Por Dentro da Tela

O que é filme Cult?

Filme Cult. Só de ouvir é provável que você tenha pensado em alguns, mas o que faz um filme ser Cult?

Uma obra pode ser chamada de filme Cult ou clássico Cult, se for mais antigo. Independente do ano de sua produção, existem algumas características comuns que todos esses trabalhos compartilham.

As características de um filme Cult

Eraserhead, escrito e dirigido por David Lynch, é considerado um clássico cult. No filme, Henry e Mary têm um bebê que nasceu prematuro e é desumano. Quando a mãe os abandona por não conseguir suportar seu terrível aspecto, Henry deve se esforçar para cumprir seu papel de pai solteiro.

Para um filme ser Cult ele precisa de fãs. Mas não qualquer tipo de fã, ele precisa de pessoas dedicadas que o cultuem e que falem dele para outras pessoas.

É assim que um filme cult nasce. Ele não tem uma boa bilheteria no seu lançamento, mas com sua pequena base de fãs devotos ele vai conquistando mais público e ganhando seu status.

Um filme cult necessariamente é subversivo. E isso significa que ele vai de encontro ao jeito clássico de contar uma história, que é o que vemos na maioria dos filmes.

Como Hollywood em grande parte tem seu olhar voltado ao cinema como uma indústria lucrativa, existe uma maneira de contar uma historia que seja entendida e aceita pela maioria da população.

Como são filmes com uma linguagem facilmente perceptiva, os filmes do mainstream, ou seja, os filmes populares da mídia principal não são considerados Cult.

Para um filme ser Cult de verdade ele precisa causar uma reflexão no espectador. Essa reflexão pode ser revertida como não entendimento da obra, mas a intenção é essa mesmo.

Você não precisa entender um filme Cult, você precisa sentir a experiência de assistir algo que o desafie.

É por isso que estes filmes geralmente são experimentais e considerados trash, porque fogem das convenções clássicas de se contar uma história.

Créditos Finais

Aquarius, escrito e dirigido por Kleber Mendonça Filho, é considerado um filme Cult. No filme, uma jornalista aposentada defende seu apartamento, onde viveu a vida toda, do assédio de uma construtora. O plano é demolir o edifício Aquarius e dar lugar a um grande empreendimento.

Gostar de filmes cult não torna a pessoa mais cinéfila que a outra, pelo contrário, os cultistas de filmes underground são responsáveis por fazer outros cinéfilos a pensar fora da caixa e apresentar um mundo novo de obras audiovisuais.

Há quem diga que os filmes cult morreram com a facilidade de distribuição destas obras.

Se você gosta de um filme considerado cult comenta aqui embaixo.

Assista também o vídeo que fizemos em nosso canal sobre o assunto.

Sair da versão mobile