Spike Lee | Ícone do cinema afro-americano

Apesar de dirigir filmes desde a década de 70, Spike Lee tornou-se muito mais popular entre o público mais jovem, devido ao seu último grande sucesso: Infiltrado na Klan.

No entanto, ninguém tem dúvida de que o cineasta é um dos nomes mais influentes do cinema.

E, além disso, também possui um papel de extrema importância quando se trata de representatividade.

Sendo então considerado como uma das figuras mais icônicas do cinema nas últimas décadas.

Portanto, caso queira conhecer um pouco mais sobre esse prestigiado cineasta e as suas principais obras cinematográficas, continue lendo esse conteúdo!

A trajetória de sucesso de Spike Lee

Spike Lee em Faça a Coisa Certa(1989)

Shelton Jackson Lee, mais conhecido como Spike Lee, nasceu no dia 29 de Março de 1957, em Atlanta, na Geórgia – em uma época onde o preconceito racial era gritante e avassalador.

Lee mudou-se com os seus pais para o Brooklyn ainda durante a sua infância, mais especificamente com 3 anos de idade, onde passou a adquirir mais consciência social.

Lee cresceu em meio uma família artística, pois, sua mãe era uma professora de artes, e o seu pai um músico de jazz. Logo, desde tenra idade já tinha um certo contato com esse mundo das artes, e conforme crescia, Lee desenvolvia interesse pelas artes.

Em sua juventude, estudou e graduou-se na Tisch, a prestigiada Escola de Artes da Universidade de Nova Iorque.

Lugar onde outros grandes cineastas também estudaram, incluindo Martin Scorsese, M. Night Shyamalan e Ang Lee.

Por volta de 1983, Lee dirigu o seu primeiro filme independente para a tese de seu mestrado, Joe’s Bed-Stuy Barbershop: We Cut Heads.

Que acabou rendendo ao diretor o prêmio Student Academy Award e, além disso, ganhou uma exibição especial no New Directors/New Films.

O ícone do cinema afro-americano

Tracy Camilla Johns em Ela Quer Tudo (1986)

Desde então, Spike Lee seguiu o seu caminho até o estrelato. Em 1986, dirigiu o seu primeiro longa metragem, Ela Quer Tudo.

No entanto, apenas em meados de 1989 que o diretor começou a ganhar reconhecimento mundial, devido ao seu filme Faça A Coisa Certa, que gerou um grande impacto no público e também na crítica.

O filme foi até mesmo indicado a diversas premiações importantes do cinema, incluindo ao Oscar por melhor roteiro original e à Palma de Ouro do Festival de Cannes.

Após o estrondoso sucesso que foi o seu filme, não demorou para que Lee pouco a pouco alçasse a sua carreira diretamente para a fama.

Tornando-se então, um dos diretores mais promissores da época, dirigindo outros filmes que também receberam boas críticas, como Malcolm X e Irmãos de Sangue, em parceria com Martin Scorsese.

Todavia, foi em 1997 que Lee obteve novamente reconhecimento e tornou-se um amplamente prestigiado, após o lançamento de seu documentário impactante: Quatro Meninas.

Que por sua vez, foi até mesmo indicado ao Oscar de Melhor Documentário de Longa-metragem.

O cineasta continuou dirigindo diversos filmes, videoclipes e documentários ao longo dos últimos anos, no entanto, a sua obra atual que mais se destaca é, sem dúvida, Infiltrado na Klan de 2018.

O filme foi um sucesso estrondoso e imediato, sendo indicado a uma série de prêmios, incluindo o Oscar de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Edição de Som, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Roteiro Adaptado, sendo vencedor nessa última categoria.

Hoje em dia, além de dirigir filmes, Spike Lee também atua como professor de cinema na Universidade de Nova Iorque.

Spike Lee e a representatividade no cinema

Denzel Washington em Malcolm X (1992)

Sem dúvida, Spike Lee é considerado como um ícone do cinema afro-americano.

