Denis Villeneuve e o seu aclamado cinema

Roteirista e diretor de cinema franco-canadense, Denis Villeneuve obteve renome após dirigir diversos filmes aclamados pela crítica.

Apesar de a maioria das pessoas terem conhecido as obras de Villeneuve após o lançamento do estupendo Blade Runner 2049.

No entanto, antes mesmo de tornar-se um fenômeno mundial, o cineasta já era um dos nomes mais promissores de Hollywood.

Isso porque, Villeneuve destaca-se entre a esmagadora maioria de outros diretores com as suas obras épicas e instigantes, que foram aclamadas pela crítica e são, até hoje, grandes sucessos.

Assim sendo, caso esteja interessado em conhecer um pouco mais sobre a carreira e os principais filmes do cineasta, continue lendo!

Denis Villeneuve e o seu trajeto

“32 de Agosto na Terra” foi o primeiro longa do diretor para o cinema. O filme foi selecionado como representante do Canadá para o Oscar de 1999.

Denis Villeneuve nasceu no dia 3 de outubro de 1967, na cidade de Trois-Rivières situada em Quebec, no Canadá.

Filho primogénito de Nicole Demers e Jean Villeneuve, pode-se dizer que Villeneuve cresceu em meio à um ambiente que o favoreceu a seguir a sua vocação.

Pois, o seu irmão mais novo, Martin Villeneuve é também cineasta, criador de graphic novels e ator.

A princípio, Denis começou a trabalhar fazendo reportagens e documentários.

Quando tinha por volta de 24 anos, venceu uma competição de jovens talentos na área audiovisual que foi promovida pela Radio-Canadá, uma emissora estatal do país.

Assim sendo, esse fato foi o responsável por levá-lo até o caminho onde começaria a trabalhar nas indústrias do cinema.

Em meados de 1998, Villeneuve atuou como assistente de um dos mais importantes documentaristas do Canadá, Pierre Perrault, onde teve muitos aprendizados.

Foi nesse mesmo ano que o cineasta fez o seu primeiro longa metragem de ficção científica, “Un 32 août sur terre”. Esse teve sua exibição no Festival de Cannes, sendo bem recebido pela crítica.

Desse modo, em meados de 2000, Villeneuve dirigiu o seu segundo longa: Redemoinho, onde já demonstrava o seu trabalho de forma mais madura.

Esse filme foi o responsável por ganhar alguns prêmios e firmar o seu nome como um cineasta interessante e com potencial.

Em 2009, o cineasta voltou ao documentário quando dirigiu “Polytechnique”. Um filme que fala sobre o Massacre da Escola Politécnica de Montreal e bem aclamado pela crítica.

A partir de então, Villeneuve já estava começando a adquirir fama mundial.

O seu cinema aclamado

Os Suspeitos (2013), estrelado por Hugh Jackman, foi o primeiro projeto do diretor em Hollywood. Um filme de drama e suspense de prender o fôlego.

Foi no ano seguinte que o cineasta começou a ser de fato reconhecido por suas obras, a começar por Incêndios, que estreou nos Festivais Internacionais de Cinema de Veneza e Toronto.

Isso fez com que o cineasta chamasse a atenção de Hollywood.

Não demorou para receber um convite para começar a trabalhar em meio essa grande indústria cinematográfica.

Assim sendo, em 2013 realizou o seu primeiro filme em Hollywood, Os Suspeitos.

O Homem Duplicado lançado no mesmo ano, venceu na categoria de Melhor Diretor no 2º Canadian Screen Awards.

E, em 2015, estreou Sicario: Terra de Ninguém, que foi um absoluto sucesso de bilheteria, arrecadando quase R$ 80 milhões ao redor do mundo.

Além disso, recebeu feedbacks positivos que o levaram a competir pelo Palma de Ouro no Festival de Cannes.

Todavia, somente com os seus dois filmes mais recentes que o cineasta conseguiu consagrar-se em Hollywood.

