Tim Burton e o seu cinema excêntrico

Os filmes do Tim Burton são amplamente conhecidos devido ao estilo extremamente único e excêntrico, que tornou-se a marca registrado do diretor e atraiu uma legião de admiradores para o seu trabalho.

Afinal, quem não se lembra de ter assistido pelo menos uma vez durante a infância alguns filmes do diretor como Os Fantasmas se Divertem e Edward Mãos de Tesoura ?

De fato, as obras com uma atmosfera gótica e sombria do Burton marcaram uma geração e continuam sendo sempre relembradas até os dias atuais.

Portanto, continue lendo para conhecer um pouco mais sobre a trajetória do cineasta e quais são os principais filmes que marcaram a sua carreira!

O excêntrico Tim Burton

Timothy Walter Burton nasceu no dia 25 de agosto de 1958, em Burbank, no estado da Califórnia. Sendo o primogênito do casal Bill Burton e Jean Erickson.

Pode-se dizer que a sua excentricidade e brilhantismo como cineasta originou-se a princípio durante a sua infância.

Onde o próprio Burton a descreve como sendo “peculiar, imaginativa e perdida em seus próprios pensamentos”, vivendo absorto em seu universo repleto de terror e fantasia.

Desde pequeno, Tim destacava-se das demais crianças de sua idade por seus gostos e hábitos um tanto quanto peculiares.

Para fugir um pouco da realidade de seu cotidiano, Burton costumava absorver as obras sombrias do escritor Edgar Allan Poe e assistir filmes de terror de baixo orçamento.

Assim sendo, essa fase de sua vida e as influências que obteve ainda em tenra idade, foram cruciais para moldar posteriormente o seu estilo cinematográfico.

Ao qual é definido por temáticas sombrias, atmosferas lúgubres e cenários góticos, que tornaram-se a sua marca registrada no cinema.

Além disso, é claro, o ator Johnny Depp, que está presente na maioria de suas obras como protagonista ou coadjuvante.

A carreira peculiar do diretor

Tim Burton em Vincent (1982)

Após formar-se no colégio, Tim Burton recebeu uma bolsa dos estúdios Disney para estudar no Instituto das Artes da Califórnia em Valencia.

Assim sendo, ele estudou por três anos, até ser contratado pela própria Walt Disney Studios como aprendiz de animador, onde trabalhou na produção do desenho O Cão e a Raposa (1981), mas, não gostou do resultado.

A partir de então, o diretor começou a trabalhar em suas primeiras curtas metragens: a animação Vincent, uma homenagem a um dos seus atores favoritos da infância, Vincent Price.

Além de dois live-actions, Hansel and Gretel e Frankenweenie (que anos mais tarde se tornaria um longa de animação).

Ao passo que esse último foi considerado “sombrio” demais para os parâmetros da Disney, resultando na demissão do diretor.

Entretanto, isso não impediu Tim Burton de continuar o seu caminho como diretor, e alguns anos depois, ele dirigiu os seus primeiros longa-metragem.

Os Fantasmas se Divertem foi uma mistura excêntrica de terror e comédia que agradou o público e serviu para impulsionar a carreira do cineasta.

Logo em seguida dirigiu Batman (1989) e Batman: O Retorno (1992) que também foram grandes sucessos de sua época.

E, em 1991, decidiu realizar um de seus projetos pessoais: Edward Mãos de Tesoura.

Esse foi o primeiro filme que Burton trabalhou com o ator Johnny Depp e o começo de uma grande parceria e amizade entre ambos.

Através dessa obra que teve uma ótima recepção tanto pelo público quanto pela crítica, Tim Burton finalmente deixou a sua marca pessoal em Hollywood.

Principais temas e obras cinematográficas de Tim Burton

Johnny Depp e Winona Ryder em Edward Mãos de Tesoura (1990)

Alguns diriam que o estilo do Tim Burton é bizarro, outros o definiria como excêntrico, mas, uma coisa todos tendem a concordar sobre o diretor: criatividade é o que não falta! Além, é claro, da incrível habilidade de fazer um filme comum parecer com um filme de terror.

Sem dúvida, o diretor gosta de brincar com diversos gêneros, incluindo comédia, terror, musical, biografia, ficção científica, fantasia e animação.

Por vezes, Burton gosta até mesmo de misturar gêneros como terror e musical igual acontece em Sweeney Todd, o Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet.