O diretor sempre fez questão de retratar temáticas raciais e desigualdades sociais em seus filmes com o objetivo de tornar as pessoas mais cientes sobre os problemas que assolam grande parte da população.

E desse modo, abrindo portas para gerar diversas discussões importantes a respeito de assuntos que na sua época ainda eram considerados muito polêmicos e provocativos.

De fato, é possível afirmar que os seus filmes possuem um grande poder de conscientização, afinal, essa é a mensagem que Lee faz questão de passar em suas obras.

O diretor sempre buscou, de alguma forma, denunciar alguns dos males que, infelizmente, estão impregnados em nossa sociedade, como o racismo, mas que a maioria das pessoas preferem fechar os olhos.

Assim sendo, Spike Lee sempre buscou representar a vida árdua de mulheres e homens negros nos Estados Unidos abordando questões importantes e gerando diversas discussões a respeito por intermédio de seus filmes.

Confira quais são os títulos mais relevantes da carreira do cineasta!

Infiltrado na Klan (2018)

Por volta de 1978, um policial negro do Colorado, chamado Ron Stallworth, acaba Infiltrando-se na Ku Klux Klan local.

Ron acaba tornando-se extremamente próximo ao líder da seita racista, comunicando-se com o grupo através de telefonemas e cartas.

No entanto, enviava outro policial branco quando sua presença era necessária, e desse modo, Ron consegue sabotar diversos crimes de ódio da seita.

Malcolm X (1993)

Esse filme é uma biografia sobre um famoso líder afro-americano e um dos maiores defensores dos direitos dos negros nos Estados Unidos. Ele teve o seu pai assassinado pela Ku Klux Klan, e sua mãe acabou sendo internada em um hospital psiquiátrico por insanidade.

Faça a Coisa Certa (1989)

Salvatore é dono de uma pizzaria italiana localizada no Brooklyn. A parede do local está repleta de nomes de artistas famosos.

Todavia, um morador do bairro, conhecido como Buggin’ Out, acredita que para uma pizzaria do Brooklyn, deveria ter nomes de artistas afrodescendentes naquela parede, porém, o dono do estabelecimento não compartilha da mesma opinião.

Desse modo, Buggin’ Out e outros moradores do bairro começam a ficar indignados com a situação.

A Última Noite (2002)

Quando Monty Brogman é condenado a sete anos de prisão por tráfico de drogas, o homem decide aproveitar o seu último dia de liberdade juntamente de seus amigos antes de ir para a prisão.

O Plano Perfeito (2006)

Um grupo de assaltantes invadem um banco em Nova Iorque e fazem diversos reféns. Rapidamente, a polícia chega ao local e tenta resolver a situação de forma rápida.

Entretanto, dois dos detetives são surpreendidos com a inteligência do líder do grupo de bandidos, Dalton Russell, que por sua vez, está sempre à frente da polícia e os seus movimentos.

Com os detetives incapazes de resolver a situação, surge então uma jogadora de pôquer que deseja encontrar-se a sós com Dalton.

Créditos Finais

Spike Lee e Mahershala Ali na Cerimônia do Oscar(2019)

É inegável que Spike Lee é considerado como o diretor negro mais importante de sua época.

Pois, foi graças à ele e as suas obras, que abriu diversas oportunidades para que outros diretores e diretoras afro-estadunidense surgissem.

Em um espaço onde é predominante a presença de homens brancos, o cineasta conseguiu manter-se firme aos seus ideais e as causas que defende.

Dirigindo filmes impactantes, de qualidade e que carregam uma mensagem importante para a sociedade.

De fato, Spike Lee é brilhante e a genialidade de suas obras cinematográficas são completamente atemporais e repletas de representatividade.

Enfim, você já assistiu algum filme do cineasta? Qual é o seu preferido? Não esqueça de deixar o seu comentário!

Picture of Por Dentro da Tela

Por Dentro da Tela

O Por Dentro da Tela é um canal dedicado à análise e discussão de filmes, séries e animes.

Posts Relacionados

Novidades

Podcast

Redes Sociais

Rolar para o topo