Por Dentro da Tela

Quem foi David Prowse

David Prowse morreu no último sábado (28), aos 85 anos. O ator, e fisiculturista, era mais conhecido por ter interpretado Darth Vader no cinema.

Antes de David Prowse se envolver nas produções da trilogia clássica de Star Wars, ele já havia trabalhado em filmes.

Ele interpretou o monstro Frankenstein em três filmes diferentes: Casino Royale (1967), O Horror de Frankenstein (1970) e Frankenstein e o Monstro do Inferno (1974).

Neste período, ele interpretou o mordomo Julian, no clássico de Stanley Kubrick, em Laranja Mecânica (1971).

Depois disso, David treinou Christopher Reeve para Superman: O Filme (1978).

O sucesso em Star Wars

David Prowse vestiu o figurino de Darth Vader. Nas gravações ele interpretava o diálogo, mas a voz final foi de James Earl Jones.

George Lucas prestou atenção em Prowse depois de Laranja Mecânica. O diretor disse que devido ao sotaque do ator, que era britânico, buscou outra pessoa para interpretar a voz. Mas que David era perfeito para o papel, já que tinha quase 2 metros de altura.

Mesmo após a trilogia clássica, Powse fez varias aparições publicas e entrevistas. Mesmo George Lucas proibindo suas aparições.

Em 2000, por interpretar o Green Cross Code Man, um personagem publicitário de segurança urbana, ele foi homenageado com a Excelentíssima Ordem do Império Britânico. Por toda sua contribuição artística e relevância publica com o personagem que durou de 1967 a 1990.

Para saber mais

Há duas maneiras para conhecer mais sobre a vida de David Prowse.

Lendo sua autobiografia “Straight from the Force’s Mouth: The Autobiography of Dave Prowse, MBE”. Sem tradução para o Brasil.

Ou assistindo o documentário I Am Your Father (2015). Dirigido por Marcos Cabotá e Toni Bestard, o filme mostra o alcance do sucesso de Darth Vader na vida do ator.

Você conhecia os outros papéis do ator? Deixe nos comentários.


Com informações do The Hollywood Reporter.

Sair da versão mobile