de 40 anos reúne os seus amigos de infância para fazerem uma maratona de bebedeira em diversos bares diferentes.

No entanto, o que deveria ser apenas um reencontro, acaba se tornando uma batalha épica para salvar a humanidade.

Créditos Finais

Edgar Wright na cerimônia do Oscar (2018)

Edgar Wright é um dos diretores mais icônicas da atualidade. Os seus filmes são sempre inovadores e audaciosos.

Sem dúvida, Wright ficou conhecido na cultura pop como um dos diretores mais representativos de todos os tempos.

Os seus filmes já são considerados grandes clássicos e foram responsáveis por inspirar outras paródias.

Mas, além de diretor de comédia, Wright já provou que possui talento para fazer outros tipos de filmes.

Por fim, você já conhecia algum trabalho desse talentoso cineasta? Deixe o seu comentário!

Picture of Por Dentro da Tela

Por Dentro da Tela

O Por Dentro da Tela é um canal dedicado à análise e discussão de filmes, séries e animes.

Posts Relacionados

Novidades

Podcast

Redes Sociais

Rolar para o topo