Quais os principais papeis na carreira de Viola Davis? É com essa pergunta que vamos conhecer um pouco mais sobre essa brilhante atriz!
Os primeiros anos no cinema
Com 55 anos de idade, Viola Davis é uma das principais atrizes da atualidade. Sendo a primeira atriz negra a ganhar a Tríplice Coroa da Atuação, ou seja, os principais prêmios de atuação no teatro, no cinema e na TV.
Suas primeiras aparições no cinema foram em pequenos papéis, até que em 2002 sua atuação em Voltando a Viver chamou a atenção para seu trabalho.
Nos anos seguintes, sem papeis que lhe dessem mais destaque, Viola Davis chegou a contracenar com Maryl Streep no filme Dúvida de 2008.
Mas a carreira da atriz foi construída no teatro. Nessa época ela já era conhecida nos palcos ganhando o Tony Awards em 2001 e outro em 2010.
Os principais filmes de sua carreira
Foi então que em 2011 estrelou Histórias Cruzadas. Um importante filme que retrata a relação entre mulheres negras com suas patroas brancas.
Dirigido por Tate Taylor, o longa conta a história de como Aibileen e Skeeter escreveram um livro que foi a resposta para o racismo da época. Apesar de não ser baseado em personagens reais, o contexto social da época, o preconceito e a luta pelos direitos civis dos negros são acontecimentos reais.
Histórias Cruzadas foi muito criticado. Porque apresenta um conceito chamado white savior, que é quando uma pessoa branca resolve problemas raciais. A própria Viola, depois, questionou a dinâmica final do filme dizendo que a historia foi narrada na perspectiva de uma personagem branca.
Viola Davis foi indicada ao Oscar por esse papel.
Já em Um Limite Entre Nós de 2016, Viola Davis interpreta Rose. O filme é uma adaptação da peça Fences escrita por August Wilson.
Viola Davis conseguiu mostrar toda sua amplitude emocional. Vivendo uma personagem que passa por momentos intensos de alegria e tristeza, mas numa fórmula equilibrada que mistura o sentimento de apatia num certo momento.
E foi por isso que ela venceu o Oscar em 2017 de Melhor Atriz Coadjuvante. Na verdade, Viola reprisou esse papel do teatro que também lhe rendeu o Tony Awards em 2010.
Contudo, meu filme favorito com Viola Davis é A Voz Suprema do Blues. Também baseado numa peça de August Wilson, Davis está simplesmente irreconhecível vivendo a cantora Ma Rainey em 1927.
A cena de abertura da personagem é uma mostra de toda sua personalidade. Mesmo sem dizer nada, dá pra sentir tudo o que ela está passando. O olhar e os gestos traduzem também seus pensamentos.
É claro que a gente vai entender toda essa complexidade ao longo filme e entendendo a personagem, mas se você reparar depois na cena inicial, estará tudo lá!
E foi por esse trabalho que Viola Davis recebeu sua quarta indicação ao Oscar, mas agora na categoria de Melhor Atriz.
Créditos Finais
Sobre a Tríplice Coroa da Atuação, Viola ganhou o Tony, que é referente ao teatro; o Oscar que é o premio do cinema e o Emmy da televisão em 2015, por seu papel de Annalise Keating na série Como Defender um Assassino.
Uma última indicação que deixo aqui é o documentário Vozes que Inspiram. Nele podemos ver a importância da atuação na vida de Viola Davis. O filme é uma homenagem ao dramaturgo August Wilson, um dos mais importantes dos Estados Unidos. Vale a pena assistir e tem na Netflix.
Assista também o vídeo que fizemos sobre a atriz: