Demon Slayer é baseado no manga escrito por Koyoharu Goutouge, que é publicado desde 2016 e já possui 18 volumes.
A história é sobre Tanjiro Kamado, que após sofrer uma tragédia familiar, decide treinar para se tornar um espadachim caçador de demônios.
No artigo de hoje juntei algumas curiosidades interessantes sobre o melhor anime de 2020 pela Anime Awards Brasil!
O texto é livre de spoilers, pode ler a vontade!
Época, simbologia e mitologia
Começando pela época do anime, os eventos estão situados na Era Taisho, que durou entre 1912 e 1926.
Foi um tempo marcado pela mistura do moderno com o tradicional. E isso influenciou muitos aspectos da cultura japonesa. Desde sua arquitetura, urbanismo, vestimentas e industrialização.
Esse choque fica evidente quando o protagonista visita uma cidade grande e fica impressionado com sua urbanização.
Tanjiro usa brincos de cartas hanafuda. Estas cartas são usadas em jogos e geralmente trazem desenhos da natureza. Um conjunto de cartas representa as estações do ano e suas diferenças. Inclusive a Nintendo, no início de sua história, fabricava e comercializava cartas hanafuda.
As plantas são importantes para a história do anime. Por exemplo a glicínia. Ela é bastante popular no Japão inclusive aparecendo em alguns contos antigos.
Outra flor que se mistura com o enredo é a lírio-da-aranha-azul ou higanbana. Ela simboliza dor e saudade e é associada também à morte, mas no sentido de passagem.
Essa flor está ligada a história de Muzan, que é o grande vilão do anime.
Outro ponto marcante em alguns personagens são as máscaras. O mestre de Tanjiro sempre está usando uma máscara vermelha com o rosto de um Tengu.
Tengu são seres mitológicos que mudaram sua função nas lendas conforme o período histórico. Existem épocas que eram considerados ladrões de crianças ou então grandes espadachins.
No anime, o mestre de Tanjiro usa a máscara para afastar onis, seres demoníacos que devoram humanos.
O corvo é uma outra simbologia que se mistura com a cultura japonesa. Segundo os contos, o pássaro é um mensageiro e símbolo de renascimento.
É a vontade divina que desce dos céus para orientar os homens. Em Demon Slayer os corvos são usados na comunicação entre os membros da corporação caçadora de onis. E hoje em dia compõe o símbolo da Associação de Futebol do Japão.
Créditos Finais
Uma das coisa que me chamaram atenção em Demon Slayer é o seu traço. O anime é desenhado pelo estúdio Ufotable, que também produziu Fate/Zero, outro anime disponível na Netflix.
Se você conhece mais alguma curiosidade sobre Demon Slayer deixe nos comentários!
A primeira temporada de Demon Slayer está disponível na Netflix. A continuação do anime já foi lançada no Japão. O filme, que é uma sequência direta da primeira temporada, fez um grande sucesso por lá e chega aqui no Brasil em abril.
Assista também o vídeo que fizemos sobre as curiosidades do anime: