Por Dentro da Tela

Robert Zemeckis e o legado De Volta para o Futuro

É inegável o fato de que o diretor Robert Zemeckis não só marcou uma geração inteira, como também deixou um grande legado que, certamente, irá reverberar por muitos anos.

Afinal, mesmo que você não tenha ouvido falar sobre o nome do cineasta, é bem provável que já tenha assistido, ao menos uma vez, “De volta para o Futuro” ou então “Forrest Gump”, não é mesmo?

Essas duas obras são como uma grande influência para a cultura pop.

Assim como também as responsáveis por alavancar a carreira do cineasta e torna-lo um dos nomes mais prestigiados de Hollywood. Ficou interessado em conhecer um pouquinho mais sobre Zemeckis e as suas principais obras cinematográficas? Então continue lendo!

Quem é Robert Zemeckis?

De uma família cuja origem é lituana e iugoslava, Robert Lee Zemeckis nasceu no dia 14 de maio de 1951, na cidade de Chicago, Illinois.

Robert cresceu em meio a uma família católica que não consumia quaisquer fontes de entretenimento, como por exemplo, música, livros ou cinema.

Assim sendo, durante a sua infância, Robert desenvolveu um certo tipo de fascínio pela única forma de entretenimento e inspiração que conhecia: a televisão.

Logo, com a ajuda de uma 8 mm que os seus pais possuíam, não demorou para que o pequeno Robert começasse as suas próprias filmagens caseiras de aniversários e feriados.

Com o passar do tempo, Robert reuniu alguns amigos e, com a ajuda deles, começou a criar os seus próprios filmes, inclusive até fazia alguns pequenos efeitos especiais, como stop-motion.

Decidido a trilhar uma carreira como cineasta, Robert inscreveu-se para o curso de cinema da USC (Universityof Southern California).

Porém, não foi aceito na faculdade, por causa de suas notas medianas do ensino médio.

Desse modo, Robert estudou durante o verão todo para que pudesse melhorar as suas notas e conseguir a vaga no curso que tanto sonhava.

E, após todo esse empenho, Robert finalmente conseguiu ser aceito na faculdade.

Foi na faculdade que acabou conhecendo e se tornando amigo do escritor Bob Gale, com quem criou uma parceria forte.

Já em seu último ano de faculdade, Robert criou um curta-metragem chamado “A Field of Honor”, para o trabalho final, que lhe rendeu o Student Academy Awards e, além disso, o reconhecimento de Steven Spielberg.

O início de sua trajetória

Robert Zemeckis num set de filmagem.

Após ter assistido o filme de Zemeckis, Spielberg havia ficado maravilhado e tornou-se uma espécie de mentor de Robert, passando a produzir os seus dois primeiros filmes.

Assim sendo, juntamente com Bob Gale, Robert escreveu Febre de Juventude em 1978, e Carros Usados, por volta de 1980.

No entanto, ambos os filmes não obtiveram uma boa recepção do público e também não tiveram um bom retorno financeiro.

Dessa forma, foi difícil para ambos conseguir mais trabalhos no início da década de 80.

Então, a sua ideia de um garoto que viajava no tempo foi rejeitada algumas vezes por estúdios famosos.

Porém, uma porta se abriu quando Robert foi contratado por Michael Douglas para dirigir o filme Tudo Por Uma Esmeralda, em 1984.

No ano seguinte, devido ao sucesso do seu filme anterior, Zemeckis havia conseguido um estúdio para dirigir aquele projeto dele e de Gale que não saiu do papel: De Volta para o Futuro.

Sem dúvida, esse filme, com produção de Spielberg, foi o que deu o pontapé necessário para que Zemeckis se tornasse um nome conhecido em Hollywood.

De Volta para o Futuro foi um sucesso absoluto de critica e público, ganhando 4 nomeações ao Oscar, vencendo na categoria de Melhor Edição de Som e garantiu mais duas sequencias, em 1989 e 1990.

Até hoje é considerado como uma grande referência e uma máquina de fazer dinheiro.

Durante esse meio tempo, Zemeckis dirigiu Uma Cilada para Roger Rabbit.

