O cinema de Alejandro Amenábar

Diretor de Os Outros e Mar Adentro, Alejandro Amenábar é um dos mais conhecidos na Espanha e ao redor do mundo. Suas obras são sempre impactantes e instigam o espectador a continuar assistindo até o fim.

Com uma série de prêmios em sua trajetória, não é à toa ser um dos maiores diretores de hoje em dia. Sendo assim, caso queira conhecer um pouco mais sobre Amenábar e quais são as suas principais obras, continue lendo!

Alejandro Amenábar e o seu sucesso no cinema

Alejandro Amenábar nasceu no dia 31 de março de 1972, em Santiago, Chile, filho de uma espanhola com um chileno. Por causa dos conflitos políticos que eclodiam no Chile, sua família mudou-se para a Espanha, quando ele tinha não mais do que 1 ano de idade.

Por volta de 1990, iniciou os seus estudos na Faculdade de Ciências de Informação na Universidade de Madrid. Porém, Amenábar queria mesmo era seguir carreira no cinema, por isso desistiu do curso para correr atrás de sua real paixão.

Com apenas 19 anos, fez o primeiro curta-metragem: “La Cabeza”, que recebeu um prêmio da associação independente de cineastas amadores. Em 1992, dirigiu, produziu, atuou e, compôs a trilha sonora do filme Himenóptero.

Por esse trabalho, recebeu o prêmio de Melhor Curta-Metragem nos festivais de cinema da Espanha. Foi apenas em 1996, no entanto, que Amenábar obteve mais prestígio, ao lançar o seu primeiro longa.

Morte ao Vivo obteve um bom sucesso comercial e fez com que o cineasta ficasse mais conhecido na Espanha, e ganhou cerca de 7 prêmios Goya. Um ano logo em seguida, lançou o seu filme Preso na Escuridão, com Penélope Cruz e Eduardo Noriega.

Dessa vez, Amenábar conquistou não só a Espanha, como o resto do mundo também. Inclusive, a sua obra ganhou um remake em 2001, Vanilla Sky, estrelado por Tom Cruise e Penélope Cruz no mesmo papel.

Nesse mesmo ano, o cineasta produziu o seu primeiro filme inglês: Os Outros, é um thriller que se passa no final da Segunda Guerra Mundial. Estrelado por Nicole Kidman e com um final surpreendente, o filme foi um grande sucesso de crítica.

Chegou até mesmo a receber 8 prêmios Goya, a mais importante premiação espanhola, incluindo o de Melhor Filme e Melhor Roteiro.

O êxito internacional

Cena de Os Outros (2001). Nicole Kidman foi indicada ao Globo de Ouro por esse trabalho.

Afinal, fazer um filme de terror ou suspense não é uma tarefa tão fácil assim. Isso porque a maioria dos diretores caem na mesmice que tornou-se uma das grandes armadilhas do gênero: o óbvio.

Fugir do óbvio é, no entanto, complicado, uma vez que os ingredientes do sucesso comuns nesse gênero andam lado a lado.

Mas, é preciso muito mais do que bons sustos, sangue, gritos e assassinos em série para fazer com uma obra seja, de fato, marcante. O público de hoje é mais exigente que o da década de 80, fórmulas como a que Halloween constituiu, já foram usadas e reusadas várias vezes.

Com isso, a maioria das fórmulas do terror tornou-se desgastada com o tempo, embora até um tempo atrás fizessem sucesso. Para surpreender, era preciso ir além e, de fato, dar ao público algo pelo qual não esperavam.

Com o thriller que completou 20 anos em 2021, Os Outros segue sendo um dos maiores do seu gênero. A sua fórmula ainda funciona muito bem, ainda mais para aqueles que nunca tiveram um contato com o filme antes.

Apesar de já ser reconhecido em solos internacionais, foi em 2004 que obteve a sua consagração. O filme Mar Adentro, é um drama que rendeu ao cineasta uma série de prêmios, como o Globo de Ouro para Melhor Filme Estrangeiro e Oscar para essa mesma categoria.

No momento, o diretor está encarregado de dirigir a nova série original da AMC Studio e Mivistar+. A série é inspirada no romance El Tesoro del Cisne Negro, de Paco Roca e Guillhermo Corral.

Nessa obra, uma das principais companhias de caça ao tesouro do mundo chama a atenção da opinião pública após anunciar a descoberta do maior tesouro submarino.

Filmes de Alejandro Amenábar

Os filmes de Alejandro Amenábar têm algo de singular, um toque único e com temas envolventes. Sem dúvida, o diretor transita entre os gêneros, desde ficção até thriller e terror.

No entanto, mesmo numa simples história de fantasma, Alejandro consegue dar um plot twist que deixa os espectadores espantados. Veja logo abaixo algumas de suas principais obras.

Mar Adentro (2004)

Ramón Sampaio é um homem que luta para ter o direito de colocar um fim à sua própria vida. Quando era mais novo, ele sofreu um acidente que deixou-o tetraplégico.

Preso em uma cama por 28 anos, Ramón ainda é um homem lúcido e muito inteligente que deseja tirar sua vida. Mas, para isso precisa lutar na justiça para obter esse direito, fazendo com que tenha problemas com a igreja, seus familiares e a sociedade.

Os outros (2001)

Durante a Segunda Guerra Mundial, Grace se isola com os seus filhos em uma mansão que fica numa ilha deserta. Enquanto aguarda o retorno do marido dos campos de batalha, Grace passa a presenciar estranhos acontecimentos na mansão, o que a leva acreditar que está sendo assombrada por fantasmas.

Morte ao Vivo (1996)

Ángela é uma estudante de cinema que acaba por encontrar um vídeo caseiro. Ao assistir, ela vê uma garota que é torturada até a morte e logo descobre que essa menina, na verdade, é uma antiga aluna de sua faculdade.

Preso na Escuridão (1997)

Cesar, é um rapaz jovem e belo que tinha tudo na vida, uma carreira promissora, uma casa grande, carros caros e uma fila de mulheres para ficar com ele. No entanto, sua vida vira de cabeça para baixo após sofrer um acidente de carro que deixa o seu rosto com uma cicatriz e ainda vai preso.

Alexandria (2009)

Hypatia era uma mulher à frente de seu tempo, uma matemática, filósofa e astrônoma que lecionava na Acadenja Neoplatônica. Porém, nessa época, as mulheres não podiam ter acesso ao conhecimento, tampouco ensinar à outras pessoas.

Créditos Finais

Como você pôde ver, Alejandro Amenábar é um diretor de talento, os seus filmes são amplamente prestigiados em Hollywood e, também ao redor do mundo. A série que está trabalhando marca sua estreia na televisão.

Pelo o que já se conhece sobre suas produções anteriores, então as expectativas estão boas para sua série. E você, está ansioso para assistir o novo trabalho do diretor? Você gosta dos seus filmes? Não esqueça de compartilhar sua opinião conosco!

Picture of Por Dentro da Tela

Por Dentro da Tela

O Por Dentro da Tela é um canal dedicado à análise e discussão de filmes, séries e animes.

Posts Relacionados

Novidades

Podcast

Redes Sociais

Rolar para o topo