Yoshitoki Ōima | A criadora de A Voz do Silêncio e Uma Vida Imortal

Yoshitoki Ōima é uma talentosa mangaká criadora de dois títulos de sucesso: “A Voz do Silêncio” e “Uma Vida Imortal”.

No artigo de hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre a criadora e suas principais obras.

Biografia de Yoshitoki Ōima

Yoshitoki Ōima nasceu em 15 de março de 1989 em Ōgaki, Japão. Ela é a mais nova de três filhos. Desde pequena se interessou por mangás, já que seu irmão mais velho tinha coleções de algumas obras.

Como resultado de tanto ler estes mangás, Ōima começou a desenhar desde pequena. Influenciada por 3x3 Eyes de Yuzo Takada, começou sua própria coleção e não parou mais.

Mesmo sabendo que queria ser mangaká, ela tinha uma certa insegurança. Achava que sua família não apoiaria essa profissão, já que muitas pessoas a veem como pouco rentável.

O início da carreira de Yoshitoki Ōima

Quando tinha 20 anos, Ōima publicou sua primeira obra: Mardock Scramble. Foi uma adaptação para o mangá de um romance escrito por Tow Ubukata.

Em Mardock Scramble, uma jovem que foi morta violentamente volta à vida com ajuda de uma tecnologia do futuro. Mesmo renascida, ela terá que sem empenhar em capturar o culpado por seu assassinato.

Os traços em Mardock Scramble chamaram atenção do público e da crítica.

As grandes obras de Yoshitoki Ōima

Já em 2013, Ōima começou a publicar A Voz do Silêncio. Ainda como mangá, a história conquistou muitos fãs e fez sucesso fora do Japão.

A trama acompanha o jovem Ishida que pratica bullying contra Shoko, uma garota da mesma sala com deficiência auditiva. Anos depois, Ishida tenta procurar Shoko para entregar algo que ela perdeu na infância.

A Voz do Silêncio fez tanto sucesso que em 2016 foi lançado um filme que adaptou a obra. Ele foi dirigido por Naoko Yamada e, inclusive, ganhou uma análise aqui no site. Você pode conferir aqui.

O mais importante é que para criar esta história, Ōima se inspirou em sua mãe que era intérprete da língua dos sinais do Japão. Então ela imaginou como seria a vida de um pessoa com deficiência auditiva.

Mas diferente do que alguém pudesse esperar, ela não contou a história através do olhar da garota Shoko, mas sim de Ishida, que praticava bullying. Segundo a própria autora, ela quis mudar essa perspectiva para que, justamente, pudesse atingir o máximo de pessoas possíveis.

Ela conseguiu que o público não apenas tivesse empatia pela jovem, mas que se identificasse como tendo atitudes tóxicas de um bullier.

A Voz do Silêncio ganhou rendeu dois prêmios. Prémio Cultural Osamu Tezuka: Prêmio para Novo Criador / Rudolf-Dirks-Awards:  Daruma d′Or Manga.

Posteriormente, em 2016, Yoshitoki Ōima lançou sua terceira obra: Uma Vida Imortal.

A trama de Uma Vida Imortal

A história é sobre Fushi, um ser imortal que assume formas de seres vivos ou não, desde que este lhe cause uma forte impressão emocional. Vivendo por muitos anos na Terra, ele terá que combater outros seres que querem roubar seus poderes.

Por outro lado, em Uma Vida Imortal, Ōima disse que queria criar uma história que falasse sobre a vida, filosofia e morte. Ela foi inspirada mais uma vez em sua família; com a notícia da iminente morte de sua avó, a criadora colocou toda sua emoção neste trabalho.

Uma Vida Imortal virou anime (assista o trailer acima). Ele estreou em 2021 e uma segunda temporada foi anunciada no Twitter. Confira:

No Brasil, o anime está na Crunchyroll.

Outros Trabalhos

Yoshitoki Ōima também colaborou em outros trabalhos. Em 2016, com outros mangakás, trabalhou em Ore no 100-wame!!

Ainda em 2013, com A Voz do Silêncio fazendo grande sucesso, Ōima fez o cartão final do episódio 9 de Ataque dos Titãs.

Card final do episódio 9 de Ataque dos Titãs.

Créditos Finais

Portanto, sendo nas páginas dos mangás, ou nas cenas animadas das adaptações, o trabalho de Yoshitoki Ōima é bastante feliz ao retratar as emoções dos personagens.

Por isso, vale muito a pena conhecer o trabalho da criadora!

Me fala nos comentários se você já conhecia estas obras e qual sua favorita.

Picture of Albert Hipolito

Albert Hipolito

Criador do Por Dentro da Tela. É Radialista e nas produções cinematográficas sempre está envolvido na arte. Tem em Pokémon e em Star Wars suas lembranças vivas da infância.

Posts Relacionados

Novidades

Podcast

Redes Sociais

Rolar para o topo