Uma Lição de Vida é um exemplo de como a educação pode transformar vidas.
O protagonista é Marugue, um senhor de 84 anos que se inscreveu na escola para aprender a ler.
Por si só é uma fato que chama atenção, mas o que levou essa história ser mundialmente conhecida é que Marugue estudava numa escola infantil.
Pela distância e por sua idade, ir a uma escola para adultos era uma árdua tarefa.
O poder da educação
O filme foi dirigido por Justin Chadwick. Apesar de ter sido seu segundo trabalho para o cinema, o diretor foi muito seguro ao contar essa história.
Ele buscou realçar a força da narrativa, mas fazendo uso principalmente dos diálogos e das atuações. Tornando o filme mais próximo da realidade.
Para Marugue as lições de alfabetização não eram difíceis, comparadas ao desprezo e o preconceito, por grande parte da população, que ele teve que enfrentar.
Felizmente, o estudante mais velho a entrar numa escola primaria registrado pelo Guinnes, encontrou ajuda e apoio.
Por sorte, sua professora Jane, interpretada por Naomie Harris, defendia o direito de Marugue.
Mesmo contra todas as expectativas, Jane cumpriu seu dever como professora. Isso a deixou vulnerável a todo tipo de ameaça e mentira, e até uma transferência de escola forçada.
Quando o fato foi conhecido nacionalmente, não demorou para que a imprensa, inclusive a internacional, reportasse esta história; Marugue agora era uma figura nacional e símbolo da educação.
Por isso, em 2005 ele foi convidado pela ONU a discursar sobre a educação gratuita.
Créditos Finais
Marugue também foi combatente na Insurreição Mau Mau. Um conflito que aconteceu na década de 50 entre os quenianos e a colônia britânica.
As marcas do passado, os preconceitos, a intolerância e o desrespeito, poderiam fazer qualquer um desistir, mas não Marugue.
Mesmo não estando mais entre nós, Marugue deixou um legado de luta e dedicação, e mostrou que a esperança vale a pena ser preservada.
Você conhecia essa história? O que mais chamou sua atenção no filme? Deixe aqui nos comentários!
Assista também o vídeo que fizemos sobre o assunto: