As tramas de Steven Soderbergh

Se houve um diretor que ganhou mais destaque durante a pandemia, esse diretor foi Steven Soderbergh. Ganhou fama como o “homem do momento” no meio do cinema.

Isso porque, o seu longa-metragem, Contágio, teria, supostamente, previsto a chegada dessa doença. Ficou curioso para saber como? Então, continue lendo esse conteúdo para entender como Soderbergh ficou conhecido!

Steven Soderbergh e sua repercussão no cinema

Diretor estadunidense, Steven Soderbergh nasceu no dia 14 de Janeiro de 1964, na Geórgia. Porém, cresceu em Baton Rouge, capital da Luisiana, pois o seu pai lecionava em uma universidade local.

Durante o ensino secundário, frequentou as aulas de animação da Universidade da Luisiana, onde começou a produzir os seus primeiros curtas. Após formar-se, Steve Soderbergh mudou para Hollywood e começou a atuar como editor freelancer.

Porém, não demorou para que voltasse à Luisiana, e passou a fazer os seus curtas independentes. Produziu um documentário sobre a banda de rock Yes, que o levou a ser contratado para gravar um show do grupo.

O trabalho foi chamado de Yes: 9012 Live. Logo em seguida, dirigiu Winston, um curta que, alguns anos depois, viria a ser o seu primeiro longa, Sexo, Mentiras e Videotape.

O filme, foi lançado em 1989 e recebeu a Palma de apuro do Festival de Cinema de Cannes, na França. Com isso, Soderbergh ficou conhecido como o diretor mais jovem a obter esse feito.

Tal fato permitiu que o cineasta se tornasse um dos nomes em ascensão do cinema. Contudo, passou por alguns anos onde os filmes feitos não obtiveram um bom desempenho com a crítica ou o público.

Mas, foi em 2000, que atingiu em definitivo a fama como um dos grandes realizadores do cinema. O filme Erin Brockovich, uma Mulher de Talento, apresenta Julia Roberts em um de seus papéis mais marcantes, sendo indicada até para o Oscar de Melhor Atriz.

Soderbergh recebeu uma indicação também por esse filme no Oscar de Melhor Diretor, mas não ganhou. Ainda no mesmo ano, recebeu outra indicação, com o filme Traffic: Ninguém Sai Limpo, que dessa vez lhe rendeu o Oscar de Melhor Diretor.

Teria Steve Soderbergh previsto a pandemia do corona vírus?

Cena do filme Contágio (2011). O elenco é formado por veteranos no Oscar com três vencedores (Marion Cotillard, Matt Damon, Gwyneth Paltrow e Kate Winslet) e três indicados (Laurence Fishburne, Jude Law e John Hawkes).

Embora já carregasse um certo prestígio em Hollywood como cineasta, foi no cárcere de isolamento social que Soderbergh começou a bombar. Ainda no início da pandemia, Contágio foi registrado como um dos filmes mais vistos nas plataformas de streaming ao redor do mundo todo.

O filme dirigido por Soderbergh há exatos 10 anos atrás deu o que falar por ter previsto o corona vírus. Na trama, é retratado um vírus disseminado por morcegos, que iniciou na China e propagou-se ao redor do mundo, cuja transmissão é feita pelo ar.

O vírus pode se espalhar de pessoa para pessoa por meio de gotículas do nariz ou da boca, quando alguém infectado tosse ou espirra.

Estrelado por grandes nomes do cinema, como Matt Damon, Gwyneth Paltrow e Kate Winslet, que tem uma das falas mais marcantes: “Pare de ficar pondo a mão no rosto”. De fato, há grandes semelhanças entre o filme a pandemia do corona vírus.

Segundo o próprio diretor, uma epidemia do tipo era algo que já deveria ter sido previsto. Para fazer esse filme, Soderbergh teve ajuda de cientistas para conceber o longa para alertar a população sobre a ameaça de uma pandemia, como aconteceu com a Covid-19.

Além de ter ressuscitado Contágio, Soderbergh encontrou uma ótima chance para ser produtivo. Ele dirigiu Nem um Passo em Falso, que acabou de estrear na plataforma HBO Max, que conta com nomes como Benicio del Toro e Brendan Fraser.

E, há rumores de que o diretor está na produção um novo filme que seria sobre a própria Covid.

Melhores filmes de Steven Soderbergh

Na maioria das vezes, os filmes de Soderbergh giram em torno de tramas com mudanças de identidade pessoal, sexualidade e a condição humana geral. De forma básica, o diretor tem mais foco em apresentar uma ideia através dos seus filmes do que no processo de realizar.

Dessa forma, ele nos apresenta temas que servem como uma forma de crítica a instituições políticas e corporativas, como o dinheiro e capitalismo. Ou seja, é possível notar que o diretor tem um interesse em explorar tramas que giram em torno do dinheiro.

Contágio (2011)

Logo após retornar de uma viagem de negócios, Beth Emhoff morre devido a uma suposta gripe. Então, esse vírus acaba por se espalhar, se tornando uma epidemia mortal que coloca em risco a vida das pessoas. Para combater o vírus e conter a epidemia, os médicos trabalham para conseguir identificá-lo.

Traffic: Ninguém Sai Limpo (2000)

Em um cenário repleto de drogas, sobre os ganhos e riscos do tráfico, esse thriller é relatado por meio de histórias que estão, de certa forma, ligadas.

Erin Brockovich, uma Mulher de Talento (2000)

Erin Brockovich trabalha em um pequeno escritório de advocacia, até que ela descobre que a água de uma cidade no deserto está contaminada e deixando as pessoas doentes. Então, ela vai até a cidade investigar melhor o caso, usando de seus atributos para convencer os cidadãos a ajudá-la.

Nem um Passo em Falso (2021)

Em 1950, na cidade de Detroit, um grupo de pequenos criminosos é contratado por alguém que não revela a identidade para roubar um documento importante. Porém, o plano acaba dando muito errado e o grupo percebe que se envolveu em algo muito maior e mais perigoso do que sequer podiam imaginar.

Onze Homens e um Segredo (2001)

Cerca de 24 horas após sair da penitenciária, Danny Ocean já começa a colocar em prática o seu mais novo plano. Dessa vez, ele pretende assaltar três cassinos de Las Vegas, em apenas uma noite, mas para concluir o seu plano, ele precisará da ajuda de outros especialistas.

Créditos Finais

Sem dúvida, Steven Soderbergh é um maiores diretores da década, dono de um estilo único e inconfundível. O seu talento e criatividade parecem não ter fim. Desde que anunciou, em 2012, que queria se aposentar, Soderbergh não parou mais de trabalhar.

A HBO Max encomendou a série Full Circle (ainda sem data de estreia), de Steven Soderbergh e Ed Solomon. Soderbergh dirigirá todos os seis episódios e será produtor executivo.

E você, faz parte do grupo de pessoas que já assistiram Contágio? Qual sua opinião sobre o filme? Não esqueça de deixar o seu comentário e, caso ainda não tenha visto o filme, fica aqui a dica!

Picture of Por Dentro da Tela

Por Dentro da Tela

O Por Dentro da Tela é um canal dedicado à análise e discussão de filmes, séries e animes.

Posts Relacionados

Novidades

Podcast

Redes Sociais

Rolar para o topo