Anna Melikian é uma cineasta que tem feito sucesso em seu país e, aos poucos, também vai ganhando o resto do mundo. A diretora, apesar de não ser nova no ramo, ainda não é tão conhecida entre os outros países.
No entanto, isso aos poucos tem mudado, conforme expande sua influência para o exterior. Portanto, ficou curioso para conhecer um pouco mais sobre a carreira e trabalhos dessa cineasta? Então continue lendo!
Anna Melikian e os primeiros passos no cinema
Anna Melikian nasceu em 8 de fevereiro de 1976 em Baku, mas cresceu em Yerevan. Quando tinha por volta de 17 anos, ela foi morar em Moscou e, em meados da década de 1990, ela começou a trabalhar para a televisão.
Anna Melikian escrevia roteiros para comerciais e programas de televisão, chegou até mesmo a trabalhar na equipe de Eugene Ginzburg. Ela até participou da criação de “Luzes de Natal” e shows.
Em 2002, ela formou-se na Universidade Estadual de Cinematografia de Moscou e, logo em seguida, começou a realizar os seus trabalhos. No inicio dos anos 2000, ela chegou a participar do lançamento do programa “Gude” (TVZ).
Dois anos depois, Melikian realizou o primeiro longa, Mars, que estreou no Festival de Cinema de Berlim. Porém, foi em 2007, ao lançar Rusalka, que a diretora conseguiu obter reconhecimento.
O seu segundo longa-metragem venceu o primeiro de Melhor Diretor no Festival de Cinema de Sundance, além de ter sido indicado ao Oscar em 2008, pela Rússia. Já com o seu próximo filme, Zvezda, Anna ganhou o Prêmio de Melhor Diretor no Festival Kinotavr.
Com o filme Pro lyubov, de 2015, Anna Melikian recebeu o prêmio de Melhor Filme e o prêmio de júri de distribuidoras de filmes no Kinotavr. Além disso, a revista estadunidense, Variety mencionou Anna como uma das dez diretoras mais promissoras do mundo.
Melikian, por sua vez, até assumiu funções a sua própria produtora de filmes e séries de TV, Magnum.
Filmes notáveis da Anna Melikian
De acordo com a própria Anna Melikian, os seus filmes são femininos e ela não tem vergonha nenhuma disso. No cinema contemporâneo russo, o nome da cineasta é um dos mais citados.
A cineasta começou a ganhar o apreço tanto do público quanto da crítica com o seu filme Mars, que estreou há mais de 15 anos.
Vencedora do grande prêmio do Festival de Cinema de Berlim e do Festival Kinotavr, também conhecido como Festival de Cinema Aberto Russo de Sochi. A diretora parece saber como combinar tramas com significados mais complexos.
Mas, sem deixar de lado os aspectos mais simples, além de aliar famosos com os mais novos atores. E, além disso, a diretora também ganha destaque por não ter medo de ousar e experimentar novos temas e gêneros de filmes.
Sendo assim, não é para menos que se tornou uma das cineastas russas mais apreciadas do país. Confira logo abaixo alguns dos trabalhos mais notáveis da carreira de Anna Melikian, para entender melhor sobre as suas obras!
Pro lyubov (2015)
O filme retrata a relação entre homens e mulheres muito bem apresentadas em Moscou. A narrativa desse filme é como se fosse uma palestra sobre o amor, contando mais de cinco histórias de amor entre casais que fingem que suas relações são especiais.
Rusalka (2007)
Alisa era uma jovem garota que morava em uma cidade próxima do litoral. Ela cantava no coral, o seu sonho era ser uma bailarina e ela tinha o dom de transformar qualquer desejo em realidade.
Durante os seus seis anos, ela parou de falar e começou a frequentar uma escola especial. Aos 17, foi morar em Moscou e acabou por conhecer um homem que tinha um desejo profundo de ser salvo e protegido.
Sem saber que sua vida mudaria para sempre, Alisa decidiu ajudar esse homem.
Feya (2020)
O criador de um dos melhores jogos de realidade virtual está certo de que tem controle sobre a sua vida. Porém, um encontro casual com uma jovem ativista o faz perceber que o mundo é maior e mais complexo que as suas noções.
Zvezda (2014)
Masha é uma jovem que tem o grande desejo de ser uma estrela, para isso ela economiza dinheiro para fazer uma cirurgia plástica. Além disso, ela frequenta castings e cuida de um velho sozinho para ganhar dinheiro.
Por outro lado, Rita é uma mulher madura e amante do vice-ministro, cujo desejo é engravidar e casar com ele. Enquanto Kostya, filho do vice-ministro, enfrenta um grande conflito com seu pai e Rita, mas ficou apaixonado por Masha ao conhecê-la.
Troe (2020)
Três pessoas com vidas diferentes estão ligadas de um jeito misterioso. Uma adolescente de 15 anos incompreendida, sua madrasta arrogante e uma jovem atriz sem talento, mas otimista, têm os seus destinos entrelaçados.
Créditos Finais
Apesar de ainda não ser um nome tão conhecido em outros países, na Rússia e arredores da Europa, Anna Melikian já é uma figura notável do cinema. Se continuar dirigindo filmes como esses, é provável que sua fama se expanda.
Afinal, a diretora tem talento e exibe isso através de suas obras que são muito agradáveis de assistir. Por fim, o que você achou desse conteúdo? Já ouviu falar sobre essa diretora? Qual a sua opinião sobre os seus filmes? Não esqueça de deixar o seu comentário!