Kirill Serebrennikov e o cinema russo moderno

Kirill Serebrennikov é um diretor que tornou-se muito famoso em seu país de origem, a Rússia. Contudo, ele também conquistou reconhecimento internacional com as suas várias obras de teatro e cinema!

Portanto, caso você esteja interessado em conhecer um pouco mais sobre a vida e carreira desse cineasta, bem como quais são os seus principais trabalhos para o cinema, basta continuar com a leitura!

Vida e carreira de Kirill Serebrennikov

Kirill Serebrennikov nasceu no dia 7 de setembro de 1969 em Rostóvia do Dom, na Rússia. Dessa forma, Kirill cresceu em uma família que não estava envolvida no meio das artes, como acontece com a maioria dos cineastas.

Sua mãe, Irina Aleksandrovna, possui raízes ucranianas e trabalhou como professora de literatura russa. Enquanto o seu pai, Semyon Mikhailovich, é um médico cirurgião que vem de uma família de judeus.

Kirill teve uma infância bastante ativa, participando de diversos círculos sociais, o que acabou ajudando durante o seu desenvolvimento. Por volta dos 15 anos de idade, começou a interessar-se por teatro, ao participar de sua primeira peça na escola.

Após formar-se no colégio, ele decidiu estudar física no Departamento de Física da Universidade Estadual de Rostóvia do Dom. Após concluir os seus estudos, Kirill decidiu que não iria seguir essa área.

Obstinado a seguir uma carreira na sétima arte, Kirill tornou-se membro do estúdio “69″. Sendo assim, o diretor não frequentou uma escola de cinema, ao invés disso, realizou diversas viagens para Moscou e São Petersburgo para ganhar experiência.

Desse modo, o diretor realizou uma série de comerciais para a televisão, além de estar envolvido também em produções de teatro. Foi por volta de 1998 que lançou o seu primeiro filme: Razdetyye.

Em 2001 realizou a sua primeira produção em Moscou, a partir de então participando ativamente dessas produções teatrais. Enquanto isso, também continuava o seu trabalho como diretor, produzindo outras obras.

A polêmica envolvendo o cineasta

Dejan Lilic e Albina Dzhanabaeva em Izmena (2012). O filme foi selecionado na competição oficial do Festival de Veneza em 2012.

Entre 2001 e 2004, Kirill já havia produzido duas séries e dois filmes. Sendo assim, em pouco tempo o cineasta começou a ganhar popularidade em seu país, mas o verdadeiro só foi alcançado em 2006, com o filme Izobrazhaya zhertvu.

A comédia com humor ácido teve boa recepção da crítica e várias indicações. O cineasta continuou produzindo outros filmes que também obtiveram uma boa recepção, como Izmena.

O filme lançado em 2012 recebeu uma série de indicações, incluindo o prêmio do Leão de Ouro do Festival de Veneza. Além de O Estudante e Verão, ambos sucesso de crítica que receberam muitos prêmios.

Não demorou para que ficasse conhecido no mundo, pois o seu mais novo filme do diretor – Petrovy v grippe – foi selecionado para concorrer à Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2021. No entanto, o diretor não poderá comparecer ao festival.

Isso porque, no final de junho de 2020, Kirill foi condenado a três anos de prisão condicional e mais uma multa, porque estava desviando verba pública. Foi em meados de agosto de 2017 que ele foi preso e acusado de desviar mais de 130 milhões de rubros.

No entanto, os apoiadores do diretor acreditam que ele foi punido devido as suas obras que, na maioria das vezes, são sempre ousadas. Enquanto Kremlin é defensor dos valores tradicionais.

Dessa forma, o processo acabou gerando uma comoção de apoio internacional a Kirill Serebrennikov. Mas, até o momento, o cineasta segue impedido de deixar o território russo.

O cinema moderno de Kirill Serebrennikov

Como dito antes, os filmes de Kirill Serebrennikov são repletos de ousadia. O diretor não possui qualquer receio em brincar com um humor mais ácido, além de envolver temas que são considerados bem polêmicos.

Sendo assim, ao assistir algum de seus filmes, é possível notar o envolvimento de tramas ligadas a política, sexualidade e até mesmo religião. Além disso, Kirill vagueia entre comédia, humor e arrisca-se até mesmo em um suspense.

Portanto, veja logo a seguir algumas das mais famosas obras do diretor!

Verão (2018)

Foi por volta da décadas de 80 que o rock underground começou a chegar na União Soviética, trazendo artistas como Led Zeppelin e David Bowie. Toda a cidade de Leningrado vibrava ao som de rock, fazendo com que surgisse uma nova geração de artistas independentes.

O jovem Viktor Tsoi, inspirado por esses grandes clássicos do rock, torna-se o primeiro russo a representar o gênero, após ganhar fama e popularidade ao redor do mundo. Além disso, Viktor também ficou famoso com às polêmicas envolvendo o seu mentor.

O Estudante (2016)

Após descobrir que possui vocação nas palavras da Bíblia, um jovem rapaz transforma-se em um católico fervoroso e dedicado, sendo capaz de citar qualquer versículo de trás pra frente. Logo, ele começa a usar dos ensinamentos bíblicos para questionar a sua própria mãe, a escola onde estuda e de uma professora de biologia liberal.

Izmena (2012)

Durante mais uma de suas consultas de rotina, um homem descobre que sua esposa está o traindo com o marido da sua médica, ele e a médica então decidem dar o troco e, desse modo, acabam iniciando um romance proibido.

Izobrazhaya zhertvu (2006)

Um jovem garoto russo sente-se perdido e tenra encontrar o seu lugar no mundo, até que encontrar com um trabalho um tanto quanto incomum. Logo, ele passa a se questionar sobre o misterioso desaparecimento do seu pai.

Yurev den (2008)

Lyuba é uma das maiores divas da ópera, que realiza a sua última viagem para Yuriev, uma estranha e distante cidade russa. O seu objetivo é vender uma propriedade, porém, aproveita para mostrar a seu filho o lugar onde ela o criou.

Dessa forma, a mãe e o filho aproveitam essa viagem sem um rumo específico. Até que algo estranho acaba acontecendo e o filho some de maneira completamente misteriosa.

Créditos Finais

Podemos concluir que Kirill Serebrennikov é um cineasta que já realizou uma série de trabalhos, tanto para o teatro quanto para o cinema. Os seus filmes sempre exploram temas polêmicos.

A estreia para Petrovy v grippe, seu próximo filme, é para setembro de 2021. Você está ansioso para saber como será esse filme? Qual a sua opinião sobre as obras desse cineasta? Não esqueça de deixar o seu comentário!

Picture of Por Dentro da Tela

Por Dentro da Tela

O Por Dentro da Tela é um canal dedicado à análise e discussão de filmes, séries e animes.

Posts Relacionados

Novidades

Podcast

Redes Sociais

Rolar para o topo