Por Dentro da Tela

Por que “Hunter x Hunter” é um dos melhores animes já feitos?

Hunter x Hunter é considerado por muitos um dos melhores animes já feitos. E não é para menos! No IMDB sua média é incrivelmente alta, atingindo 9,0. Essa nota leva em consideração as avaliações de usuários cadastrados, ou seja, é uma classificação popular.

Para efeito de comparação, animes como Dragon Ball e Demon Slayer atingiram notas de 8,5 e 8,6, respectivamente. Porém, Hunter x Hunter rivaliza com animes triunfantes, como por exemplo One Piece (9,0) e Ataque dos Titãs (9,1).

Mas existem pontos específicos para considerarmos. Por isso, no artigo de hoje, irei explorar alguns pontos que justifiquem a popularidade e a qualidade inquestionável de Hunter x Hunter.

Um roteiro que usa uma narrativa pouco convencional

Gon, o protagonista, é colocado na história de forma única!

A história é ambientada em um mundo onde existem caçadores, pessoas poderosas que geralmente estão em busca de recompensas. O jovem Gon, parte em busca de seu pai que o deixou, ainda bebê, aos cuidados da tia. Entretanto, se tornar um caçador, passando no exame anual, é o seu primeiro passo para o seu objetivo.

Pode até parecer uma história simples e conhecida: um jovem que quer se tornar mais forte. Mas a maneira que o enredo se desenrola, o modo que Yoshihiro Togashi decidiu contar essa história, torna Hunter x Hunter um contrassenso.

Para mim, muitas vezes fiquei com dúvidas se o anime usava uma narrativa clássica ou uma narrativa moderna. Existe uma grande diferença entre elas!

Mas analisando como o protagonismo do Gon muitas vezes é compartilhado com personagens secundários e até terciários, fica claro que Hunter x Hunter tem narrativa moderna. Isso por si só é um diferencial. O comum é que os animes shounen sejam fortemente ancorados na jornada de seus protagonistas.

Apesar de termos bons exemplos de animes com vários personagens se destacando na história, em Hunter x Hunter a construção faz muito sentido. Existem consequências reais para as ações dos personagens e a medição de poder é bem justa.

Se o Gon não consegue, naquele momento, vencer um obstáculo, não é um poder oculto, nunca explicado antes, que vai surgir “do nada” e resolver tudo.

Yoshihiro Togashi dá bastante peso para o treinamento. Esses mini arcos de preparação cumpre dupla função: explicar como os poderes funcionam no universo; e como ponto de referência para a capacidade dos personagens.

Se você quer ser mais forte precisa treinar mais!

Com o universo estabelecido, cada personagem busca seus objetivos

Apesar de sua criação sem afeto, Killua se desenvolve muito em sua jornada com Gon.

O universo do anime é grande. Ele é rico em sua história e conta com detalhes específicos. Isso faz sentido, por exemplo, quando a gente descobre esse mundo com o protagonista que tem apenas 12 anos.

Mesmo se superando, Gon sempre encontra um inimigo mais forte, que treinou mais e que consequentemente é mais velho que ele. A exceção é seu melhor amigo, Killua.

Killua vem de uma família poderosa, mas sem um pingo de amor. Ele é um excelente contraponto ao Gon. Razão e emoção, Yin e Yang, autopreservação e empatia; todos esses conceitos são trabalhados subjetivamente na relação entre os dois meninos.

Mas isso corre independente de outros objetivos. Kurapika, por exemplo, que se torna amigo de Gon no exame dos caçadores, busca vingança. Já Leorio, outro amigo do começo do anime, quer juntar dinheiro para se tornar um médico.

Essa dinâmica única entre esses personagens singulares, torna Hunter x Hunter uma obra curiosa que inspirou outras histórias. Tanto como influenciado, um exemplo é JoJo’s Bizarre Adventure que inspirou as lutas cerebrais. O vitorioso não é só o mais forte, mas também o que criou uma estratégia melhor naquele momento.

