Os grandes dramas de Clint Eastwood

Não há dúvidas de que Clint Eastwood é um dos maiores ícones vivos da história do cinema. Em Hollywood não existe uma carreira que seja tão longa e nem tão repleta de altos e baixos quanto a do cineasta e ator.

Com um total de 8 nomeações ao Oscar, das quais é considerado a única pessoa a ser nomeada duas vezes como melhor diretor e ator no mesmo filme. Sendo assim, caso queira conhecer um pouco mais sobre o cineasta, basta continuar lendo!

Clint Eastwood no caminho para a fama

Clint Eastwood, cujo verdadeiro nome é Clinton Eastwood Júnior, nasceu no dia 31 de Maio de 1930, em São Francisco. Filho de Clinton Eastwood e Margaret Ruth Runner Eastwood, Clint e seus pais viviam uma espécie de vida nômade, mudando-se de cidade em cidade.

Devido aos pais não terem condições para arcar com os seus estudos, então desde cedo Clint dedicou-se a diversos trabalhos diferentes, inclusive como lenhador e limpador de piscinas.

Por volta de 1951, Clint mudou-se para Seattle, aos 21 anos. Pouco tempo depois, entrou para o exército, onde trabalhava como instrutor de natação e salva vidas.

Foi durante o período que passou no exército que Clint conheceu um amigo que havia indicado a ele um trabalho no cinema, mais especificamente na Universal Pictures. Ao retornar para a Califórnia e com o dinheiro que juntou com os serviços militares começou a cursar artes dramáticas.

Por volta de 1955 estreou como ator no filme A Revanche do Monstro, e por um tempo continuou fazendo pequenos papéis em vários filmes B. Clint até mesmo chegou a cogitar em abandonar sua carreira nas indústrias cinematográficas.

Até que em 1959 recebeu o convite para interpretar o papel de um coadjuvante na série Rawhide. Eastwood permaneceu trabalhando na série por 6 anos e acabou obtendo um certo reconhecimento em Hollywood.

O papel que mudaria a sua vida, no entanto, veio apenas em 1964. Quando o cineasta italiano Sergio Leone o convidou para interpretar o protagonista conhecido como “o homem sem nome”, no filme Por Um Punhado de Dólares.

Dos filmes de faroeste para diretor de cinema

Clint Eastwood no filme Por Um Punhado de Dólares (1964). O próprio ator ajudou para a caracterização do personagem: ele comprou um par de calça jeans escura, o chapéu em Santa Mônica e os cigarros em Beverly Hills.

O filme foi um sucesso absoluto que deu origem a Trilogia dos Dólares, assim como também criou o gênero “bang bang à italiana” ou “western spaghetti”. O que seria uma mistura dos clássicos faroestes americanos, mas com um toque italiano.

O filme rendeu a Clint um reconhecimento ainda maior e mais duas sequências onde continuaria a interpretar o estereótipo do herói durão e sem piedade. Sendo assim, Clint e Leone fizeram Por uns Dólares a Mais e Três Homens em Conflito.

Ambos filmes foram também um grande sucesso mundial e tornaram-se os responsáveis por edificar a carreira de Clint Eastwood. Nesse momento, ele já havia alcançado o patamar de astro nos solos hollywoodianos e ícone do gênero western.

A partir de então, Clint realizou uma série de papéis em diversos filmes desse gênero. Considerado como o melhor filme da parceria de Eastwood com Leone, o filme Perseguidor Implacável foi um sucesso de bilheteria e rendeu mais quatro filmes.

Em 1971, Clint começou a sua estreia como cineasta, onde além de dirigir, também atuou em algumas de suas obras. Embora fosse conhecido por ter um jeito mais durão tal qual os personagens que interpreta, Eastwood conquistou a simpatia do público.

Prêmios e conquistas de Clint Eastwood

Com o passar do tempo, também demonstrou ser uma pessoa com sensibilidade artística. Além disso, no inicio dos anos 80 começou a desempenhar a função de compositor tão bem quanto diretor e ator.

Afiliado do Partido Republicano desde 1951, por volta de 1986 foi eleito prefeito desse partido na cidade de Carmel. No entanto, Clint abandonou o cargo político cerca de 1 ano depois, já que ele queria se dedicar ao seu trabalho como ator e diretor.

