Por Dentro da Tela

Manhãs de Setembro | A humanização de uma personagem

Manhãs de Setembro é uma série sensível e autêntica que explora situações e emoções complexas sob uma perspectiva humanizada.

Original Prime Video, Manhãs de Setembro conta a história de Cassandra. Uma mulher trans que tem o controle total de sua vida até que, vindo do seu passado, surge um filho que mudará seus ideais de liberdade e independência.

As características de Manhã de Setembro

Manhãs de Setembro é uma serie sensível no sentido de captar todo o sentimento dos personagens. Desde as mais leves frustrações, até as contagiantes alegrias.

A série se presta a ser um observador de um cotidiano marcado pela perseguição ao afeto.

Todos os personagens estão em busca do amor. É tipo quando a gente fala que “quer ser feliz“, pois é.

Aos poucos Cassandra vai entendo que existem maneiras de ser feliz e que não necessariamente as responsabilidades são um empecilho pra isso.

Sobre as atuações

Liniker e Gustavo Coelho em cena.

Cassandra é interpretada por Liniker. É a sua estreia como atriz num produto de grande destaque.

Em entrevista, Liniker disse que foi acompanhada de perto pelo preparador de elenco e pela direção para a construção da personagem. Mas que também eles deram liberdade para que ela preenchesse muitos espaços com sua criatividade e vivência.

O resultado é que vemos em tela uma personagem completa. Não uma pessoa monocromática, que apresenta uma única característica ou uma única emoção na história inteira e depois no final aprende uma lição.

Eu fui entendo como é Cassandra no decorrer da série. É uma mulher guerreira, batalhadora, mas também vulnerável em algumas questões.

É importante dizer que a vulnerabilidade da personagem está ligada com as suas emoções, e não com uma fragilidade social, pelo contrário.

Cassandra tem um lugar que ela conquistou com o seu trabalho, é cercada por uma rede de amigos que a apoiam e a incentivam; é uma mulher independente.

É justamente essa fuga da temática tão corriqueira que vemos no audiovisual sobre pessoas trans vulneráveis socialmente, que a situação de um filho nesse momento da vida de Cassandra é tão interessante.

Uma das roteirista é Alice Marcone. Ela é cantora, atriz e apresentadora. E acredito que ela trouxe essa perspectiva que foge do senso comum quando vemos pessoas LGBTQIA+ retratadas na ficção.

Mas o que de fato vai te prender em tela são as relações dos personagens entre si.

Eu destaco todos os personagens em Manhãs de Setembro.

Como por exemplo, Ivaldo interpretado por Thomas Aquino. É o interesse romântico de Cassandra, mas mais que isso. Ele é uma das vozes que traz Cassandra pra realidade.

Thomas Aquino está muito bem em Manhãs de Setembro. Quem o assistiu em Boca a Boca como Maurílio, por exemplo, pode ver e sentir as diferenças gritantes entre esses personagens. Entonação de voz, postura, olhar… é uma aula de atuação e construção representativa.

Créditos Finais

Manhãs de Setembro se destaca por suas jornadas emocionais, situações complexas e uma trilha musical que ganha vida nos episódios.

Cada música ganha mais significado ao longo da série, as letras são como linhas que vão costurando e dando um sentido ainda mais vivo sobre as emoções.


Se você quer mais conteúdo sobre análise de séries, assista nossa playlist especial:

Sair da versão mobile