Que não foi só considerado como um dos filmes mais caros já produzidos até então, como também garantiu 6 indicações ao Oscar, das quais venceu 4.

A consagração do cineasta

Robert Zemeckis, Sally Field e Tom Hanks no set de Forrest Gump: O Contador de Histórias.

No entanto, foi somente em meados de 1994 que o cineasta conseguiria consagrar o seu nome como um dos maiores diretores de Hollywood.

Forrest Gump: O Contador de Histórias, que possuía uma trama mais madura, foi um sucesso absoluto de critica e do público, e até os dias atuais ainda é prestigiado.

O filme, além de faturar 677 milhões de dólares, sendo o filme de maior bilheteria do ano, também recebeu 13 nomeações do Oscar, das quais venceu em 6, incluindo Melhor Diretor para Robert Zemeckis, Melhor Filme, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Ator para Tom Hanks.

A partir de então, o diretor continuou a dirigir outros filmes que também foram grandes sucessos, como Revelação e Náufrago.

O seu último filme , o remake Convenção das Bruxas, não obteve o sucesso esperado.

Entretanto, o diretor já foi confirmado em projetos que ainda estão em desenvolvimento, como o live-action de Pinóquio e “Ares“, um thriller de ficção científica da Warner Bros.

O legado de Robert Zemeckis

É difícil definir apenas um tema para as produções do cineasta.

Pois, o mesmo começou com filmes de comédia, partindo em sequência para o tema de ficção científica, e então se envolvendo com dramas mais maduros, e até mesmo animações.

A verdade é que Zemeckis é um diretor que gosta de arriscar e prefere não se acomodar como a maioria faz.

O inquieto e inconstante cineasta parece estar sempre em movimento, buscando inovação e novos temas.

Confira seus principais filmes.

De volta para o Futuro (1985):

MartyMcFly é um adolescente que viaja acidentalmente para a década de 50, em uma máquina do tempo construída em um Delorean, pelo cientista Doc Brown.

No entanto, a aventura de Marty põe em risco a sua própria existência, desse modo, o jovem precisa fazer com que os seus pais se apaixonem para que ele possa existir e voltar para o futuro.

Náufrago (2000)

Chuck Noland é um funcionário dedicado que viaja para a Malásia a trabalho, porém, durante uma tempestade o avião cai sobre o Oceano Pacífico.

Chuck é o único sobrevivente do acidente e acaba indo parar em uma ilha deserta, onde precisará aprender a sobreviver sozinho.

Forrest Gump: O Contador de Histórias (1994)

Forrest Gump é um homem com um QI abaixo da média e raciocínio lento, porém, Forrest já participou de grandes eventos, lutando na Guerra do Vietnã e inspirando a todos com seu otimismo.

Contudo, não consegue deixar de pensar em Jenny, o seu grande amor de infância.

Uma Cilada para Roger Rabbit (1988)

Em Hollywood de 1940, seres humanos e personagens de desenho coexistem lado a lado.

Roger Rabbit é um coelho que foi acusado injustamente e agora precisa provar a sua inocência. Desse modo, ele se une a um detetive para tentar encontrar o verdadeiro culpado

De Volta para o Futuro 2 (1989)

MartyMcFly e o excêntrico cientista Doc Brown precisam viajar de 1985 para 2015.

Com o objetivo de impedir que o filho de Marty estrague o futuro de sua família, porém, a dupla terá que enfrentar muitos desafios.

Créditos Finais

O diretor no set de Aliados (2016). Este foi o quarto filme de Brad Pitt vivendo os acontecimentos da Segunda Guerra Mundial.

Embora o seu nome não seja sempre associado com suas obras, Robert Zemeckis é um habilidoso artesão de Hollywood, considerado como o discípulo de Steven Spielberg.

Sem dúvida, o cineasta possui a habilidade de aliar a fantasia com ficção científica, além de ter dirigido diversos filmes que até hoje são conhecidos e prestigiados.

Apesar da carreira repleta de altos e baixos, Robert deixou o seu legado e conquistou o mundo com suas obras marcantes.

Enfim, qual o seu filme preferido do diretor? Deixe o seu comentário!

Sair da versão mobile