Orson Welles: conheça o cineasta por trás de “Cidadão Kane”

Famoso cineasta norte-americano, Orson Welles será eternamente lembrado graças ao filme Cidadão Kane.

Sua história começou através das radionovelas para tempos depois, terminar no cinema. E, no fim da vida, ainda deixou diversos filmes incompletos.

Ao longo de sua carreira, com o sucesso surgiram conflitos que limitaram sua liberdade criativa, mas, que não o impediram de continuar!

Welles hoje é reconhecido de uma maneira que não foi em sua época. Recebendo então, o merecido crédito por sua genialidade, criatividade e perseverança.

Portanto, neste artigo iremos falar sobre sua carreira, traços criativos e os 5 de suas principais obras de arte cinematográficas!

Quem Foi Orson Welles?

Nascido em 1915, em Wisconsin nos Estados Unidos, Orson Welles foi um ator, produtor, diretor e roteirista de filmes que são, hoje, considerados clássicos.

Foi aos 16 anos de idade que teve os primeiros contatos com o mundo artístico. Assim sendo, através da pintura e do teatro experimental.

O que levou ele a atuar pela primeira vez na Broadway com apenas 19 anos, em uma montagem da peça Romeu e Julieta.

De sua amizade, com o produtor e diretor John Houseman iniciada nesse meio, surgiu uma companhia de teatro chamada Mercury Theatre.

Mas, foi apenas 1938 nas vésperas do Halloween que ele começou a ganhar destaque quando de ator desconhecido de radionovela passou rapidamente a roteirista conhecido.

Isso porque ele criou e interpretou um roteiro que tinha como base “A Guerra dos Mundos” (livro de H. G. Wells). Desse modo, ele narrou uma invasão alienígena em uma transmissão ao vivo.

Essa fez com que muitos norte-americanos entrassem em pânico, levando-o a estampar a capa de diversos jornais no dia seguinte.

A atenção recebida e a fama de gênio o encaminharam a Hollywood. Logo, em 1940, ele assinou um contrato com liberdade criativa junto a RKO.

No entanto, apesar de Cidadão Kane (1941) ter se tornado um clássico mundial, sua estreia não foi tão prestigiada quanto é hoje!

Orson Welles e o início de uma carreira já fracassada

Welles era acusado de inspirar o personagem principal em William Randolph Hearst – empresário e milionário da “imprensa marrom“.

Desse modo, ao lançar seu filme de maior sucesso, com apenas 25 anos de idade, teve prejuízo nos primeiros anos. Apesar disso, recebeu o Oscar de Melhor Roteiro Original no ano seguinte.

Rico em diversos recursos que se mantinham inexplorados até então, Welles criou o que é considerado um dos melhores (ou melhor) filme de todos os tempos.

  • Profundidade de campo;
  • Ação entrecortada em mesmo ambiente;
  • Planos longos;
  • Edição rápida;
  • Movimentos de câmera.

Além das tentativas de Hearst de acabar com todas as cópias do filme, no ano seguinte um segundo filme foi lançado: Soberba (1942).

No entanto, esse não teve tanta aceitação por parte dos norte-americanos, o que levou a um corte de 43 minutos da versão original.

Desse modo, o filme acabou se tornando um fracasso de bilheteria. O que causou a demissão de Welles e de toda sua equipe!

Logo, nos anos seguintes o cineasta teve sua liberdade criativa encerrada, o levando a dirigir diversas obras nas quais, muitas vezes atuava.

Era uma forma de levantar dinheiro para suas próprias produções. Ou seja, como diretor ele contratava a si mesmo para se sustentar.

Welles veio a morrer vítima de ataque cardíaco em 1985 e deixou mais de 10 obras inacabadas, sendo algumas das mais citadas: Don Quixote; It’s All True e The Other Side of the Wind.

Mas, esse último título foi lançado ano passado (2018) através da plataforma de streaming Netflix.

5 Filmes Incríveis De Orson Welles

A Dama de Shangai (1947)

Abaixo, separei 5 dicas de filmes desse grande cineasta para que você conheça mais de seu trabalho.

Cidadão Kane (1941)

Escrita, dirigida e com atuação do próprio Welles, a obra não poderia ser mais dele, não é mesmo!

O filme mostra a história de um menino pobre que morava no interior. Mas, que ascende como magnata da imprensa norte-americana.

Desse modo, em cerca de quase duas horas de filme, vemos a história do personagem Charles Foster Kane. Contada então, através de flashbacks.

Apesar ter de ter ganhado apenas o Oscar de Melhor Roteiro Original em 1942, essa obra concorreu a 9 títulos no total. Entre eles: Melhor Diretor; Melhor Ator e Melhor Filme.

Todos os 3 títulos mencionados acima, voltavam-se ao próprio cineasta que infelizmente não recebeu nenhum!

A Marca Da Maldade (1958)

Neste filme, Orson Welles dá vida ao personagem Ramon Miguel Vargas que é interpretado por Charlton Heston.

O personagem é um chefe de polícia mexicano que investiga um assassinato em plena lua-de-mel. De modo que acaba tendo um embate com Hank Quinlan.

Um detetive americano corrupto interpretado pelo próprio Welles e que tenta fazer de tudo para manter seu poder.

Com isso, o filme se passa em um cenário México-Estado Unidos. No qual, vemos as conspirações e o narcotráfico como plano de fundo da trama.

Soberba (1942)

A trama dessa obra tem como fundo o cenário da cidade de Indianópolis no final do século 19, onde reside a família Amberson.

Durante o filme podemos acompanhar duas gerações dessa família. Nas quais, vemos a relutância em aceitar as transformações que levam ao século seguinte.

Todo em preto e branco, o filme é classificado como gênero dramático e mostra uma história de amor que não acaba dando muito certo.

A Dama de Shangai (1947)

Sendo então, considerada uma obra de drama e mistério, ela conta a história de um marinheiro que ajuda uma bela mulher que sofre um assalto.

Esse acaba indo trabalhar para ela e seu marido em uma viagem do casal. Logo, ele acaba envolvido em uma trama de crime e intrigas.

O Estranho (1946)

Considerado um filme clássico do estilo noir, sua trama é complexa e intensa que mostra a vida de Charles Rankin – vivida pelo próprio.

Este aparenta ter uma vida perfeita com sua nova esposa. Mas, ao longo da trama tudo é posto à prova levando a um dos clímax mais chocantes do cinema.

Créditos Finais

Ao longo deste artigo, vimos quem foi Orson Welles. Um grande cineasta mundialmente reconhecido pelo filme Cidadão Kane.

Em suas obras, Welles trabalha assuntos diversos. Uma vez que, a grande maioria é inspirada em obras literárias de estilos variados e que abordam temas como: criminalidade, intrigas, sede pelo poder e romances fracassados.

O que você achou deste artigo? Deixe sua opinião nos comentários e se inscreva no canal do Por Dentro da Tela e assista nossas análises fílmicas.

Picture of Por Dentro da Tela

Por Dentro da Tela

O Por Dentro da Tela é um canal dedicado à análise e discussão de filmes, séries e animes.

Posts Relacionados

Novidades

Podcast

Redes Sociais

Rolar para o topo