Estudando filmes com os grandes diretores de cinema

Qual a importância em estudar filmes a partir dos grandes diretores de cinema?

No texto de hoje vamos entender porque começar a estudar filmes a partir das obras de grandes diretores de cinema pode ser um bom começo.

O que o cinema revela?

O filme Rainha de Katwe, de Mira Nair, pode ser um exemplo de obra que apresenta uma realidade e uma sociedade diferente da nossa

Eu sempre gostei de filmes e tentar entender o que está por trás da tela me faz buscar ainda mais os elementos que compõem o cinema.

A primeira característica que podemos destacar é como o cinema retrata a sociedade de sua época. Filmes de época ou contemporâneos sempre vão mostrar, de alguma forma, os pensamentos sociais vigentes em sua produção.

Além de nos conectar com países e épocas que nunca teríamos acesso, também podemos conhecer através do cinema realidades que até então estavam escondidas para nós.

Os períodos da história do cinema

Metrópolis, dirigido por Fritz Lang, é um dos principais expoentes do expressionismo alemão

A história do cinema é composta de períodos distintos entre si. Como por exemplo o expressionismo alemão, a nouvelle vague do cinema francês e o neorrealismo italiano.

Todos esses movimentos apresentam características únicas e revelam modus em contar uma história ou tratar um tema.

Apesar destes e outros períodos parecerem uma única unidade, diferentes diretores contribuíram ao longo da história e ajudaram a compor uma visão mais completa destes movimentos artísticos.

As referências dos grandes diretores de cinema

Rashomon, de Akira Kurosawa. Todo o trabalho do diretor japonês foi uma das referências para George Lucas quando escreveu Star Wars

Outro ponto importante em estudar cinema com os grandes diretores é entender suas referências.

Geralmente diretores de épocas mais antigas servem de referência para diretores em épocas mais recentes e estes a diretores contemporâneos.

Sendo uma cadeia rica de referências, entender quem foram certos diretores e conhecer seus trabalhos nos dá uma visão maior sobre algumas obras e sobre o cinema em geral.

Como por exemplo Akira Kurosawa, diretor japonês, que foi uma das referências de George Lucas ao escrever Star Wars.

Diretores e sua relação com a linguagem cinematográfica

O Poderoso Chefão, dirigido por Francis Ford Coppola, até hoje influência outros trabalhos no cinema

Geralmente quando vemos filmes de diretores autorais identificamos rapidamente o trabalho dele ou dela na obra.

Saber como ele trabalha determinados temas, quais são os recursos narrativos e sua relação com a linguagem cinematográfica; tudo isso é importante para quem quer estudar cinema ou até mesmo dirigir algum filme.

Investigar e entender para assim construir sua própria visão artística a partir das referências que mais te tocaram.

Créditos Finais

Kill Bill: Volume 1, de Quentin Tarantino, é uma visão composta de várias referências que o cinema hollywoodiano tem sobre o oriente

Estudar os grandes diretores de cinema e suas obras é um solido caminho para quem quer aumentar seus conhecimentos sobre filmes.

Um bom início que indico a você é conhecer nossa seção especial sobre os grandes diretores de cinema aqui do site.

Postamos semanalmente a vida e as principais obras de diretores e diretoras que fizeram a diferença na história do cinema.

E se você tem alguma sugestão de quais diretores podemos abordar, deixe aqui nos comentários!


Assista o vídeo que fizemos sobre estudar cinema:

Picture of Albert Hipolito

Albert Hipolito

Criador do Por Dentro da Tela. É Radialista e nas produções cinematográficas sempre está envolvido na arte. Tem em Pokémon e em Star Wars suas lembranças vivas da infância.

Posts Relacionados

Novidades

Podcast

Redes Sociais

Rolar para o topo