Principais Filmes

1. Edward Mãos de Tesoura (1990): Edward é fruto da criação de um inventor, que faleceu antes que pudesse dar mãos ao rapaz, possuindo então, enormes lâminas como tesouras no lugar. Desse modo, o rapaz vive sozinho e em total reclusão em um castelo sombrio e afastado, até que Peg Boggs, uma vendedora de cosméticos, decide visitar o castelo para vender os seus produtos, onde acaba descobrindo Edward.Incapaz de deixá-lo sozinho, Peg o leva para a sua casa e, rapidamente Edward se torna o centro das atenções da vizinhança.

2. Os Fantasmas se Divertem (1988): Após morrerem em um trágico acidente de carro, Bárbara e Adam Maitland encontram-se presos como fantasmas em sua antiga residência. Logo, um casal e a sua filha, Lydia, se mudam para o lugar, e os fantasmas tentam a todo custo assustar os novos moradores, entretanto, todas as tentativas foram em vão. Todavia, acabam atraindo a presença de outro fantasma, conhecido como Beetlejuice, que pode até mesmo ser perigoso tanto para o casal de fantasmas, quanto para a jovem Lydia.

3. Alice no País das Maravilhas (2010): Uma reimaginação do conto clássico de Lewis Caroll. Alice era uma jovem garotinha que costumava visitar um lugar totalmente mágico chamado de O país das maravilhas. Entretanto, conforme crescia, Alice já não se lembrava mais daquele lugar, até avistar um coelho branco durante uma festa da nobreza. Ao seguir curiosamente o coelho, Alice cai dentro de um buraco que a leva para o País das Maravilhas, onde é recepcionada pelo Chapeleiro Maluco, além de outros personagens que não via há anos, como o Coelho Branco, o Gato de Cheshire, a Lebre de Março, a doce Rainha Branca e a impiedosa Rainha Vermelha.

4. A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça (1999): A história se passa no ano de 1799, quando Ichabod Crane, um excêntrico detetive nova-iorquino, é enviado até o pequeno e sombrio vilarejo de Sleepy Hollow, onde alguns cidadãos estão sendo assassinados e decapitados. Ichabod, um homem cético e que não acredita na lenda do cavaleiro sem cabeça, tem tanto as suas crenças pessoais quanto os seus métodos investigativos postos à prova durante a sua investigação para descobrir quem é o responsável pelos hediondos assassinatos.

5. Ed Wood (1995): Ed Wood é considerado um dos piores diretores de Hollywood devido aos seus hábitos excêntricos e filmes estranhos. No entanto, com a ajuda de um Bela Lugosi beirando o fim de sua carreira e um grupo de desajustados que acreditam na visão de Ed como diretor, o cineasta acredita que pode superar as dificuldades e tornar seus sonhos realidade. Desse modo, Ed e os seus fiéis companheiros, conseguem criar, mesmo com um baixo orçamento, alguns filmes cativantes.

Menções honrosas para alguns outros filmes do diretor:

  • Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (2003);
  • Batman (1989);
  • Batman: O Retorno (1992)
  • Sweeney Todd, o Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007);
  • A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005);
  • A Noiva Cadáver (2005);
  • Frankenweenie (2012);
  • O Estranho Mundo de Jack (1993);
  • Grandes Olhos (2014);
  • O Lar das Crianças Peculiares (2016);
  • As Grandes Aventuras de Pee-wee (1985);
  • Sombras da Noite (2012);
  • Dumbo (2019).

Créditos Finais

Tim Burton e Danny DeVito em Dumbo (2019)

De fato, não há limites para a criatividade do diretor, que inclusive já foi nomeado diversas vezes ao Oscar e outras premiações, ganhando em algumas categorias.

Tim Burton é amplamente conhecido e admirado devido ao seu estilo único e marcante, explorando cenários góticos e personagens extremamente pálidos com olheiras evidentes, até mesmo em filmes que não são do gênero terror.

Sem dúvida, as obras do diretor chamam a atenção do público e da crítica, e devido ao seu estilo inconfundível, é considerado como um dos maiores diretores da atualidade, e com razão, pois o seu trabalho é puramente fantástico.

O que você acha dos filmes do diretor? Qual deles é o seu preferido e qual marcou a sua infância? Deixe um comentário compartilhando a sua opinião conosco!

Picture of Por Dentro da Tela

Por Dentro da Tela

O Por Dentro da Tela é um canal dedicado à análise e discussão de filmes, séries e animes.

Posts Relacionados

Novidades

Podcast

Redes Sociais

Rolar para o topo