Sam Raimi | Filmes ecléticos e aclamados

Se você é um fã assíduo do universo de super-heróis, então é bem provável que já tenha ouvido falar sobre o Sam Raimi, certo?

Afinal, hoje em dia, existe uma grande variedade de filmes de super-heróis, que até mesmo já se tornaram parte da cultura pop, como por exemplo, o Universo Cinematográfico da Marvel, ou UCM.

No entanto, Raimi foi um dos responsáveis por popularizar esse subgênero, em uma época que filmes de heróis era um artigo bastante escasso.

O lançamento de Homem-Aranha em 2002 foi um enorme sucesso e, até os dias atuais, a trilogia de Raimi é uma das queridinhas dos fãs de quadrinhos.

Ainda há quem diga que essa continua sendo a melhor versão do cabeça de teia.

Portanto, caso queira conhecer um pouco mais sobre esse diretor e outras de suas grandes obras, continue lendo!

Confira um pouco mais sobre a trajetória de Sam Raimi

Sam Raimi nasceu no dia 23 de outubro de 1959, na cidade de Royal Oak, Michigan, EUA.

Filho dos mercadores Celia Barbara e Leonard Ronald Raimi, seus ancestrais eram imigrantes judeus da Rússia e da Hungria.

Raimi possui mais quatro irmãos, o ator Ted Raimi, o roteirista Ivan Raimi, Andrea Raimi, e Sander Raimi, que morreu aos 15 anos afogado.

Desde os oito anos de idade, Raimi demonstrava interesse pela sétima arte. Ainda criança, já realizava pequenas filmagens de sketches, com sua câmera de 8mm, que o seu pai trouxe para ele.

Já durante a sua adolescência, ele era um dos membros ativos de um círculo de aspirantes a atores e diretores de Detroit, onde também estava o seu irmão Ted e Bruce Campbell.

Por volta de 1977, Raimi matriculou-se na Universidade Estadual de Michigan, onde realizou os seus primeiros filmes de 8mm, The Happy Valley Kid e It’s Murder.

No entanto, foi a partir do curta metragem Whitinthe Woods, de 1978, que despontou um de seus trabalhos mais notáveis.

Os primeiros passos do diretor

Após formar-se, Raimi buscou por financiamento e com a ajuda de amigos e familiares, arrecadou 500 mil dólares para dirigir o seu primeiro filme, Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio, de 1981.

Embora fosse um filme de baixo orçamento, o filme tornou-se um grande sucesso inesperado e, sem dúvida, hoje é considerado como uma obra cult e um dos filmes de terror mais influentes.

O próximo filme de Raimi, Onda de Crime de 1985, foi um fracasso nas bilheterias, fazendo com que Raimi dirigisse uma sequência Uma Noite Alucinante 2, que também foi um sucesso.

A essa altura, Raimi já construía para si uma reputação promissora, que acabou chamando a atenção de uma grande produtora, que o contratou para dirigir Darkman: Vingança sem Rosto, o seu primeiro filme de super-herói, de 1990.

Dois anos depois, dirigiu Uma Noite Alucinante 3, completando assim uma trilogia.

O seu próximo grande filme foi Um Plano Simples de 1998, que foi um sucesso de crítica e ainda recebeu duas indicações ao Oscar, de Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Roteiro Adaptado.

Sam Raimi e a trilogia do Homem-Aranha

O diretor Sam Raimi (ao centro) com os astros Tobey Maguire e Kristen Dunst, no set de Homem-Aranha (2002). Outros diretores foram cotados para o filme, entre eles James Cameron, Ron Howard, Steven Spielberg, Chris Columbus e David Fincher.

No entanto, foi somente em 2002 que Raimi pôde alcançar, de fato, o sucesso e carinho, tanto do público quanto da crítica ao dirigir Homem-Aranha, estrelando Tobey Maguire no papel de um dos heróis mais queridos do cinema.

