Por Dentro da Tela

O tema de Central do Brasil

O que é tema e qual sua função num filme? É sob essa pergunta que analisei Central do Brasil.

Dirigido por Walter Salles, Central do Brasil é um dos filmes nacionais mais conhecidos internacionalmente.

No ano de sua exibição ganhou o Urso de Ouro, como melhor filme, e o Urso de Prata para Fernanda Montenegro, como melhor atriz, no Festival de Cannes.

Não só isso, também foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro e de melhor atriz também para Fernanda Montenegro.

Além disso, está em 11° no ranking da Associação Brasileira de Críticos de Cinema, dos 100 melhores filmes de todos os tempos.

Para se conseguir tudo isso, Central do Brasil teve que ser construído muito bem sobre seu tema.

Qual o tema de Central do Brasil?

Quando Fernanda Montenegro estava no set na estação Central do Brasil, algumas pessoas realmente sentaram e queriam o serviço de escrever e postar cartas para a família. Algumas dessas cenas estão no filme!

O tema é aquilo em que um filme se propõe em falar, em debater. Uma ideia que a obra sugere ao espectador. O filme pode encerrar o assunto em si, ou deixar para que o público continue o diálogo.

Uma pista muito importante para o tema de Central do Brasil são as cartas. Inclusive o filme foi inspirado numa carta real. Maria do Socorro Nobre, que inspirou a produção do longa, participa do filme, ela é a primeira cliente de Dora na primeira cena.

Para entender melhor sua história e em como tudo isso inspirou Central do Brasil, vale a pena assistir o documentário Socorro Nobre, também de Walter Salles.

Mas então, o que eu enxerguei com as cartas que fazia sentido no filme? Para mim o tema de Central do Brasil é a saudade.

Até porque o tema tem a função de unir as diferentes tramas dos personagens.

A função do tema no filme

Cada personagem é único num filme. Com seu passado, com seu modo de agir, pensar, etc.

Então o tema tem essa proposta de unir todos numa mesma unidade.

O garoto Josué, que acabou de perder sua mãe, tem saudades do seu pai que nem mesmo o conheceu. Por outro lado Dora, tem saudades de uma vida mais alegre, mais colorida, mais feliz que tinha no passado e que em algum momento se perdeu.

Prova disso é que vai chegando no final do filme e ela começa a usar batom, primeiro por um interesse, mas depois para se sentir bem.

Aos poucos ela vai se tornando mais sensível, como se estivesse com saudades dela mesma.

Aí quando ela está escrevendo sua carta para Josué, inclusive usando o vestido azul que ganhou do menino, ela diz: “tenho saudade de tudo”.

Créditos Finais

Você concorda que este é o tema de Central do Brasil? O que mais você enxergou no filme? Deixe nos comentários!


Assista também o vídeo que fizemos sobre o assunto:

Sair da versão mobile