Fundou então a sua produtora, Malpaso Productions e em 1992 dirigiu o filme Os Imperdoáveis. Há muitas pessoas que consideram esse como o último grande filme de faroeste, que recebeu quatro Oscar, incluindo de Melhor Filme e Melhor Diretor.

A carreira de Clint Eastwood como cineasta também ficou marcada por um período mais conturbado, com produções menos reconhecidas. Porém, retornou a conquistar o público e crítica com os filmes Sobre Meninos e Lobos e Menina de Ouro.

O último lhe rendeu mais uma estátua como Melhor Diretor. Em geral, Clint recebeu quatro estatuetas do Oscar, duas como Melhor Diretor e duas de Melhor Filme, além de ser o único ator a estrelar em grandes sucessos por cinco décadas consecutivas.

Hoje em dia, aos 91 anos de idades, Clint Eastwood tornou-se uma lenda viva do cinema. Tem sete filhos, é compositor de jazz, apreciador de esportes e empresário do ramo hoteleiro.

Principais temas dos filmes de Clint Eastwood

O cineasta no set de Menina de Ouro (2004). O filme foi filmado em 28 dias e rendeu 4 Oscar: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz (Hilary Swank) e Melhor Ator Coadjuvante (Morgan Freeman).

Clint Eastwood possui mais de 80 filmes em sua longa e próspera carreira, entre os quais ele se dividiu trabalhando como diretor, ator, produtor e até mesmo compositor.

Não há dúvidas de que os temas mais presentes em seus filmes é o western, ou como conhecemos, os clássicos filmes de “bang bang”. Graças a esse gênero que ele pôde alavancar em sua carreira.

O cineasta, contudo, usou de outros artifícios para não manter-se preso somente a um tema. Desse modo, Clint aventurou-se em temas mais bem humorados, outras horas mais dramáticos.

Atrás das câmeras, Clint Eastwood trabalha sob a sua visão artística e sensível, sem mencionar a genialidade com a qual constrói suas histórias. Veja a seguir as principais obras da carreira de Clint Eastwood!

Os Imperdoáveis (1992)

Após aceitar a oferta de 1000 dólares para matar os homens que cortaram o rosto de uma prostituta, um pistoleiro aposentado volta a ativa para capturar esses homens, mas também precisa lidar com outros interessados na recompensa.

O Estranho sem Nome (1973)

Ao chegar em uma pequena a cidade no Arizona, o estranho acaba matando três pistoleiros que estavam o provocando. Um deles havia sido contratado pelos moradores para defender a cidade de bandidos, então o estranho decide ajudar a proteger a cidade e os moradores.

Menina de Ouro (2004)

Maggie Fitzgerald chega até o ginásio de Frankie Dunn, um veterano treinador de boxe, com o objetivo de treinamento. Frankie a princípio fica relutante, mas então decide treinar a garota que, com o tempo, acaba criando um vínculo forte com ele.

Sobre Meninos e Lobos (2003)

Dave, Sean e Jimmy são três amigos de infância que acabam separando-se quando Dave é sequestrado e vítima de abusos sexuais. Agora já adultos, a filha de Jimmy acabam sendo sequestrada e assassinada, então Dave se torna o principal suspeito, Jimmy procura vingança e Sean é o policial que investiga o caso.

Gran Torino (2008)

Walt Kowalski é um veterano da Guerra da Coreia que passa o tempo bebendo cerveja, arrumando a casa e desprezando famílias de raças diferentes, como os asiáticos, negros e latinos.

Porém, quando o seu vizinho asiático é forçado por uma gangue a roubar o Gran Torino de Walt, ele se vê formando uma parceria e até mesmo uma amizade com o jovem.

Créditos Finais

Em suma, é possível concluir que Clint Eastwood conseguiu conquistar aquilo que nenhum outro diretor foi capaz até agora. Sendo assim, com mais de nove décadas de vida, o diretor continua exercendo sua paixão pelo cinema com grande maestria.

De acordo com a revista Empire, o ator e diretor conquistou a segunda paixão como uma das estrelas máximas de Hollywood de todos os tempos. Por fim, qual dos filmes do cineasta é o seu favorito? Deixe um comentário ou compartilhe com os amigos!

Picture of Por Dentro da Tela

Por Dentro da Tela

O Por Dentro da Tela é um canal dedicado à análise e discussão de filmes, séries e animes.

Posts Relacionados

Novidades

Podcast

Redes Sociais

Rolar para o topo