O primeiro filme da trilogia foi o responsável por atrair o interesse de Hollywood para os filmes adaptados de histórias em quadrinhos e, sem dúvida, marcou o início de uma era para os fãs de super-heróis.

Mesmo que já houvesse alguns filmes baseados em quadrinhos, essa adaptação do herói criado por Stan Lee foi a mais bem recebida e elogiada.

Sendo até hoje considerada como uma das melhores, e que sempre traz um sentimento de nostalgia para os fãs.

Assim sendo, é possível afirmar que essa trilogia de Sam Raimi deu início a uma nova onda de filmes de super-heróis que surgiram em Hollywood.

E, além disso, a trilogia também arrecadou mais de US$ 2,5 bilhões ao redor do mundo todo.

Ainda por volta de 2002, Sam Raimi fundou juntamente com Robert Tapert, a Ghost House Pictures, uma produtora de filmes de terror, que já produziu filmes como O Grito, O Homem Nas Trevas e A Morte do Demônio, e o remake de “Uma Noite Alucinante”, dirigido pelo próprio Sam Raimi.

Atualmente, Sam Raimi está envolvido na direção do próximo filme do UCM, Doctor Strange in the Multiverse of Madness, que tem previsão de estreia para 2022.

O cinema aclamado de Sam Raimi

Sam Raimi é um gênio do cinema, isso é inegável. O cineasta conseguiu dirigir duas trilogias que marcaram a cultura pop e foram responsáveis por moldar tanto o gênero terror quanto o subgênero de heróis.

Assim sendo, apesar do fato de que Raimi adora dirigir filmes de terror, o diretor já provou ser bastante versátil, dirigindo outros temas tão bem quanto, como por exemplo, drama, thriller e até mesmo faroeste.

Raimi é fã do humor “pastelão”, e o mesmo já afirmou que adora “Os Três Patetas”. Dessa forma, é possível notar referências desse tipo de humor em algumas de suas obras, incluindo Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio e Arraste-me para o Inferno.

Além disso, Raimi também gosta de trabalhar com protagonistas, levando-os à exaustão, seja física ou mental, para que possam se superar.

Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio (1981):

Um grupo de cinco amigos decide passar o fim de semana em uma cabana na floresta. Todavia, quando um deles lê um livro velho que encontra no local, acaba despertando espíritos adormecidos que começam a possuir os jovens.

Homem-Aranha (2002)

Peter Parker é um jovem que mora com seus tios, desde que os seus pais faleceram. Após ter sido picado por uma aranha, Peter ganha poderes especiais, dando início a sua aventura para proteger a cidade.

Uma Noite Alucinante 2 (1987)

Ash e sua namorada decidem passar um final de semana em uma cabana abandonada na floresta, até que Ash ouve uma fita que recita algumas passagens de um livro que acaba invocando forças malignas, das quais Ash terá que enfrentar.

Homem-Aranha 2 (2004)

Nessa sequência, Peter Parker agora está mais maduro e precisa lidar com problemas pessoais e com um novo inimigo poderoso que surge: Dr. Octopus.

Um Plano Simples (1998)

A história segue três personagens diferentes que estão em um avião abandonado e encontram algumas sacolas de dinheiro com milhões de dólares. Então, eles pensam em um plano simples para ficarem com o dinheiro sem serem descobertos.

Créditos Finais

Sam Raimi no set de Darkman: Vingança sem Rosto (1990)

Sem dúvida, Sam Raimi é um dos diretores da atualidade mais criativo e diversificado.

Não é a toa que os seus filmes são grandes obras do cinema e ainda altamente prestigiados por uma legião de fãs.

E quanto a você, está ansioso para saber como vai ser o novo filme do Doutor Estranho? Como estão as suas expectativas para o filme? Comente a sua opinião!

Picture of Por Dentro da Tela

Por Dentro da Tela

O Por Dentro da Tela é um canal dedicado à análise e discussão de filmes, séries e animes.

Posts Relacionados

Novidades

Podcast

Redes Sociais

Rolar para o topo