Harvey Milk foi um importante ativista e político que lutou pelos direitos dos homossexuais nos Estados Unidos, em especial na cidade de São Francisco.
Sua carreira política foi marcada, principalmente, por liderar a comunidade LGBTQIA+ na década de 70.
Antes de continuar, quero convidar você a seguir o Por Dentro da Tela no Instagram. Lá é onde conversamos e ficamos sabendo do que você pensa e dos filmes que você mais gosta.
A trajetória de Harvey Milk
Harvey se mudou para São Francisco no começo da década de 70.
Lá abriu sua loja e percebeu um conflito gerado automaticamente entre os moradores conservadores e os homossexuais de todo país que estavam se mudando para a cidade, principalmente no bairro chamado Castro.
Além disso, como alguns comércios pertenciam a estes cidadãos conservadores, Harvey fundou uma associação comercial e classificou os comércios amigáveis e não amigáveis para os gays.
Sua popularidade começou a crescer e percebendo uma onda tradicionalista, principalmente nas casas legislativas do país, Harvey Milk se candidatou a supervisor da cidade, o que aqui equivale a um vereador, e somente na sua terceira tentativa conseguiu se eleger para o cargo.
Tendo se tornado o primeiro político abertamente gay eleito sem mandato anterior dos Estados Unidos.
Em novembro de 1978 Milk foi assassinado por um ex-colega parlamentar chamado Dan White.
White, já não exercendo mais o cargo, invadiu a prefeitura, matou o prefeito em exercício e em seguida conduziu Harvey para seu antigo escritório e o acertou com cinco tiros.
Num controverso julgamento, a pena foi convertida de homicídio doloso à homicídio culposo, quando não há a intenção de matar.
Dan White pegou a menor pena pelos dois assassinatos.
Dois anos após cumprir sua condenação, White voltou para São Francisco e suicidou-se.
Créditos Finais
Hoje o legado de Harvey Milk se estende à todo o mundo. Sua luta, sua liderança e sua memória persistem em ficar vivas nas vidas daqueles que não tem medo do amor.
Para saber mais detalhes de sua trajetória, assista ao filme Milk: A Voz da Igualdade, dirigido por Gus Van Sant.
Assista o vídeo do canal sobre este tema.