Por Dentro da Tela

Lana e Lilly Wachowski | Histórias além de Matrix

Os nomes de Lilly e Lana Wachowski ficaram mundialmente conhecidos a partir de 1999, após o lançamento de uma das suas obras cinematográficas mais aclamadas.

É impressionante o impacto que Matrix gerou em nossa sociedade pois, todos aqueles que assistiram ao filme, passaram a questionar-se sobre as sua própria existência e a realidade em que vivemos.

Desse modo, até os dias atuais, o filme ainda é constantemente lembrado e debatido, além de ter reinventado o gênero de ficção-científica e se tornado uma referência da cultura pop.

Portanto, caso queira conhecer um pouco mais sobre a dupla de cineastas e quais são os melhores trabalhos de suas carreiras, continue lendo!

[Assista este conteúdo em vídeo!]

A carreira de Lilly e Lana Wachowski

Gina Gershon e Jennifer Tilly em Ligadas pelo Desejo (1996), primeiro longa metragem dirigido pelas irmãs Wachowski.

Lana Wachowski nasceu sob o nome de Laurence “Larry” Wachowski, em 21 de Junho de 1965.

Dois anos mais tarde, nasceu Lilly sob o nome de Andrew Paul “Andy” Wachowski, em 29 de Dezembro de 1967, na cidade de Chicago, Illinois.

Tanto Lilly, quanto Lana, estudaram na mesma escola, a Whiney M. Young Magnet High School.

Todavia, o caminho de ambas se divergiu durante a faculdade.

Lana decidiu ir para a Bard College em Nova Iorque, ao passo que Lilly foi estudar na Emerson School, em Boston.

Porém, ambas as irmãs largaram os estudos antes mesmo de se formar e passaram a administrar juntas uma empresa de pintura e construção de casas em Chicago.

Em meados de 1993, as irmãs Wachowski começaram a escrever algumas edições de Ectokid, uma história em quadrinhos da linha Razorline da Marvel Comics.

Além disso, também escreveram para outras séries de histórias em quadrinhos, incluindo Hellraiser e Nightbreed.

Ainda durante a década de 90, as irmãs Wachowski começaram a escrever roteiros de filmes, incluindo o de Assassinos, de 1995.

A partir de então, a dupla decidiu que deveria começar a dirigir filmes e, por volta de 1997, as Wachowski lançaram o seu primeiro longa-metragem, Ligadas pelo Desejo, que obteve uma boa recepção e foi bem elogiado pela crítica.

Matrix e o sucesso mundial

Carrie-Anne Moss e Keanu Reeves em Matrix (1999).

No entanto, foi somente em 1999 que o sobrenome Wachowski seria mundialmente conhecido.

Aproveitando a maré de sorte, as irmãs Wachowski dirigiram o seu segunda longa metragem, Matrix, estrelando o Keanu Reeves como protagonista.

O filme foi um sucesso absoluto e imediato, sendo indicado a diversas premiações, inclusive a quatro categorias do Oscar, vencendo em todas elas.

Matrix reinventou o gênero de ficção-científica e foi o responsável por alavancar a carreira das irmãs em Hollywood, que ficaram conhecidas como as Wachowski.

Após o prestígio que Matrix recebeu, a dupla trabalhou em duas sequências, Matrix Reloaded e Matrix Revolutions, ambos foram lançados em 2003.

Apesar das sequências não terem obtido o mesmo sucesso crítico do primeiro filme, ainda assim foram bem recebidos e obtiveram uma boa bilheteria.

Desde então, a dupla não conseguiu dirigir nenhum outro filme que fosse considerado um sucesso tanto quanto foi Matrix.

Com exceção do espetacular V de Vingança, que apesar de não ter sido dirigido por elas, foi roteirizado e produzido pelas irmãs.

Por volta de 2002, Lana, a mais velha das irmãs, foi a primeira a assumir-se como uma mulher trans e passar por sua transição, apesar de já identificar-se como mulher desde a sua infância e adolescência e ter se assumido publicamente somente em 2012.

Alguns anos depois, foi a vez de Lilly Wachowski a passar por sua transição, encorajada pelo ato de sua irmã.