Ou então, as inspirações que vemos em Naruto. O Sharingan e os olhos escarlates em Hunter x Hunter; a Trupe Fantasma com a Akatsuki; e até o exame chunin e o exame dos caçadores.

O próprio conceito de força espiritual presente no anime veio de Yu Yu Hakusho, que também é uma criação de Togashi.

Considerado um dos melhores arcos em animes!

Apesar do ápice biológico de um poderoso guerreiro ter sido explorado em Dragon Ball Z, aqui a profundidade do personagem se confunde com sua natureza.

O que me fez sentir vontade de assistir Hunter x Hunter (2011) foi o arco das Formigas Quimeras. Algumas pessoas mencionaram essa parte da história do anime como uma das poucas unanimidades entre todos fãs de cultura japonesa.

Essa forte opinião não poderia vir do nada. Em algum momento essa parte da história deveria ser surpreendente. E ela foi! Apesar dos inimigos serem bastante fortes, as estratégias e o jogo cerebral de uma crise com proporções mundiais, deu à Hunter x Hunter esse lugar de destaque entre os melhores animes já feitos.

E não estou dizendo que você precisa assistir 100 episódios para Hunter x Hunter ficar bom, os arcos antecessores já possuem todas essas características que listei no artigo.

É como se o arco das Formigas Quimeras fosse a conclusão, até aquele momento, do desenrolar da aventura de Gon no mundo. Como se essa parte da história estivesse acontecendo no momento certo.

Um final aberto

Complementando, ainda tem espaço para Hunter x Hunter fazer duras críticas sociais. Ao colocar a crueldade da sociedade humana em tela, Togashi faz questão de não alienar sua audiência ao mesmo tempo que tenta colocar um pouquinho de esperança nisso tudo.

É claro que cada um vai absorver a obra de forma única, dependendo de sua bagagem cultural, mas é indiscutível que a história vai te tocar em algum momento.

Mesmo com o fim do anime, produzido entre 2011 e 2014, a história não teve um final. Hunter x Hunter adaptou até o capitulo 339 do mangá. De lá para cá, foram publicados 70 capítulos do arco da Competição de Sucessão.

A produção foi interrompida devido problemas de saúde do autor. Atualmente, o mangá também está em hiato. A última notícia é que 50 novos capitulos serão publicados em 2025, mas sem data confirmada.

Se você ficou animado em acompanhar essa história, atualmente Hunter x Hunter (2011) está disponível na Crunchyroll e na Netflix.

E se você já assistiu, comente o que mais te chamou a atenção na obra!

Referências Bibliográficas

As semelhanças entre Hunter x Hunter e Jojo | Conversa de Mangá. YouTube, 2025. Disponível em: YouTube. Acesso em: 07 maio 2025.

GARCIA, Tayná. Próximos 50 capítulos de Hunter x Hunter estão quase finalizados, diz Togashi. Jovem Nerd, 17 dez. 2024. Disponível em: Jovem Nerd. Acesso em: 07 maio 2025.

GARCIA, Tayná. Como Hunter x Hunter entrega um dos melhores antagonistas dos animes. Jovem Nerd, 12 abr. 2024. Disponível em: Jovem Nerd. Acesso em: 07 maio 2025.

Hunter x Hunter: anime retorna em 2025. Omelete, 14 jan. 2025. Disponível em: Omelete. Acesso em: 07 maio 2025.

PEDRO, Flávia. Naruto foi inspirado em Hunter x Hunter? A verdade por trás dessa teoria. Legião dos Heróis, 2023. Disponível em: Legião dos Heróis. Acesso em: 07 maio 2025.

SILVA, João. Criador de Hunter x Hunter revela oficialmente o final da série caso ele morra antes de completar o mangá. Anime Rant, 21 nov. 2023. Disponível em: Omelete. Acesso em: 07 maio 2025.

Sair da versão mobile