Star Wars trouxe muitas inovações para a indústria do cinema. Além dos efeitos especiais e visuais o design de produção conseguiu traduzir fielmente o universo criado por George Lucas que une tecnologia e magia em uma mesma história.
Ao trazer arquétipos mitológicos e resgatar a união que existia entre ciência e misticismo, Star Wars trouxe à tona referencias narrativas tão antigas quanto a cultura humana.
O roteiro de Star Wars é um resgate de conceitos antigos presentes no imaginário da cultura humana.
Antigamente ciência e misticismo andavam juntos. Com as descobertas cientificas do século XX, como a Teoria da Relatividade e o avanço da física quântica, ciência e magia começaram a se distanciar.
Na verdade esse movimento começou antes, mas o resultado destes avanços científicos começam a influenciar obras artísticas que ajudam a moldar o imaginário sociocultural das pessoas.
O resultado disso no cinema, juntamente com os acontecimentos sociopolíticos da década de 70, trouxe para as telonas filmes de grande sucesso que eram em sua essência céticos.
Como por exemplo Easy Rider de 1969, Taxi Driver de 1976 e Apocalipse Now de 1979.
Estes filmes traziam anti-heróis como protagonistas e suas histórias estavam alinhadas com o humor geral da sociedade, principalmente dos Estados Unidos.
E é ai que surge George Lucas com o desafio de unir novamente arquétipos de grandes narrativas mitológicas da cultura.
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Neste artigo teremos spoilers de Star Wars, Episódio IV: Uma Nova Esperança (1977)
Arquétipos Mitológicos
Como os personagens seriam o pivô dessa antiga nova maneira de contar histórias, Lucas desenvolveu conceitos universais para seus protagonistas.
Podemos citar a primeira grande dicotomia da história que é o bem contra o mal, a luz contra a escuridão.
Quando George Lucas coloca seus personagens no limiar desta disputa atribuindo cada escolha como decisiva para cada personagem, nos tornamos mais próximos ao que está sendo apresentado na tela e nos identificamos porque mais cedo ou mais tarde nos deparamos com decisões que envolvem estes dois conceitos.
Arquétipos como mestre-aprendiz, o mago, a sabedoria, a escuridão, a esperança, o místico, o profundo e o herói, faz com que Star Wars seja uma história atemporal, tanto em termos narrativos como em termos visuais.
O Design de Produção ao traduzir em tela tudo o que vemos como um universo concreto que existia apenas na mente de George Lucas, tornou cada elemento como sendo ao mesmo tempo não terrenos, por não possuir origem na Terra como conhecemos, mas ao mesmo tempo ancorado em um imaginário coletivo.
Um exemplo disso são as medalhas distribuídas no fim do episodio IV. Mesmo em uma galáxia muito distante premiar os vencedores era algo factual.
George Lucas aplica também o conceito da Jornada do Herói em seus personagens.
Na trilogia original é Luke que passa por todo o processo, na trilogia prequel é Anakin que experimenta os 12 passos da jornada, mesmo que no final aconteça uma inversão de moralidade.
Créditos Finais
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Assista também o vídeo que fizemos sobre este tema no canal do Por Dentro da Tela.