O polêmico cinema de Bernardo Bertolucci

Bernardo Bertolucci alcançou a fama por volta dos anos 1970, com o seu filme “1900”, que retrata a luta de classes na Itália. Porém, foi com o “Último Tango em Paris”, que conquistou um escândalo mundial e seu cinema passou a obter mais mérito.

O cineasta era atraído pela pesquisa e pelas relações das pessoas com a história. É tido como um dos poucos cineastas italianos que conseguiu desenvolver bem sua carreira no exterior, continue lendo para conhecer mais sobre sua história!

Bernardo Bertolucci

Bernardo Bertolucci nasceu no dia 16 de março de 1941, em Parma, que fica a nordeste da Itália. Filho de um poeta, professor de história da arte e crítico de cinema, Bertolucci cresceu em um ambiente rico e intelectual.

Com o passar do tempo, a influência de seu pai fez com que Bertolucci começasse desde pequeno a gostar de filmes. O jovem garoto acompanhava os filmes nas sessões de cinema e, aos 15 anos, ganhou de presente de seu pai uma câmera 16mm.

Aos 19 anos, publicou um livro de poesias, “Em Busca do Mistério”, que recebeu o Prêmio Viareggio, um dos mais importantes prêmios literários da Itália. E, por volta dos 20 anos, começou a dar os primeiros passos em sua carreira cinematográfica.

Em Roma, onde estudava literatura, conheceu Pier Paolo e passou a ser o seu assistente de direção no filme Accattone – Desajuste Social. Mas, deixou a Universidade de Roma para dedicar-se a sua carreira como diretor.

O seu primeiro longa-metragem independente foi A Morte, mas obteve reconhecimento a partir de 1964, com o seu segundo longa Antes da Revolução, que até mesmo participou do famoso Festival de Cannes.

Início da carreira

Maria Schneider e Marlon Brando em Último Tango em Paris (1972)

O sucesso mundial veio com o seu filme polêmico, O Último Tango em Paris, que chegou a concorrer ao Oscar de Melhor Diretor e possibilitou que ele filmasse alguns anos depois, 1900, um longa ambicioso que viria a se tornar um dos grandes clássicos do cinema.

O filme que retrata a história da luta de classes por meio do destino de dois amigos de infância em meados do século XX conta com um prestigiado elenco internacional. Nomes como Robert De Niro, Gérard Depardieu, Burt Lancaster e Dominique Sanda, fazem parte do elenco.

Já em La Luna, o cineasta demonstrou um pouco sobre sua paixão e fascínio pela psicanálise. Porém, sua consagração verdadeira veio com O Último Imperador, que recebeu nada menos que 9 estatuetas do Oscar em 1988.

Inclusive, deu ao cineasta o Oscar de melhor filme, melhor diretor e melhor roteiro adaptado. O longa a respeito da vida do último imperador chinês foi um sucesso imediato e estrondoso em todos os cantos do mundo.

Os últimos filmes do cineasta são mais intimistas e abordam temas sobre relacionamentos e sentimentos, como Beleza Roubada e Assédio.

Em uma entrevista à AFP em 2013, Bertolucci disse que provavelmente permaneceria nos corações dos amantes do cinema como aquele que “descobria jovens atrizes”.

Afinal, ele foi o responsável por escalar em seus filmes nomes que hoje são mais conhecidos, como Dominique Sanda, Maria Schneider, Liv Tyler e Eva Green.

O cineasta faleceu aos 77 anos de idade, em Roma, no final de 2018. Até hoje não se sabe ao certo quais foram as causas da morte, mas acredita-se que seja devido a um câncer de pulmão.

Melhores filmes da carreira de Bernardo Bertolucci

É possível afirmar que poucos são os cineastas que demonstram tanta versatilidade, mantendo sempre sua marca autoral, como Bernardo Bertolucci. Parte da chamada Era de Ouro do cinema italiano, o cineasta alcançou prestígio dentro e fora de seu país.

A princípio, com filmes herdeiros diretos do neorrealismo, repletos de críticas políticas, como uma resposta ao fascismo. Até que conquistou os solos de Hollywood, com suas tramas mais comerciais e atores famosos nos Estados Unidos.

Ao longo de 20 filmes, mais ou menos, Bertolucci abordou tramas cheias de teor político, assim como também promoveu ensaios existenciais.

Veja logo abaixo quais são algumas das principais obras desse cineasta italiano!

1900 (1976)

O filme faz uma retrospectiva histórica da Itália desde o início do século XX até o término da Segunda Guerra Mundial, através da vida de Olmo, filho bastardo de camponeses, e Alfredo, herdeiro de uma rica família de latifundiários.

Apesar de ambos serem amigos desde a infância, são colocados em diferentes lados devido as suas origens sociais. Com base em um intenso cenário político que marcou a Itália e o mundo nas primeiras décadas do século XX.

O Conformista (1970)

Em 1938, em Roma, Marcello aceita um trabalho para Mussolini e flerta com uma atraente jovem, o que faz com que ele fique cada vez mais conformista. Então, Marcello decide viajar a Paris em sua lua de mel.

Lá aproveita para cumprir um trabalho designado por seus chefes: ficar de olho num professor que fugiu da Itália assim que os fascistas assumiram o poder no país.

O Último Imperador (1987)

A saga de Pu Yi, o último imperador da China, que foi declarado imperador com apenas três anos de idade e viveu preso na Cidade Proibida até ser deposto pelo governo revolucionário, onde pela primeira vez na vida, viu o mundo, quando tinha 24 anos.

Nesta época, virou um playboy, mas logo teria um papel político quando virou um pseudo-imperador da Manchúria, quando foi invadida pelo Japão. Feito prisioneiro pelos soviéticos, Pu Yi retorna à China como prisioneiro político por volta de 1950.

Último Tango em Paris (1972)

Enquanto procura por um apartamento em Paris, um americano, cuja esposa cometeu suicídio há pouco tempo, conhece uma jovem bela. No mesmo instante, um deseja o outro e iniciam um longo relacionamento sexual.

Mas, de forma anônima, em que eles nem sequer sabem qual o nome um do outro, ao passo que as coisas começam a fugir de controle.

Antes da Revolução (1964)

Parma, 1964. Fabrizio é um jovem de 22 anos que está passando por uma fase de indecisão política e afetiva. Apesar de renegar a burguesia, ele não está à vontade com o movimento revolucionário, pois se considera à frente das ideologias da esquerda, ao mesmo passo que vive um amor conturbado com sua tia.

Créditos Finais

Como você pôde ver nesse conteúdo, Bernardo Bertolucci foi um grande cineasta italiano que fez sucesso tanto dentro quanto fora de sua casa. É considerado como um dos poucos cineastas estrangeiros a conquistar uma carreira sólida em Hollywood.

Os seus filmes que ainda hoje são vistos como clássicos polêmicos, são atemporais e abordam temas impactantes. Por fim, o que você achou desse conteúdo? Já conhecia as obras desse diretor? Então não esqueça de deixar o seu comentário e enviar esse artigo para seus amigos também!

Picture of Por Dentro da Tela

Por Dentro da Tela

O Por Dentro da Tela é um canal dedicado à análise e discussão de filmes, séries e animes.

Posts Relacionados

Novidades

Podcast

Redes Sociais

Rolar para o topo