Rodrigo García é o nome do cineasta que tem quebrado as barreiras entre os países e o pré-conceitos. Afinal, não é segredo pra ninguém que Hollywood está repleta de figuras de homens brancos e, geralmente, nativos.
Diante desse cenário, sabemos que para um cineasta de origem latina é difícil ter sucesso em sua empreitada. Sendo assim, caso queira conhecer um pouco mais sobre a carreira de Rodrigo García, continue com essa leitura!
A vida e trabalho de Rodrigo García
Rodrigo García Barcha, nasceu no dia 24 de agosto de 1959 em Bogotá, Colômbia, sendo o filho mais velho do casal García Márquez e Mercedes Barcha. Porém, passou parte de sua infância no México e depois Estados Unidos.
Aliás, o seu pai, Gabriel José García Márquez ou só “Gabo” foi um escritor, jornalista, editor, ativista e político colombiano. Sendo considerado como um dos autores mais importantes do século XX, não só em seu país de origem, mas ao redor do mundo.
García Márquez também é um dos autores mais traduzidos em diversos países, contendo mais de 40 milhões de cópias de seus livros vendidos em 36 idioma diferentes.
Inclusive, o pai de Rodrigo também trabalhou nas indústrias cinematográficas por um período, especialmente como diretor. Por volta de 1950, ele estudou no Centro Experimental de Cinema em Roma e até mesmo participou de alguns filmes.
Em meados de 1986, ele fundou a Escola Internacional de Cinema e Televisão em Cuba. O principal objetivo de seu projeto é oferecer mais apoio para os jovens da América Latina, Caribe, Ásia e África.
Já Rodrigo García, antes de iniciar sua carreira no cinema, estudou História Medieval na Universidade de Harvard. Logo após, dedicou-se aos estudos de cinema no Instituto Americano de Cinema.
Por fim, quando terminou os seus estudos, o diretor passou a produzir uma série de filmes independentes na década de 2000, incluindo Coisas Que Você Pode Dizer Só de Olhar Para Ela e Ten Tiny Love Stories.
Além dos filmes independentes, García também já dirigiu diversos episódios de séries estadunidenses, entre eles A Família Soprano, Carnivale e A Sete Palmos. O cineasta também realizou alguns trabalhos como operador de câmera e diretor de fotografia.
Reconhecimento internacional
Foi somente por volta de 2005 que Rodrigo García conseguiu alcançar mais reconhecimento, por sua obra Questão de Vida. O filme obteve uma boa recepção e recebeu uma crítica muito positiva.
Desse modo, conquistou várias indicações em importantes premiações, eleito um dos dez melhores filmes do ano pela Time e pelo New York Times. Em 2008 lançou outro longa que, dessa vez, obteve críticas mistas.
O filme Passageiros, estrelando Anne Hathaway e Patrick Wilson não foi considerado tão bom quanto o seu antecessor. Um dos seus últimos filmes até então estreou em 2011, Albert Nobbs, que também recebeu críticas mistas.
Porém, a obra recebeu três indicações ao Oscar, incluindo Melhor Maquiagem, Melhor Atriz Secundária e Melhor Atriz para Glenn Close.
Três anos depois, mais especificamente no dia 17 de abril de 2014, o seu pai perdeu a árdua batalha contra uma pneumonia, falecendo pouco tempo após completar 87 anos. Sendo assim, Rodrigo García escreveu um livro em homenagem aos seus pais.
Publicado em 2021, o livro Gabo Y Mercedes: Una Despedida narra os acontecimentos dos últimos dias que antecedem a morte de seu pai. O livro é como se fosse um adeus do filho para o seu pai, um dos escritores mais famosos e a sua esposa.
O seu mais recente longa, Four Good Day, novamente traz Glenn Close e estreou dia 30 de Abril de 2021 e já conta com algumas críticas positivas.
Filmes e temática de Rodrigo García
Embora a indústria cinematográfica de Hollywood estejam repleta de figuras majoritariamente de homens brancos, há vários talentos vindos de todas as partes do mundo. Rodrigo García é um desses nomes.
Apesar de não ter uma filmografia repleta de obras e nem ter ganhado uma série de prêmios, talento é o que não falta para o cineasta. Afinal, não é à toa que ele já foi contratado para dirigir episódios de grandes séries da HBO.
Já em relação ao seus filmes, é nítido que o diretor gosta de trabalhar com o peso de temas mais dramáticos, às vezes mesclando com um thriller/suspense. Não há dúvidas de que o diretor tem talento e construiu uma carreira de sucesso.
Sendo assim, caso esteja curioso para conhecer um pouco mais sobre as suas obras, veja logo abaixo alguns dos filmes de Rodrigo García!
Questão de Vida (2005)
Essa trama retrata a vida de nove mulheres de um modo comovente. Se passando em diferentes épocas, questões como carreira, maternidade, relacionamentos e luto são abordadas em estórias que, no fim, acabam se entrelaçando.
Coisas Que Você Pode Dizer Só de Olhar Para Ela (2000)
Cinco mulheres sem ligação acabam tendo os seus destinos ligados quando uma detetive está tentando resolver um caso onde uma antiga amiga sua aparentemente cometeu suicídio.
Albert Nobbs (2011)
Albert Nobbs é um garçom que ninguém desconfia que seja uma mulher que se disfarça como tal há mais de 30 anos para tentar sobreviver no século 19 na Irlanda. Porém, vê a sua farsa ameaçada quando um amor pode acabar destruindo o seu disfarce.
Destinos Ligados (2009)
A adoção é algo em comum entre três mulheres. Karen se culpa por, durante sua adolescência, ter colocado sua filha para adoção. Elizabeth foi adotada por um casal e, embora seja uma advogada bem sucedida, é uma pessoa carente. Por fim, Lucy e seu marido não podem ter filhos e estão pretendendo adotar um bebê.
Passageiros (2008)
Quando uma terapeuta é encarregada de prestar assistência psicológica para os sobreviventes de um acidente de avião, ela acaba se apaixonando por um dos mais quietos pacientes, Eric. No entanto, pouco a pouco os sobreviventes começam a desaparecer de forma misteriosa e a terapeuta acha que Eric pode saber o motivo.
Créditos Finais
Podemos concluir que Rodrigo García é um diretor que possui um grande potencial para desenvolver a sua carreira e ganhar mais espaço na indústria cinematográfica. Apesar de suas obras não serem tão reconhecidas, o cineasta possui talento.
Talento esse que já vem de família, tendo em vista que seu pai foi um dos maiores e melhores autores do mundo. Sendo assim, não esqueça de deixar o seu comentário caso queira compartilhar sua opinião sobre os filmes do cineasta!