Por Dentro da Tela

O relevante cinema de Amma Asante

Amma Asante é uma escritora, diretora e chanceler britânica da Norwich University of the Arts, que já recebeu vários prêmios, incluindo um BAFTA por seu primeiro filme A Way of Life, em 2004.

Desse modo, Amma tornou-se a primeira diretora negra a receber um BAFTA por escrever e dirigir o seu primeiro longa-metragem. Mas, além disso, o seu filme recebeu cerca de 17 prêmios ao redor do mundo todo.

Assim sendo, caso esteja interessado em conhecer um pouco mais sobre essa diretora que está conquistando o mundo com suas obras, continue lendo!

O início da carreira de Amma Asante

Amma Asante nasceu no dia 13 de setembro de 1969, em Londres. Embora tenha nascido na Inglaterra, os seus pais são originalmente de Gana. Sua mãe era uma empresária que possuía a sua própria linha de cosméticos e o seu pai recebeu um convite para trabalhar no Reino Unido.

A carreira de Amma já começou durante sua juventude, quando frequentou Barbara Speake Stage School em Acton, onde formou-se em dança e teatro.

Porém, a sua paixão por cinema começou a desenvolver-se quando Amma tornou-se uma atriz infantil e recebeu o seu primeiro papel na televisão, em Grange Hill da BBC, e em outras séries de televisão britânicas, incluindo Desmond’s e Birdsof a Feather.

Além disso, Asante também já foi apresentadora por um ano do Children’s Channel.

Já em sua adolescência, Amma deixou de lado sua carreira como atriz, para começar a trabalhar como roteirista.

O reconhecimento mundial

No centro, a diretora Amma Asante no set do filme Belle (2013). A obra foi inspirada na vida de Dido Elizabeth Belle.

Por volta de 1998, Asante fundiu a sua própria produtora, chamada de Tantrum Films, onde ela escreveu e produziu Brothers and Sisters, uma série da BBC.

Assim sendo, Amma aproveitou a sua produtora para estrear como diretora, ao lançar o seu primeiro longa-metragem, A Way of Life, em meados de 2004.

O filme de estreia da diretora ganhou uma série de prêmios, incluindo o Globo de Ouro e o BAFTA de Melhor filme.

Em 2013, a diretoria lançou o seu próximo filme, Belle, que também recebeu boas críticas e uma série de indicações em premiações importantes ao redor do mundo.

De acordo com a diretora, após ver em uma exposição, um quadro de Dido Elizabeth Belle, ela foi pesquisar mais sobre a história da nobre e decidiu fazer esse filme.

Mas, além disso, a diretora já realizou outros notáveis trabalhos, como por exemplo, o filme Um Reino Unido, que também obteve uma boa recepção da crítica. Amor em Tempos de Ódio e dirigiu também dois episódios da terceira temporada da série O Conto da Aia.

Amma Asante e as suas principais obras

Embora não tenha dirigido muitos filmes em sua carreira, é possível dizer que o cinema de Amma Asante é completamente relevante e importante para as indústrias cinematográficas, pois a cineasta consegue construir histórias por meio de seu olhar único, elaborando tramas que conseguem retratar a realidade a partir do seu ponto de vista.

Além disso, Asante também consegue trazer a tona temas importantes, como por exemplo, o racismo e sexismo, de uma forma sutil e envolvente.

Assim como também é possível notar que a diretora gosta de retratar drama e romance em suas obras.

Porém, também brinca um pouco com um suspense psicológico, como é visto em seu primeiro filme.

Desse modo, veja a seguir quais são os principais filmes da carreira de Amma Asante!

A Way of Life (2004)

Esse filme retrata a vida difícil de Leigh-Anne Williams, uma adolescente que é mãe de um bebê de 6 meses, vivendo em um apartamento que está em ruínas.

Belle (2013)

Essa é uma história real sobre Dido Elizabeth Belle, uma nobre que desempenhou um papel de extrema importância durante a abolição da escravatura na Inglaterra, durante o século 18.

Belle foi filha ilegítima de um capitão britânico da Marinha Real, com uma escrava africana. Porém, após a morte de sua mãe, ela acaba indo morar na Inglaterra, sendo criada por seu tio e tornando-se parte da aristocracia.

Assim sendo, a nobre apaixona-se por um advogado e ainda precisa lidar com todos os preconceitos fortemente presentes na sociedade inglesa.

Um Reino Unido (2016)

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, o príncipe Seretse Khama, do Botsuana, decide fazer uma viagem  para Londres com o objetivo de estudar direito.

Porém, ele acaba conhecendo uma jovem e ambos acabam se apaixonando e decidem se casar. No entanto, a união dos dois provoca uma grande agitação.

Amor em Tempos de Ódio (2018)

Esse filme foi inspirado em fatos reais, retratando a história de Lena, uma adolescente filha de uma mãe alemã e um pai negro, que vive na Alemanha durante o ano de 1944, com medo constante por causa da cor de sua pele.

Porém, ela acaba se apaixonando por Lutz, filho de um oficial nazista e membro da juventude hitlerista. No entanto, o casal está disposto a enfrentar todos os riscos para ficar junto e viver esse amor proibido.

Créditos Finais

Apesar de ainda não ser tão popular ao redor do mundo, Amma Asante é uma talentosa cineasta que, mesmo com poucos filmes, possui uma carreira brilhante e repleta de prêmios.

Os filmes de Asante são altamente relevantes para o cinema e, sem dúvida, merecem reconhecimento. A diretora, por sua vez, já mostrou que tem grande potencial e destreza para fazer filmes.

E, portanto, é considerada como uma das cineastas mais promissoras atualmente. De fato, vale à pena conferir as obras da cineasta e tirar suas próprias conclusões.

E quanto a você, já conhecia algum filme da diretora? Qual é o seu favorito? Deixe um comentário contando qual é a sua opinião!

Sair da versão mobile