Josh e Benny Safdie | Cinema independente levado a sério

Josh e Benny Safdie, também conhecidos como “Safdie Brothers”, ou então, “Os irmãos Safdie”, são dois cineastas independentes que, desde cedo, passaram a expor todas as suas ideias e, hoje já são considerados como uma dupla de diretores promissora em Hollywood.

Dentre os trabalhos mais notáveis da dupla, pode-se destacar Joias Brutas, estrelado por Adam Sandler. O ator foi até mesmo cotado como um dos favoritos para receber uma nomeação ao Oscar como Melhor Ator, por entregar uma ótima performance nesse filme. E, também, Bom Comportamento, com Robert Pattinson.

Essa talentosa dupla, além de dirigir, também atua, produz, escreve e edita. Para conhecer um pouco mais sobre a vida e carreira dos irmãos, continue lendo!

Josh e Benny Safdie

Joshua Safdie nasceu no dia 3 de Abril de 1984. Já Benjamin nasceu no dia 24 de Fevereiro, de 1986. São judeus, nasceram e cresceram na cidade de Nova York.

Com pais divorciados, os irmãos passaram a infância transitando entre a casa da mãe em Manhattan e a do pai no Queens, alguns anos mais tarde, isso viria a se tornar uma referência em seus projetos.

Desde jovens, os irmãos dirigiam os seus próprios filmes caseiros, inspirados e motivados por seu pai, um grande entusiasta e amante do cinema. Por volta de 2007 e 2008, Josh e Benny graduaram-se na Universidade de Boston.

Sendo assim, logo em seguida eles realizaram juntos o primeiro longa-metragem de suas carreiras, O Prazer de Ser Roubado, que foi exibido no Festival de Cannes, na sessão de filmes independentes.

Cerca de um ano depois, os irmãos fizeram outro filme intitulado de Go Get Some Rosemary, onde já começaram a colocar em prática suas próprias experiências de vida, nesse caso, o divórcio dos pais, tendo em vista que o filme retrata a vida de um pai divorciado tentando levar a vida  com os seus dois filhos. Esse filme recebeu o prêmio Cassavetes do Independent Spirit Awards.

Primeiros passos no cinema

Josh Safdie, Robert Pattinson, e Benny Safdie.

Porém, somente em meados de 2017 que Josh e Benny Safdie dirigiram o primeiro filme mais sério de suas carreiras: Bom Comportamento, que conta com alguns atores conhecidos.

Esse filme foi considerado por um tempo como o auge da carreira dos irmãos que, inclusive, recebeu uma indicação à Palma de Ouro no Festival de Cannes.

No entanto, em 2019 a dupla daria mais um grande salto em suas carreiras como cineastas, ao dirigirem Joias Brutas, estrelado por Adam Sandler. O filme não ficou conhecido somente por ser uma das melhores performances de Adam em sua carreira, surpreendendo a todos, mas como também por ter sido um dos melhores filmes de 2019.

Esse filme, que conta com o próprio Martin Scorsese como produtor executivo, fez um sucesso grandioso entre a crítica e o público, sendo então considerado como um dos maiores sucessos de bilheteria da produtora.

Embora a carreira de Josh e Benny Safdie não seja muito longa, até agora a dupla tem feito um ótimo trabalho. Não é para menos que sejam um dos nomes mais promissores de Hollywood.

Filmes de Josh e Benny Safdie

Josh e Benny Safdie são como a segunda geração do movimento Mumblecore. Que consiste em filmes de baixo orçamento com interpretações mais próximas da realidade e enredos mais focados nas relações interpessoais de personagens que, em sua maioria, são marginalizados pela sociedade.

Sem dúvida, os personagens da dupla são um dos maiores atrativos de seus filmes, já que eles buscam retratar personagens incrivelmente humanos, com suas próprias contradições e excentricidade.

Portanto, veja a seguir quais são os filmes da carreira da dupla até então!

Jóias Brutas (2019)

Howard Ratner é um nova-iorquino dono de uma loja de joias. No entanto, ele está cheio de dívidas. A sua única chance de pagar todas elas é vendendo uma pedra não lapidada enviada direto da Etiópia, que possui uma série de minerais preciosos. A princípio, Howard a oferece para Kevin Garnett, um astro da NBA e um de seus maiores clientes. Porém, depois Howard muda de ideia ao pensar que conseguirá faturar mais caso coloque a pedra em leilão. Mas, para isso, deverá lidar com os seus cobradores e toda a confusão que ele mesmo causou.

Bom Comportamento (2017)

Constantine Nikas tinha o plano de assaltar um banco. Porém, nada sai conforme o planejado e o seu irmão mais novo vai preso. Sendo assim, Constantine decide tirar o seu irmão da prisão e acaba embarcando em uma aventura contra o tempo, onde ele pode ser o próximo alvo da polícia.

Amor, Drogas e Nova York (2014)

Harley é uma moradora de rua viciada em heroína. Ela não consegue livra-se do vício e nem de seu namorado abusivo. Desse modo, a garota busca viver grandes momentos em lugares inesperados, entre brigas, euforia e surtos.

Go Get Some Rosemary (2009)

Lenny é um homem de 34 anos bastante solitário. Sua rotina é sempre a mesma, porém, quando tem que cuidar de seus filhos pequenos por seis meses, Lennt deverá aprender a ser um pai de verdade.

Lenny Cooke (2013)

Esse é um documentário que retrata a vida do ex-jogador de basquete do ensino médio, Lenny Cooke.

Créditos Finais

Josh e Benny Safdie são jovens diretores que ainda estão na casa dos 30 anos, porém, já possuem um filmografia com obras que surpreenderam o público e a crítica.

Até então a dupla tem traçado um ótimo percurso em suas carreiras. Se continuarem desse modo, é certo que alcançarão um futuro brilhante como diretores na indústria cinematográfica, afinal, já são considerados como grandes nomes em ascensão.

Mas e quanto a você, já assistiu algum filme dos irmãos? Qual sua opinião sobre as suas obras? Deixe um comentário sobre o que você achou!

Picture of Por Dentro da Tela

Por Dentro da Tela

O Por Dentro da Tela é um canal dedicado à análise e discussão de filmes, séries e animes.

Posts Relacionados

Novidades

Podcast

Redes Sociais

Rolar para o topo