Steven Spielberg e o seu cinema épico

Aos 73 anos de idade, Steven Spielberg é um dos maiores, senão o maior, cineasta da atualidade.

Você provavelmente já deve ter ouvido uma coisa ou outra a respeito do diretor, e sem dúvidas, já assistiu alguma (ou várias) de suas obras cinematográficas.

Afinal, quem nunca assistiu pelo menos uma vez na infância o clássico “E.T. – O Extraterrestre”?

Então, se você possui interesse em saber um pouco mais sobre o seu cinema épico, e como Spielberg alcançou o sucesso, continue lendo este artigo!

A trajetória de Steven Spielberg

Steven Spielberg e o diretor de fotografia Janusz Kamiński.

Em 18 de dezembro de 1946 nascia na cidade de Cincinatti (Ohio, Estados Unidos), Steven Allan Spielberg.

Filho de pais judeus de classe média, Leah Posner Spielberg Adler e Arnold Spielberg.

Steven não teve uma infância muito fácil, pois sofria bullying constante de seus colegas de escola, devido a sua origem judia, e a dislexia.

Em uma entrevista com Quinn Bradlee, Spielberg revelou que aprendeu a ler somente dois anos após os seus colegas, e devido a isso era o alvo de deboches da escola.

Mas, encontrou conforto em seus familiares, e filmar havia se tornado sua válvula de escape.

Assim como outros cineastas, Steven demonstrou interesse em dirigir filmes ainda criança, quando ganhou sua primeira câmera super-8, e começou então a produzir os seus próprios filmes caseiros.

Com apenas 13 anos de idade, venceu o seu primeiro concurso de curta-metragem, com o filme de 40 minutos, “Escape to Nowhere”. E aos 16 anos produziu um filme utilizando a sua super-8, chamado “Fireflight”.

No mesmo ano, fez sua primeira estreia profissional, com o curta-metragem de 24 minutos, “Amblin”, que foi exibido no festival de filmes de Atlanta.

O início da carreira

Decidido a seguir carreira como cineasta, Steven Spielberg tentou entrar para o prestigiado departamento de filmes da University of Southern California, entretanto, foi recusado.

Porém, o jovem diretor não permitiu que esse obstáculo o impedisse de alcançar seu grande objetivo, indo estudar na Universidade Estadual da Califórnia, onde produziu mais cinco filmes.

Contudo, Spielberg deixou a universidade para dedicar-se mais a sua carreira como cineasta.

Daí por diante, sua jornada lentamente começou a alavancar.

Uma estrela em ascensão

Tubarão (1975) na época de estréia no Brasil chegou a ser o segundo filme no ranking, levando mais de 13 milhões de pessoas aos cinemas.

Aos 22 anos de idade, assinou um contrato oficial com os estúdios da Universal, produzindo então o longa-metragem “Encurralado”, de 1971.

Mas somente em 1975, arrecadando mais de 100 milhões de dólares, e dando início a era dos blockbusters, “Tubarão” sem dúvidas, marcou a carreira de Steven Spielberg.

O filme foi um sucesso imediato, e impulsionou a carreira do cineasta, o levando diretamente para outras grandes produções.

A consagração de Steven Spielberg no cinema

Em 1977 recebeu sua primeira indicação ao Oscar de melhor direção pelo filme “Contatos Imediatos de Terceiro Grau”.

E a partir de então, Spielberg continuou a dirigir grandes clássicos, como “Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida”, e “E.T. – O Extraterrestre”, que o consagrou mundialmente.

Logo após, Steven Spielberg fundou a sua própria produtora, a Amblin Entertainment, onde foram produzidos outros filmes conhecidos, tais como:

Entre esses filmes, Jurassic Park e A Lista de Schindler foram dirigidos por Steven Spielberg, e renderam a ele 10 estatuetas do Oscar em 1994, incluindo o seu primeiro Oscar como melhor diretor por A Lista de Schindler.

Já em 1998 ganhou o seu segundo Oscar como melhor diretor, pelo filme “O Resgate do Soldado Ryan”.

