Michael Mann é conhecido como um dos diretores mais consagrados devido às suas cenas de ação. Aliás, é impossível falar sobre o cineasta sem que venha em mente as cenas de ação muito bem construídas em seus filmes.
Mas, não apenas por isso, é possível também afirmar que o seu cinema policial influenciou muitos filmes do gênero, a partir da década de 90.
O início da carreira de Michael Mann
Michael Kenneth Mann, nasceu no dia 5 de fevereiro de 1943, em Chicago, Illinois. Ainda quando criança, Mann desenvolveu uma grande amor por cinema e, dessa forma, já havia decidido qual caminho seguir na vida.
Mudou-se para Londres, onde estudou na Escola Internacional de Cinema de Londres. Durante esse período, ele trabalhou como roteirista de programas de televisão, ao lado de Alan Parker, Ridley Scott e Adrian Lyne.
Em 1968, ele produziu o seu primeiro documentário, Insurrection. Após divorciar-se de sua esposa, Mann retornou para os Estados Unidos em 1971, onde produziu outro documentário, 17 Days Down the Line.
Sendo assim, no inicio da década de 80, o cineasta realizou alguns filmes medianos, incluindo A Fortaleza Infernal, e o Caçador de Assassinos, primeiro filme que o psiquiatra canibal, Dr. Hannibal Lecter aparece.
Porém, nesse filme o seu sobrenome é Lektor, e o personagem é interpretado por Brian Cox. Nessa história, Hannibal tem um papel secundário e aparece poucas vezes em cena, mas foi considerado como um dos melhores suspenses da época.
No entanto, o diretor começou a obter mais reconhecimento a partir do seu filme, O Último dos Moicanos. Embora o sucesso de bilheteria não tenha sido tão grande, o filme foi elogiado pela crítica especializada, ainda mais por retratar bem o tema indígena.
A sua consagração como diretor, porém, veio somente em 1995, quando dirigiu duas lendas do cinema, Robert De Niro e Al Pacino, no clássico Fogo Contra Fogo. O thriller policial foi um sucesso de público e crítica.
Consagração como diretor
Embora não tenha ganhado nenhum prêmio importante, Fogo Contra Fogo é considerado como um dos filmes mais influentes do gênero. Além disso, serviu de inspiração para inúmeras outras obras a partir de então.
Inclusive, o próprio Christopher Nolan disse que inspirou-se nesse filme para construir o cenário e história de Gotham City, em Batman: O Cavaleiro das Trevas. Sendo assim, quatro anos depois, Mann trabalhou mais uma vez com Al Pacino, em O Informante.
Mais um sucesso do diretor que, dessa vez, o filme foi indicado para as categorias do Oscar de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator. O próximo filme de Mann, Ali, também foi um sucesso, fazendo com que Will Smith recebesse uma indicação ao Oscar como Melhor Ator.
A partir desse ponto, Michael Mann já construiu para si uma carreira sólida e consagrada em solos hollywoodianos. O cineasta dirigiu alguns outros suspenses policiais, incluindo Colateral e Miami Vice, inspirado na série de televisão.
Em 2009, Michael Mann dirigiu Inimigos Públicos, com Johnny Depp. O filme também obteve uma boa recepção da crítica. O seu último filme foi lançado em 2015, Hacker, com Chris Hemsworth no papel principal.
Há algumas notícias de que atualmente Michael Mann está dirigindo um filme sobre Enzo Ferrari, o qual Hugh Jackman irá interpretar. O filme está em sua fase de pré-produção, e a estimativa é de lançar em 2022.
Além se seu trabalho como diretor, Michael Mann também já trabalhou como ator, roteirista e produtor. Inclusive, no seriado Miami Vice de 1984, ele foi roteirista de um dos episódios.
O tema policial de Michael Mann
Michael Mann é um diretor de gênero, está claro que as suas obras possuem algo em comum, que é o gênero de suspense policial. Além dos personagens obcecados em suas atividades.
No entanto, a estética de seus filmes, a ambientação do cenário urbano e as bem ensaiadas cenas de ação também são pontos marcantes. Esses são apenas alguns dos aspectos que serviram como influência para outros filmes do mesmo gênero surgir, a partir da década de 90.
O diretor também tem o costume de ele mesmo operar a câmera na fotografia de seus longas, porém, em alguns ele optou pelo uso do formato digital. Embora não tão premiado, não há dúvidas de que tornou-se um diretor cultuado por seus trabalhos.
Portanto, confira logo abaixo quais são os títulos que mais marcaram a carreira do cineasta!
Fogo Contra Fogo (1996)
Um grupo de ladrões profissionais roubam mais de um milhão de reais e acabam matando três policiais durante o assalto. Dessa forma, um detetive da divisão de roubo e homicídio assume o caso, onde pretende impedir que a quadrilha continue roubando, mas possui poucas pistas.
O Informante (1999)
Após uma tentativa de entrevistar Jeffrey Wigand, ex-executivo de uma indústria de tabaco, o produtor de TV começa a suspeitar que existe um motivo para o silêncio de Wigand. Então, o produtor tenta fazer com que Wigand revele os segredos a respeito da indústria.
O Último dos Moicanos (1992)
Durante o século 18, os Estados Unidos é palco da guerra entre os franceses e ingleses. Em meio à todo esse caos, um homem branco que foi criado por índios faz o que pode para defender a sua tribo de ataques.
Ali (2001)
Cassius Clay sempre foi um grande boxeador, além de um homem articulado e inteligente. Porém, pegou a todos de surpresa quando decidiu se converter ao Islamismo e mudou o seu nome para Muhammad Ali.
Colateral (2004)
Max é um taxista que está trabalhando à noite, quando pega como passageiro Vincent, um assassino de aluguel que pretende completar um plano de um cartel do narcotráfico. Max se vê obrigado a seguir as ordens de Vincent enquanto despista os policiais e o FBI.
Créditos Finais
Michael Mann é sem dúvida um dos diretores responsáveis por inovar o gênero thriller policial e abrir as portas para que outras obras pudessem se inspirar. Afinal, quando o assunto é boas doses de ação, o nome do cineasta é um dos primeiros que vêm em mente.
Sendo assim, o que você acha sobre os filmes do diretor? Qual é o seu favorito? Não esqueça de deixar o seu comentário!
Assista nossa playlist sobre os Grandes Cineasta do cinema: