François Truffaut: grande cineasta do movimento Nouvelle Vague

Grande cineasta francês, François Truffaut é reconhecido como um dos maiores ícones da história do cinema.

Desse modo, podemos dizer que seus filmes marcaram presença no cenário artístico do século 20. Principalmente, por ser ele um dos fundadores do Nouvelle Vague.

Um movimento cinematográfico que é conhecido aqui no Brasil, como “Nova Onda” e que marca uma nova era estética dessas produções.

Tendo dirigido 26 filmes ao longo de uma carreira com cerca de apenas 25 anos, boa parte foi sucesso tanto de público, quanto de crítica.

O que rendeu a ele grande prestígio no cenário internacional. Para saber mais sobre esse grande artista, continue lendo!

François Truffaut, uma biografia francesa

O Homem que Amava as Mulheres (1977)

Só pelo nome, François Truffaut já demonstra sua origem francesa, o que é comprovado ainda pelo seu nascimento.

Foi em Paris, na França, que no dia 6 de fevereiro de 1932 ele veio ao mundo. No entanto, sua vida não foi assim tão mágica quanto a beleza dessa cidade.

Isso porque Truffaut era filho de operários pobres e durante parte da infância, viveu em um reformatório devido a atos de vandalismo.

Ainda muito cedo o cineasta abandonou a escola, pois, precisava trabalhar. Ele tinha apenas 14 anos quando trabalhava em uma fábrica.

Mas, com 15 anos de idade em uma sessão de cineclube, ele conheceu André Bazin, um crítico francês que mostrou a ele como essa paixão poderia se tornar seu trabalho.

Logo recebeu uma oportunidade que o levou do reformatório ao cinema. Seu início de carreira foi em uma revista chamada Les Cahiers du Cinéma.

Sua função era escrever textos críticos que logo se voltaram ao tradicional cinema nacional – França.

O que foi muito importante para o surgimento da Nouvelle Vague. Um movimento que ele co-fundou e é claramente refletido em suas direções.

Então, em 1954 ele começa a trabalhar em seu primeiro curta. Posteriormente, passando a realizar filmes com base na nova corrente cinematográfica que apoiava.

Resumo cronológico de François Truffaut

  • 1939: começou a frequentar os cinemas de Paris.
  • 1947: conheceu André Bazin através de seu clube de cinema.
  • 1953: suas primeiras críticas no Les Cahiers du Cinéma foram publicadas.
  • 1954: ano no qual, dirigiu seu primeiro curta-metragem que serviu de teste.
  • 1956: trabalho como assistente de Roberto Rossellini em projetos que foram posteriormente abandonados.
  • 1957: foi neste ano que ele fundou a Les Films du Carrosse, sua própria produtora. O nome desta homenageia a obra teatral “Carruagem de Ouro” de Jean Renoir. No mesmo ano, ele dirigiu o filme “Os Pivetes”, sendo aquele que lhe inseriu verdadeiramente nesse meio.
  • 1959: ano de lançamento de seu filme consagrado e reconhecido internacionalmente “Os Incompreendidos” através do qual, mostrou a beleza da Nouvelle Vague.

Todos esses eventos, bem como, os outros filmes dirigidos ao longo de sua carreira deram a ele a fama de diretor francês mais bem-sucedido da história.

François Truffaut também atuou como ator e produtor em algumas obras. Por fim, ele veio a falecer em 1984 com apenas 52 anos.

Vítima de um câncer no cérebro que lhe causava fortes dores de cabeça e que lhe impediu de escrever a autobiografia desejada.

Suas películas são incrivelmente exuberantes e mostram de forma clara o início de uma nova era. Os temas principais de suas obras são a(s): paixão, mulheres, fidelidade e infância.

Conheça os 5 principais filmes de François Truffaut

Os Incompreendidos (1959)

Agora que você já conhece a biografia desse cineasta que tal conferir seus 5 principais títulos? Confira a lista abaixo.

Os Incompreendidos (1959)

Esse filme foi o primeiro longa de Truffaut e aquele no qual, deu vida ao personagem que aparecem em diversas obras suas.

Ao longo do filme, podemos acompanhar Antoine Doinel em seu crescimento. De forma bastante reflexiva e melancólica, ele passa da infância a vida adulta.

O personagem passa por diversos maus tratos paternos que faz com que ele elabore esquemas para mudar de vida, mas, que acabam dando errado.

Com isso, o personagem se vê nas mãos das autoridades! Esse filme de trama complexa conquistou o prêmio de Melhor Diretor no Festival de Cannes.

Jules e Jim (1962)

Conhecido no Brasil como “Uma Mulher Para Dois” esse longa mostra a história de um triângulo amoroso de Catherine.

Uma mulher emocionalmente instável que se relacionava com Jim e Jules. Desse modo, sendo tanto o motivo de felicidade, quanto de tristeza de ambos.

Além disso, a trama se passa no período da Primeira Guerra Mundial, o que deixa a história mais dramática e complexa.

Esse é o terceiro filme lançado pelo cineasta e que mostra bem os conceitos da Nouvelle Vague.

O Homem que Amava as Mulheres (1977)

Neste filme bastante conhecido, Truffaut faz homenagem as mulheres, uma de suas grandes paixões e fontes de inspiração.

Através de Bertrand somos expostos ao seu ponto de vista poético do feminino. Desse modo, o personagem representa o clássico bon-vivant europeu.

Logo, é justamente essa paixão desenfreada que leva Bertrand a morte, o filme é contado por meio de suas vivências amorosas e memórias póstumas.

A História de Adèle H. (1975)

Minha quarta dica de filme é baseada em uma história real que mostra a vida de uma das filhas do escritor Victor Hugo.

Ao longo do filme vemos a paixão que Adèle tem por um oficial britânico. Mas, que apesar de esse amor não ser correspondido, a faz persegui-lo até o Caribe.

Desse modo, vemos as loucuras cometidas pela filha mais nova desse escritor que nos faz refletir sobre amor e obsessão.

Na Idade da Inocência (1976)

Por fim, esse filme encanta diversas pessoas por fugir dos clichês que envolvem tramas infantis.

Uma vez que, no filme somos apresentados a personagens infantis de férias. O longa mostra os eventos que ocorridos no verão e que são repletos de: problemas, medos, amor, frustrações e mudanças.

Em geral, ele trata da passagem da infância para a adolescência e discorre sobre a definição e o conceito de criança.

Créditos Finais

Então, agora que você já sabe quem é François Truffaut que tal assistir a algum de seus filmes?

Qual deles você ficou mais interessado? Conte para nós nos comentários e se inscreva no canal do Por dentro da Tela para assistir nossas análises de filmes.

Picture of Por Dentro da Tela

Por Dentro da Tela

O Por Dentro da Tela é um canal dedicado à análise e discussão de filmes, séries e animes.

Posts Relacionados

Novidades

Podcast

Redes Sociais

Rolar para o topo