Por Dentro da Tela

TOP 10 melhores filmes de 2023

Mais de 7 bilhões de dólares em bilheteria, esse é o valor que estas produções faturaram. Nada mais justo do que compartilhar meu TOP 10 filmes de 2023.

Sendo os mais famosos, dividiu opiniões entre o grande público. Você provavelmente assistiu alguns dessa lista, então fica comigo até o final porque quero saber seu ranking nos comentários.

Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania

As piadinhas em excesso estragaram o filme.

O décimo lugar vai para uma produção que mereceu. Homem-Formiga simplesmente é ruim.

Mais uma vez vemos a “fórmula Marvel” sendo usada. As piadas e o humor são repetitivas e previsíveis.

Além disso, os acontecimentos não são significativos para o Universo Cinematográfico da Marvel. Diferente das fases anteriores, cada produção se tornava uma peça de um grande quebra cabeça.

Portanto, Homem-Formiga é o melhor exemplo da saturação dos filmes desse estúdio.

Wonka

Não atendeu as expectativas.

Confesso que fui com expectativas para esse filme. Primeiramente, por conta do Timothée Chalamet que é um excelente ator.

E em segundo lugar, devido à mensagem dos filmes “Fábrica de Chocolate”. Tanto o clássico quanto o remake apresentaram um roteiro forte com um sentido moral significativo.

Em Wonka nada disso é mostrado. Tudo se resume à uma visão superficial sobre sonhos; fraco.

Guardiões da Galáxia Vol. 3

Tentou fazer muitas coisas ao mesmo tempo.

Já o oitavo lugar apresentou a história pregressa de um personagem muito interessante. A produção acertou em focar no Rocket Raccoon.

Porém, com a tarefa de também apresentar a nova formação dos Guardiões da Galáxia, a narrativa se perdeu. O roteiro ficou fragmentado e atrapalhou o filme.

Oppenheimer

Uma história importante!

Oppenheimer apresentou quase o mesmo problema do anterior. Mesmo com um recurso interessante de Fotografia, a montagem prejudicou demais a experiência.

Dirigido por Christopher Nolan, que é conhecido justamente por construir boas narrativas, o filme dividiu opiniões.

Mas, se a proposta era popularizar essa história, ela deveria ser assimilada pela maioria do público. Por isso está em sétimo lugar.

Elementos

O nome de peso do estúdio não garantiu o sucesso.

A Pixar é uma gigante do entretenimento. Tudo o que faz tem um nível muito alto, além de serem histórias para toda a família.

Elementos não é diferente. Possui um roteiro muito bem estruturado, explicativo e expositivo na medida certa. O maior problema, porém, foi justamente por estarmos acostumados com essa estrutura.

Em nenhum momento acreditamos que as coisas darão errado. Portanto, da metade para o fim, o filme se torna previsível. Uma pena.

Agora que os piores já passaram, vamos para o topo da lista!

Air – A História Por Trás do Logo

Um case da indústria que fez história.

A quinta posição é de Air. Um filmaço! É muito interessante ver os bastidores de uma indústria e de como os processos nem sempre são lógicos e lineares.

Além disso, o roteiro apresenta muito bem os personagens e deixa claro que a intuição lutou para ficar acima da lógica dos negócios.

Barbie

Por muito tempo o filme será referência.

Um dos filmes mais polêmicos do ano assumiu o quarto lugar. Com várias teorias de como a história de Barbie seria, o roteiro foi uma verdadeira bomba.

Uma parte do público criticou severamente como a diretora, Greta Gerwig, apontou os “valores” sobre qual nossa sociedade foi construída.

Foi justamente pelo humor e deboche que o patriarcado foi exposto ao ridículo. Longe de ser revolucionário, o filme propôs um debate sadio de como podemos refletir e dialogar para construir um mundo melhor para todos.

Super Mario Bros. – O Filme

Entrou para a história do cinema de uma maneira bonita.

Super Mario mereceu a terceira posição. Não só por ser um dos melhores filmes de videogame de todos os tempos, mas pelas mensagens que permeiam toda a história.

A produção conseguiu reunir toda a família ao redor dos personagens, e não só os fãs da mídia originária do bigodudo.

É um filme divertido e obrigatório para todo cinéfilo!

Homem-Aranha: Através do Aranhaverso

Poderia facilmente ser o primeiro lugar.

O segundo lugar não poderia ser diferente. Homem-Aranha foi um filme perfeito!

O roteiro continuou com o desenvolvimento de Miles Morales, além de apresentar um desafio muito maior do que no filme anterior. Isso fez com que a história fosse coerente.

O final é de tirar o fôlego e deixou para o próximo filme, ainda sem previsão de estreia, a conclusão épica dessa história.

Besouro Azul

Tudo funcionou nesse filme!

O título de melhor filme de 2023 é dele: Besouro Azul.

Com um roteiro coeso que não apresentou furos, conseguiu mostrar muito bem o desenvolvimento de um super-herói. Além de representar todo o povo latino.

O destaque foi para a personagem Jenny Kord. Mesmo sendo protagonista, ela foi essencial para história; tudo passou por ela. E o melhor é que foi representada pela nossa Bruna Marquezine.

Conclusão

Seja live-action, ação, drama ou super-herói, os filmes de 2023 despertaram muitos sentimentos e debates ao longo do ano. Ou seja, foi um ano feliz para nós, cinéfilos.

Me fala nos comentários se você concorda com essa lista!

Sair da versão mobile