Atualmente, Steven Spielberg é uma das pessoas mais ricas e influentes no mundo, possuindo uma fortuna avaliada em mais de 3 bilhões de dólares.

É casado com a atriz Kate Capshaw, e tem cinco filhos, e mais um filho de seu outro casamento com a também atriz Amy Irving.

Inclusive, Spielberg está dirigindo “Indiana Jones 5“, que conta com a volta de Harrison Ford no papel do arqueólogo, e tem previsão de lançamento para 2021.

Principais temas tratados em seus filmes

Harrison Ford, Cate Blanchett, Pasha D. Lychnikoff, Ray Winstone, Igor Jijikine, e Emmanuel Todorov em “Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal” (2008)

Ficção científica e aventura são os principais temas dos filmes de Steven Spielberg, mas isso a maioria das pessoas já devem saber.

Spielberg é um bom contador de histórias sobre aventuras empolgantes, seres de outros planetas, robôs, ou até mesmo animais pré-históricos.

Inclusive, o cineasta foi duramente criticado uma vez, pois diziam que ele só sabia fazer filmes para crianças.

Spielberg então reagiu às críticas, dirigindo o drama “A Cor Púrpura”. E ao longo dos anos provou que também sabe abranger assuntos mais sérios e importantes, que envolvem guerras, políticas, e dramas pessoais, como em “Cavalo de Guerra”, “Lincoln”, “The Post – A Guerra Secreta”, entre outros.

Inegavelmente, ele nos entusiasma, assim como nos emociona, com as suas histórias fascinantes.

Os 5 maiores sucessos de Steven Spielberg

Liam Neeson em “A Lista de Schindler”(1993). Martin Scorsese recusou o convite para dirigir o filme primeiramente dizendo que seria melhor um judeu assumir o projeto.
  • A Lista de Schindler (1993): Baseado no romance Schindler’s Ark escrito por Thomas Keneally, o filme conta a história de um empresário alemão chamado Oskar Schindler, que salvou a vida de mais de 1.100 judeus durante o Holocausto ao empregá-los em sua fábrica.
  • O Resgate do Soldado Ryan (1998): Esse filme sobre a Segunda Guerra Mundial mostra o drama dos soldados norte-americanos que estão tentando salvar o seu colega, o soldado Ryan, que está preso atrás das linhas inimigas.
  • Jurassic Park (1993): Baseado no livro escrito por Michael Crinchton, um milionário traz de volta à vida os extintos dinossauros, que agora habitam uma ilha, mas uma falha no sistema de segurança acaba libertando os predadores pré-históricos.
  • Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida (1981): O arqueólogo Indiana Jones precisa encontrar um artefato bíblico, a Arca da Aliança, que contém os dez mandamentos, antes que caia nas mãos dos nazistas.
  • E.T.: O Extraterrestre (1982): Esta aventura emocionante e atemporal conta a jornada inesquecível do menino Elliot de 10 anos, e de um alienígena perdido que acaba se tornando o seu melhor amigo.
  • Bônus: Tubarão (1975): Uma pequena comunidade litorânea de Amity, na Nova Inglaterra, é aterrorizada por um enorme tubarão branco. E um chefe de polícia, um biólogo marinho, e um caçador de tubarões, partem em busca da criatura antes que ela ataque novamente.

Créditos Finais

Enfim, podemos concluir que Steven Spielberg é um grande cineasta, e que suas produções repletas de efeitos especiais inovaram a história da sétima arte.

Assim sendo, Spielberg tornou-se o favorito não só de Hollywood, como também de diversas pessoas ao redor do mundo.

Influenciou outras gerações de diretores, conquistou a admiração de milhares de fãs, e tornou-se uma lenda viva.

Portanto, suas grandes obras cinematográficas serão sempre lembradas e prestigiadas.

E você, é fã do trabalho do Steven Spielberg? Acha que algum filme dele deveria estar nessa lista? Então deixe o seu comentário, e compartilhe nas redes sociais!

Picture of Por Dentro da Tela

Por Dentro da Tela

O Por Dentro da Tela é um canal dedicado à análise e discussão de filmes, séries e animes.

Posts Relacionados

Novidades

Podcast

Redes Sociais

Rolar para o topo