Assim sendo, em meados de 2016, Lilly afirmou publicamente ser uma mulher trans também.

Atualmente, as irmãs são ativistas em prol da causa transgênero e mantém uma vida bastante privada.

Lilly e Lana Wachowski e a reinvenção da ficção-científica

O Destino de Júpiter (2015) foi um filme de aventura e ficção cientifica dirigido pelas irmãs Wachowski.

As irmãs Wachowski não possuem uma filmografia extensa, no entanto, é possível afirmar com base em algumas de suas produções que a dupla gosta de contar histórias com várias partes, especialmente ficção-científica.

De acordo com Lana, elas cresceram cercadas por histórias em quadrinhos, mangás e os livros de J.R.R. Tolkien, autor de O Senhor dos Anéis.

Desse modo, sempre buscaram trazer a ficção em série para o cinema, que por sua vez, estava cada vez mais monótono e previsível.

Além disso, após Lilly e Lana assumirem as suas transições de gênero, muitos boatos repercutiram a respeito de que Matrix, a grande obra prima das irmãs, seria, na realidade, uma espécie de grande metáfora a respeito da aceitação de uma identidade.

Tais boatos foram, posteriormente, corroborados pela própria Lilly, que afirmou que Matrix realmente retratava o tema sobre transição e aceitação, embora não tenha admitido anteriormente pois, segundo a cineasta, o mundo ainda não estava apto para receber essa verdade.

Assim sendo, confira a seguir os principais filmes da carreira de Lilly e Lana Wachowski!

Matrix (1999):

Um jovem programador está sendo constantemente perturbado por pesadelos onde ele está conectado através de cabos a um gigantesco sistema de computadores futurísticos. Conforme os mesmos sonhos vão se repetindo, o programador passa a questionar-se sobre a realidade em que vive. Quando finalmente encontra as respostas, o jovem descobre que, na verdade, é vítima da Matrix, uma espécie de sistema altamente inteligente e artificial que manipula a mente dos seres humanos através de ilusões de um mundo real, enquanto usa os cérebros dessas pessoas como fonte de energia.

Matrix Reloaded (2003):

Após derrotar as máquinas em seu primeiro combate, Neo acaba se vendo em meio a uma rebelião ainda maior contra as máquinas, onde o futuro da humanidade ou a sua completa extinção estará em suas mãos.

Matrix Revolutions (2003):

Neo, a salvação e esperança da humanidade, encontra-se preso entre a realidade e a Matrix. A maioria dos humanos ainda permanece em estado de suspensão, enquanto os poucos indivíduos que estão cientes da realidade, tentam impedir as máquinas de alcançar Neo, para que ele possa escapar e salvar a raça humana da extinção.

Ligadas pelo Desejo (1996):

Quando a mulher de um chefão da máfia fica cansada de sempre ser espancada por ele, ela acaba se envolvendo com outra mulher e ex-presidiária. No entanto, para que ambas possam ficar juntas, elas precisam arquitetar um plano para matar o chefão e pegar o seu dinheiro.

A Viagem (2013):

O filme retrata várias histórias paralelas, porém, eventualmente acabam se cruzando e se desenvolvendo no decorrer de 5 séculos. Assim sendo, todas as histórias estão, de algum modo, entrelaçadas e algumas podem até mesmo gerar impacto sobre outras.

Créditos Finais

Halle Berry e Jim Broadbent em A Viagem (2012)

Lilly e Lana Wachowski sempre trabalharam juntas como diretoras, roteiristas e até mesmo produtoras.

Sem dúvida, tornaram-se amplamente conhecidas e mundialmente prestigiadas após o lançamento de Matrix. Uma de suas principais obras cinematográficas que, basicamente, moldou todo o gênero de ficção-científica, transformando-se em um clássico atemporal que ainda hoje é referência e serve para análises e debates.

Atualmente, Lana Wachowski está trabalhando em uma continuação de Matrix, que tem data prevista de lançamento para 2021 e Keanu Reeves retorna no papel principal.

Assim sendo, você já sabia sobre a metáfora sobre Matrix? Qual é a sua opinião a respeito? Deixe o seu comentário!


Assista também o vídeo que fizemos sobre as cineastas:

Sair da versão mobile