Em 2016 lançou A Chegada, foi muito bem aclamado pela crítica. O que lhe rendeu oito indicações para o Oscar, incluindo o de Melhor Diretor para o cineasta.

Um ano depois, novamente o cineasta conseguiu obter sucesso com a estreia de Blade Runner 2049, filme sequência do clássico e atemporal de mesmo nome.

O filme surpreendeu a todos de forma positiva e obteve grande êxito com as críticas especializadas.

Afinal, ninguém esperava que esse filme fosse ser tão bom quanto Villeneuve conseguiu fazer.

Além disso, Blade Runner teve cinco indicações ao Oscar. Vencendo assim, em duas como: Melhor Fotografia e Melhores Efeitos Visuais.

Por fim, o projeto mais recente que Villeneuve se dedicou é a nova adaptação de Duna, uma obra literária homônima de Frank Herbert.

Esse romance já teve uma versão lançada em 1984, dirigido por David Lynch.

Temas presentes em suas obras

Blade Runner 2049 trouxe uma discussão importante sobre o que é ser humano, e o que define uma pessoa.

É possível notar algumas similaridades nas obras de Denis Villeneuve, basta prestar um pouco mais de atenção.

Por exemplo, a maioria de seus filmes possui uma forte desconstrução da identidade individual.

Assim como também o cineasta gosta de retratar os limites da maldade humana, que está propensa à violência, assim como dramas mais íntimos, psicológicos, dentre outras situações de conflito.

Mas, além de todos esses assuntos, o cineasta também já mostrou que consegue fazer tramas voltadas para ficção científica de modo magistral, reunindo parte desses questionamentos e acrescentando outros.

Principais filmes de Denis Villeneuve

Assim sendo, confira a seguir algumas das principais obras do diretor!

Blade Runner 2049 (2017)

Ao descobrir um segredo que há muito tempo estava enterrado e que ameaça destruir o restante da sociedade, um policial novato começa uma busca por Rick Deckard, desaparecido há 30 anos.

A Chegada (2016)

Quando naves alienígenas chegam nas principais cidades do mundo, uma linguista e um militar são convocados para tentar decifrar as mensagens dos visitantes que estão tentando se comunicar com os humanos.

Sicario: Terra de Ninguém (2015)

Enquanto a CIA prepara uma operação para deter o grande líder de um cartel de drogas mexicano, uma policial do FBI decide participar, todavia, começa a questionar todos os seus limites éticos durante essa missão.

O Homem Duplicado (2013)

Adam Bell é um professor de história que vive uma vida bastante monótona, até descobrir um ator que é fisicamente igual à ele. Então, Adam desenvolve uma obsessão por seu sósia e começa a persegui-lo.

Os Suspeitos (2013)

Após o sequestro de sua filha de seis anos e uma amiga, Keller Dove, um carpinteiro de Boston, decidido a fazer justiça com as suas próprias mãos, desafia o departamento de Polícia e o detetive encarregado desse caso.

Créditos Finais

Duna (2021) promete ser um filme a altura da obra de Herbert. Uma interessante adaptação de Duna quase foi produzida na década de 70.

Sem dúvida, Denis Villeneuve é um dos cineastas mais promissores de Hollywood atualmente. Esse título não é à toa, afinal, o diretor lançou grandes clássicos em sequência e pode-se dizer que não teve muitos erros em sua carreira.

Ele surpreendeu tanto o público quanto à crítica com o lançamento de Blade Runner, e o mesmo pode se repetir com Duna. No entanto, dessa vez, as expectativas para esse filme estão bem altas.

Esperamos que mais uma vez o cineasta nos surpreenda com outra obra épica, não é mesmo?

Por fim, quais são os filmes desse diretor que você mais gosta? Deixe o seu comentário!

Picture of Por Dentro da Tela

Por Dentro da Tela

O Por Dentro da Tela é um canal dedicado à análise e discussão de filmes, séries e animes.

Posts Relacionados

Novidades

Podcast

Redes Sociais

Rolar para o topo