O cinema de Johnnie To

Johnnie To é um diretor e produtor de cinema mais prestigiado de Hong Kong, sua terra natal. No entanto, o cineasta também possui grande reconhecimento no exterior.

Considerado como extremamente prolífico, To já realizou uma série de filmes com diferentes gêneros. Embora seja mais reconhecido por seus filmes de ação, que receberam críticas positivas e diversos seguidores, incluindo o próprio Quentin Tarantino, que já afirmou gostar dos filmes de To.

Não é a toa que os seus filmes foram exibidos em grandes festivais estrangeiros e foram bem recebidos, tanto pelo público quanto pela crítica. Ficou interessado para conhecer um pouco mais sobre esse cineasta e quais são as suas obras? Então continue lendo!

A Carreira De Johnnie To

Johnnie To Kei-fung nasceu no dia 22 de Abril de 1955, em Hong Kong, China. É possível dizer que To começou a seguir os seus passos no cinema ainda cedo, pois quando possuía cerca de 17 anos de idade, começou a trabalhar como mensageiro de um estúdio de televisão de Hong Kong.

A partir de então, To aos poucos foi subindo de cargo em sua carreira. De mensageiro, passou a ser produtor executivo e diretor de programas de televisão em meados de 1973. Sendo assim, decidiu arriscar-se como diretor.

Por volta de 1978, To dirigiu o seu primeiro longa-metragem, porém, continuou com o seu trabalho na televisão, até que em 1983 dirigiu uma série de televisão chamada The Legend of the Condor Heroes, que foi imediatamente um sucesso de crítica.

O reconhecimento internacional

Chow Yun-Fat e Sylvia Chang em All About Ah-Long (1989). O filme rendeu o terceiro prêmio de Melhor Ator para Chow Yun-Fat no Prêmio de Cinema de Hong Kong

Alguns anos depois, em 1989, arriscou-se novamente na direção, dessa vez com o filme All About Ah-Long, que foi considerado como um dos maiores sucesso de bilheteria naquele mesmo ano. No final da década de 80, To dirigiu outros filmes que foram também um sucesso comercial, sendo a maioria de comédia.

Já em 1996, To e Wai Ka-Fai uniram e fundaram a Milkyway Image, uma produtora de filmes independentes e de baixo orçamento. Contudo, foi em 2011 que To passou a ser popular internacionalmente.

Nesse ano, o diretor fez parte do júri da competição principal do Festival de Cannes. E, além disso, o seu filme Life Without Principle foi considerado para concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, porém, acabou não entrando para a lista final.

Sem dúvida, ficando cada vez mais prestigiado em sua terra natal, To também passou a ganhar reconhecimento em solos estrangeiros. Vários de seus filmes foram exibidos em festivais importantes, além de serem indicados para uma série de premiações.

Filmes marcantes de Johnnie To

Johnnie To é, sem dúvida, um cineasta prolifero, pois possui uma extensa filmografia com obras que retratam diferentes temas e assuntos. Na maioria das vezes, o diretor colabora com os mesmos atores, roteiristas e cineastas.

To gosta de explorar em suas obras temas relacionados com a amizade, destino e também as mudanças que a sociedade de Hong Kong tem passado. Embora seja um diretor camaleão, por sua capacidade inata em mudar os gêneros de seus filmes com extrema facilidade, To ainda permanece fiel ao seu estilo, que é uma espécie de mistura entre um realismo com observações sociais.

De acordo com o próprio Johnnie To, King Hu foi um dos diretores que mais exerceu influência sobre o seu trabalho.

Sendo assim, confira a seguir quais são as obras mais marcantes da carreira de Johnnie To como cineasta!

Exilados (2006)

Macau é uma cidade onde todos buscam uma forma de ganhar dinheiro. No entanto, um membro renegado que está em busca de começar uma nova vida ao lado de sua família, começa a ser procurado por uma dupla de mafiosos. Porém, eles enfrentam um dilema com dois membros antigos da máfia, que possuem o objetivo de proteger o alvo deles. Desse modo, uma foto de infância mostra que esses homens estão ligados e que devem permanecer leais uns aos outros.

Eleição (2005)

Os líderes de gangues rivais estão em uma luta para ver quem será o novo presidente da sociedade Tríade de Hong Kong.

Guerra às Drogas(2012)

Quando o chefe de um dos maiores cartéis de drogas chinês é preso, ele concorda em colaborar com a polícia para entregar os seus parceiros de crimes e escapar da pena de morte.

Eleição 2: A Tríade (2006)

Como acontece a cada dois anos, os membros da mais antiga tríade de Hong Kong, a Sociedade Wo Shing, chegou a hora de eleger um novo presidente. Desse modo, começa uma rivalidade entre aqueles que estão disputando esse cargo. O favorito para vencer é Lok, porém, o seu rival Big D fará de tudo para que isso não aconteça, até mesmo influenciar o voto com dinheiro e violência.

Jogo da Vingança (1999)

Bun é um ex-detetive que deverá usar de sua intuição para desvendar os crimes, ao ser chamado por um policial, que está investigando o desaparecimento de um de seus colegas.

Créditos Finais

Ringo Lam, Tsui Hark e Johnnie To no Festival de Cannes em 2007. (Photo by Richard Lewis/WireImage)

Johnnie To é, de fato, um camaleão. O diretor consegue mover-se e adaptar-se dentro da indústria cinematográfica.

To consegue retratar qualquer tipo de gênero em suas obras, desde filmes de ação no estilo gangster, até mesmo as comédias românticas.

O diretor possui a habilidade única de incorporar tais temas ao seu próprio estilo único e inconfundível. Porém, sem alterar a essência de suas obras. De fato, é um camaleão que se adapta muito bem em qualquer cenário ou tema.

Em Hong Kong, sua terra natal, o cineasta é amplamente prestigiado e considerado como um dos melhores diretores. Já no exterior, pouco a pouco o cineasta vem conquistando o seu espaço.

Por fim, o que você achou desse conteúdo? Já assistiu algum filme do diretor? Qual a sua opinião a respeito? Não esqueça de deixar um comentário!

Picture of Por Dentro da Tela

Por Dentro da Tela

O Por Dentro da Tela é um canal dedicado à análise e discussão de filmes, séries e animes.

Posts Relacionados

Novidades

Podcast

Redes Sociais

Rolar para o topo