Karatê Kid: A Hora da Verdade foi lançado em 1984 e foi um grande sucesso. Estrelado por Ralph Macchio e Pat Morita, a história de uma amizade inesperada e da vitória de um improvável competidor num campeonato, fez com que o publico se interessasse ainda mais pelo enredo.
Começando pelo título, no original, The Karate Kid era um nome registrado pela DC Comics, de um dos personagens das histórias da “Legião de Super-Heróis”. A DC concedeu uma autorização especial para a produção do filme.
A trajetória dos protagonistas
O personagem do Sr Miyagi foi uma homenagem do roteirista Robert Kamen a um mestre do caratê chamado Chojun Miyagi.
Já o ator que interpreta o Sr Miyagi, Pat Morita, foi indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro como Melhor Ator Coadjuvante por esse trabalho.
Antes disso ele era mais conhecido por um papel na sitcom Happy Days, exibida por 10 anos na ABC.
A história de Pat Morita é um capítulo à parte. No documentário lançado esse ano, é explorado a toda a história de Morita, inclusive sua luta contra o álcool.
Lançado no Apple TV, o filme ainda não chegou de forma oficial aqui no Brasil.
Já Ralph Macchio, que interpreta Daniel Larusso, ficou eternamente marcado por esse personagem, tendo trabalhado em papeis de menores destaques.
Mas o que o levou até Karatê Kid foi o filme Vidas sem Rumo de 1983. O longa foi dirigido já pelo consagrado Francis Ford Coppola. E foi responsável por lançar as carreiras de Patrick Swayze e Tom Cruise.
Para ser justo, dos inúmeros trabalhos que Ralph Macchio fez além de Karatê Kid, está Meu Primo Vinny. O filme tem alta aprovação no Rotten Tomatoes e podemos ver outros aspectos no trabalho de Ralph Macchio.
Outros produtos e continuações
Karatê Kid deu origem a muitos produtos derivados. Como a serie de animação de 1989 exibida NBC.
No desenho, Daniel, Sr Miyagi e a garota Taki, se lançam na busca de um santuário com poderes mágicos que foi roubado do dojô Miyagi-do em Okinawa. Como foi cancelada, a história com apenas 13 episódios não apresenta um final fechado.
Mas há uma sutil menção na série Cobra Kai.
Atenção, teremos um pequeno spoiler de Cobra Kai, se não quiser saber é só pular o próximo parágrafo!
No episódio em que Daniel vai visitar Okinawa, é mostrado o santuário perdido no dojô de Chozen. Se isso foi um fan service, eu realmente fiquei por fora.
Karatê Kid também virou videogame. O primeiro lançado em 1987 para NES. E o segundo no ano passado mas já sob o selo Cobra Kai.
Além dos três filmes que a maioria conhece, existe um quarto.
Karatê Kid 4: A Nova Aventura, traz Hilary Swank interpretando a protagonista Julie Pierce.
O filme é mais ou menos no formato do original, trazendo uma personagem que encontra no caratê uma forma de se afirmar e de sentir segurança para enfrentar os inimigos. E claro, com muita luta e caratê.
Mas o que ressuscitou a franquia foi a série Cobra Kai. Lançada primeiramente no Youtube Originals, o sucesso veio mesmo quando a produção foi migrada para a Netflix.
Em Cobra Kai acompanhamos a história pela perspectiva de Johnny Lawrence, que perdeu o campeonato no primeiro filme para Daniel.
O enredo acontece 30 anos depois desse acontecimento e mostra como as vidas dos rivais foram moldadas por suas escolhas através dos anos.
Créditos Finais
Me fala aqui nos comentários se você já era fã de Karatê Kid antes de Cobra Kai.
Assista também o vídeo que fizemos sobre o assunto: