Afinal, o que realmente aconteceu no filme Em Chamas?
Dirigido por Chang-dong Lee, Em Chamas apresenta a história de Lee Jong-su com sua antiga amiga de infância Hae-mi e como essa relação foi afetada pelo jovem rico Ben.
Importante dizer que esse texto tem spoilers.
A faísca que vira uma chama
Em Chamas é um filme que a todo tempo brinca com sua percepção do mundo e com seus preconceitos.
Me chamou atenção a diferença social entre os personagens que é explorada de certa forma pelo diretor, mas também a intenção de cada um naquele vínculo recém criado.
Jong-su queria defender seu amor, Ben estava interessado em ter Hae-mi, mas e Hae-mi? Será que ela foi completamente seduzida por Ben?
A todo momento o diretor vai te conduzindo a uma linha de pensamento que parte do protagonista. Assim como ele vamos chegando a certas conclusões e estamos completamente rendidos sobre a verdade por trás das suspeitas.
Ele vai construindo aos poucos sinais de que estamos vendo um novo ciclo, como se fosse um modus operandi de Ben.
O que realmente aconteceu?
Por outro lado ele coloca dúvidas em nossos pensamentos sobre a história. Como por exemplo o relógio que a amiga de Hae-mi usa ser igual ao do começo do filme; e do advogado que fala para Jong-su que todos os protagonistas de histórias são um pouco perturbados.
Tudo isso colocado em tela faz com que duvidemos do que vemos e ouvimos. Bom, menos no clímax da história.
Para mim o filme responde até uma pergunta mais profunda do que a discussão que se apresenta naturalmente no decorrer da história; o que faz uma pessoa acabar com outra de forma tão brutal e violenta?
Os ingredientes mostrados desde o início são: um amor repentino, desconfianças ensurdecedoras e uma bomba de sentimentos reprimidos.
Além disso, o diretor Chang-dong Lee evidencia uma sociedade desequilibrada, machista e que não presta atenção as pessoas solitárias do cotidiano.
Créditos Finais
Mas quero saber de você: o que você acha que aconteceu com a Hae-mi? Deixe aqui nos comentários.
Eu fiquei tão chocado com a cena final que me interessou mais a construção narrativa para o clímax, do que a comprovação das suspeitas do protagonista.
Assista o vídeo que fizemos sobre o filme: