Por que Cowboy Bebop (anime) é bom?

Se você quer saber mais sobre Cowboy Bebop, esse artigo pode te ajudar.

Como eu, assim como você, não tive acesso antecipado à série da Netflix, fiz uma análise do anime e no texto dessa semana te falo o que eu mais me chamou atenção.

Sobre o que é Cowboy Bebop?

Cowboy Bebop se passa no ano de 2071, quando a humanidade já colonizou outros planetas. Acompanhamos então uma tripulação de caçadores de recompensa que se aventuram pelo universo para ganhar dinheiro.

Cada personagem da trama traz profundas reflexões sobre suas relações com o passado e o presente.

O protagonista, por exemplo, Spike, é um ex-integrante da organização criminosa Red Dragon. Mesmo depois de sair e deixar essa vida de lado, ele se vê atrelado aos acontecimentos do passado.

Outro exemplo é a personagem Faye. Quando vamos entendo mais sobre ela, vemos questões relacionadas à solidão, mas também sobre existencialismo, já que ela se encontra “confusa diante de um mundo aparentemente sem sentido”.

Além destas reflexões que o anime propõe, Cowboy Bebop também fala sobre tédio e a degradação ambiental.

Gênero e trilha musical

Space Western é o subgênero criado na década de 30 nos EUA, inicialmente, para os quadrinhos.

Outro fator que chama atenção para o anime é a sua mistura de gêneros. Cowboy Bebop é uma ficção cientifica mas bebe de outras fontes. Uma delas é o western.

O anime é essa mistura de ambientação: de um lado planetas do sistema solar colonizados pelo homem; e do outro exploradores, caçadores de recompensa, foras da lei que são o recheio da obra.

Essa referência do faroeste fica clara no título pela palavra cowboy. Mas bebop também tem um significado que faz diferença no anime.

Bebop é um subgênero do Jazz. O Jazz é um grande elemento da obra já que ele dá o tom das cenas. Em algumas partes colaborando com as emoções em tela, em outras contrastando com a violência.

Essas maneiras de trabalhar com a trilha musical, para mim, enfatiza a sensação que o protagonista tem com a sua vida.

Em alguns momentos ele sente profunda tristeza e solidão, mas em outras, o som das balas, das explosões e da violência como um todo acabam se tornando música para seus ouvidos.

Outras mídias de Cowboy Bebop

As primeira críticas do live-action estão divididas.

Cowboy Bebop originalmente é um anime que foi exibido entre 98 e 99 no Japão. Depois de seu sucesso, mangá e um filme foram produzidos. As histórias do anime, do mangá e do filme são exclusivas para cada mídia e acontecem paralelamente.

O criador Shinichiro Watanabe esteve à frente de todas essas criações. Em entrevista, ele disse que manteve o anime com apenas uma temporada para que ele não perdesse sua essência.

Cowboy Bebop, porém, vai virar uma série live-action na Netflix que estreia essa semana. Apesar de sabermos que ela será uma expansão do universo, Watanabe está envolvido na produção. Talvez esse seja um indicativo da qualidade do que veremos na série.

Créditos Finais

Mas quero saber de você, o que você acha de Cowboy Bebop? Deixe nos comentários!

Me fala também se você está empolgado com a série.


Assista também nossa playlist sobre animes:

Picture of Albert Hipolito

Albert Hipolito

Criador do Por Dentro da Tela. É Radialista e nas produções cinematográficas sempre está envolvido na arte. Tem em Pokémon e em Star Wars suas lembranças vivas da infância.

Posts Relacionados

Novidades

Podcast

Redes Sociais

Rolar para o topo