O intrigante cinema de Alejandro Iñárritu

O cineasta Alejandro Iñárritu já foi duas vezes vencedor do Oscar de Melhor Diretor. É bem provável que você já tenha ouvido falar ou conheça Birdman e O Regresso, os seus filmes mais famosos.

Sem dúvida, o mexicano é um dos poucos cineastas que gosta de retratar temas mais polêmicos em suas obras. Porém, não como uma estratégia para se auto promover.

Na realidade, Iñárritu busca sempre contemplar personagens que sofrem com certa descriminalização e também são marginalizados.

Desse modo, não é de se surpreender que o mesmo já tenha conquistado não somente duas estatuetas como melhor diretor. Mas também o apreço do público e sucesso da crítica.

Ficou interessado para conhecer um pouco mais sobre esse cineasta e as suas obras marcantes? Então continue lendo!

A vida e carreira de Alejandro Iñárritu

Alejandro Gonzalez Iñárritu nasceu no dia 15 de Agosto de 1963, na Cidade do México, o mais jovem dos seus sete irmãos.

Aos 16 anos de idade, Alejandro foi expulso da escola que frequentava por mau comportamento. Então, decidiu fugir para Acapulco com uma garota, mas retornou para a Cidade do México cerca de uma semana depois.

O seu primeiro trabalho foi como marinheiro em barcos de carga, onde navegou nas regiões da Europa e África. Sendo assim, Iñárritu ficou um ano na Europa e essas viagens foram responsáveis por influenciá-lo como cineasta.

Iñárritu voltou para sua cidade Natal e formou-se em comunicação em uma das universidades mais prestigiadas do México. Por volta de 1984, Alejandro deu início a sua carreira profissional em uma emissora de rádio mexicana, WFM.

Entre 1988 e 1990, Alejandro dedicou-se a sua primeira paixão: a música. Ele compunha trilhas sonoras para alguns filmes mexicanos, até que conheceu Guillermo Arriaga, com quem desenvolveu uma longa parceria.

Sendo assim, Iñárritu viajou para os Estados Unidos com o objetivo de estudar cinema e, ao retornar para o México, produziu 11 curtas junto com Arriaga.

Então, depois de três anos, ambos decidiram unir três dessas histórias para fazer o longa metragem Amores Brutos.

O filme foi um sucesso internacional e ganhou uma série de prêmios nos festivais de Cannes e Chicago, além de receber uma indicação ao Oscar como Melhor Filme Estrangeiro.

O sucesso em Hollywood

Alejandro Iñárritu em 21 Gramas (2003). Naomi Watts, que interpreta Cristina Peck no longa, aceitou participar do filme antes mesmo de ler o roteiro.

Desse modo, devido ao sucesso de seu filme anterior, o diretor retornou aos Estados Unidos para dirigir o filme 21 Gramas. E, em seguida, Babel, lançado por volta de 2006. Após o lançamento desse filme, Iñárritu rompeu sua parceria com o roteirista Arriaga. Muitos pensaram que aquele seria o fim da carreira do cineasta.

No entanto, pouco a pouco, o cineasta mexicano tornava-se conhecido ao redor do mundo. Pois mais uma vez, o filme de Iñárritu foi bem aclamado pela crítica e recebeu diversas indicações, incluindo o Globo de Ouro de Melhor Filme, e venceu.

Porém, foi por volta de 2014 que o cineasta conseguiu, de fato, imprimir sua marca em Hollywood e tornar-se conhecido, ao dirigir o filme estrelado por Michael Keaton, Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância).

O filme foi um sucesso estrondoso entre o público e a crítica, garantindo ao diretor o seu primeiro Oscar de Melhor Diretor e Melhor Roteiro.

Um ano depois, Iñárritu dirigiu outro filme que também foi um grande sucesso comercial e de crítica. O Regresso, estrelado por Leonardo DiCaprio recebeu o Oscar de Melhor Fotografia, Melhor Ator para o DiCaprio e também rendeu ao Alejandro o seu segundo Oscar consecutivo de Melhor Diretor, além de vários outros prêmios.

No momento, Alejandro Iñárritu tem trabalhado em seu mais novo projeto, Limbo, que ainda não teve a data de lançamento divulgada, mas as gravações estão acontecendo na Cidade do México.

Principais filmes de Alejandro Iñárritu

Sem dúvida, Alejandro Iñárritu nos apresenta filmes dramáticos que retratam de forma fiel a sociedade que vivemos, com bastante diversidade social e cultural. As suas obras possuem um grande vigor, além de originalidade.

Os personagens marginalizados e discriminados por essa sociedade, com temas e ambientes que são um incômodo com os mais diversos problemas.

Ao retratar várias questões que, em sua maioria, são polêmicas e pouco debatidas, Iñárritu consegue fazer com que as suas obras forneçam mais visibilidade para tais assuntos, além de contribuir para que a sociedade possa estar mais aberta para discutir os temas.

Sendo assim, confira a seguir quais são as obras mais populares da carreira de Alejandro Iñárritu!

Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) (2014)

Riggan Thomson é um ator que ficou famoso por interpretar um super-herói por mais de 20 anos. Porém, quando recusou-se a gravar o quarto filme, sua carreira começou a desmoronar. Com o objetivo de recupera-la, ele decide dirigir, roteirizar e estrelar a sua própria adaptação de uma peça já consagrada da Broadway.

O Regresso (2015)

Hugh Glass é um caçador que foi abandonado no meio da floresta por seu companheiro, após ter sofrido com o ataque de um urso. Embora esteja ferido, Hugh sobrevive e deseja vingar-se.

Amores Brutos (2000)

Três personagens têm suas histórias entrelaçadas por causa de um acidente de carro. Chivo é um mendigo que deseja retornar para a sua família, Daniel deixou a sua esposa para fugir com uma modelo e Octavio é um dono de um cachorro que faz lutas clandestinas e deseja fugir com a sua cunhada.

Babel (2006)

Quatro grupos de pessoas de continentes diferentes se reúnem após um acidente, incluindo uma casal estadunidense, dois jovens marroquinos, uma adolescente japonesa e seu pai, e uma menina mexicana.

21 Gramas (2003)

Paul Rivers possui uma doença terminal, porém, sua vida começa a mudar quando acontece um acidente de carro envolvendo um ex-presidiário e o marido de Cristina Peck, que perde toda a sua família nesse acidente.

Créditos Finais

Leonardo DiCaprio e Alejandro no Oscar em 2016.

Junto de seus conterrâneos Guillermo del Toro e Alfonso Cuarón, Alejandro Iñárritu faz parte do famoso trio de cineastas mexicanos que fizeram história na premiação do Oscar.

As obras de Iñárritu possuem uma singularidade única, a qual somente o diretor conhece a fórmula e sempre a usa em suas tramas bem elaboradas e que retratam de assuntos importantes presentes em nossa sociedade.

Após O Regresso, o diretor ficou sem fazer nada por um tempo, mas agora já está dirigindo seu próximo filme que ainda permanece um mistério para todos que foi intitulado de “Limbo”.

Por fim, qual é a sua opinião em relação ao mais novo filme do diretor? Possui alguma teoria a respeito? Está ansioso para assistir? Então, não esqueça de deixar um comentário!

Picture of Por Dentro da Tela

Por Dentro da Tela

O Por Dentro da Tela é um canal dedicado à análise e discussão de filmes, séries e animes.

Posts Relacionados

Novidades

Podcast

Redes Sociais

Rolar para o topo