Por Dentro da Tela

Jean Renoir e a sua janela para o mundo

Famoso cineasta francês, Jean Renoir teve uma carreira de altos e baixos, conflitos com sua musa e primeira mulher, um segundo casamento de sucesso, e muito mais.

Conhecido principalmente pelo seu clássico “A Regra do Jogo”, Renoir foi um dos maiores nomes do cinema. No entanto, seu verdadeiro reconhecimento veio apenas anos mais tarde, após sua morte.

Neste artigo, iremos falar um pouco mais sobre sua vida e algumas de suas obras, confira mais.

A biografia de Jean Renoir

Jean Renoir, 1939

Nascido em 1894 em Paris, na França, Jean Renoir foi um famoso diretor de cinema francês que viveu cerca 84 anos, até sua morte em Los Angeles, Estados Unidos, em 1979.

Desse modo, desde a infância se via em um ambiente onde a arte era um aspecto predominante. Ou seja, em meio a pintores e suas musas e modelos.

Sua infância pode ser considerada feliz e rica na qual, a beleza era um ponto de apreciação, vindo a se formar em 1913 pela Universidade de Aix-en-Provence, como poeta.

Contudo, logo após resolveu seguir a carreira militar. De modo que, em 1914 quando estourou a Primeira Guerra Mundial, Renoir foi ferido na perna em batalha.

Foi então, que durante seu tempo de recuperação que ele ia ao cinema parisiense e descobriu os filmes de Charlie Chaplin.

Após sua recuperação, Jean Renoir voltou a serviço da força aérea para lutar na guerra sob o posto de tenente. Contudo, ao voltar estudou cerâmica juntamente ao seu irmão, devido a indecisão de qual carreira seguir.

Em 1920, alguns meses após a morte de seu pai, ele casa-se com Andrée Heurschling, uma das modelos dele e vai viver perto de Paris.

Apesar de sua intenção de abrir uma fábrica de cerâmica, ele acaba sendo introduzido nos círculos teatrais. O que o leva assim, a escrever seu primeiro roteiro:

Mas foi apenas em 1924 quando dirigiu seu primeiro filme conhecido como a “A Filha da Água”, também estrelado por sua esposa.

Nos anos seguintes, Jean Renoir produziu alguns filmes, sempre de maneira improvisada pela falta de conhecimento técnico. Sua carreira sofreu coma falta de sucesso comercial.

Mas, em 1931, ele novamente se reergue com os filmes “On purge bébé” e “La Chienne”, seguindo a década de 30 com muitos trabalhos notáveis.

Nova fase do cineasta:

Entretanto, no período da Segunda Guerra Mundial, Renoir acaba indo para Hollywood devido a invasão nazista e, por lá, inicia novos projetos que se afastam do estilo antecessor.

Já em 1944, um tempo após se divorciar, Renoir casa-se novamente, com Dido Freire a filha do famoso cineasta brasileiro Alberto Cavalcanti.

Curiosidades sobre o diretor:

Jean Renoir e suas 5 maiores obras

Marcel Dalio, Nora Gregor, Pierre Magnier, Jean Renoir, e Roland Toutain em “La règle du jeu” (1939)

Créditos Finais

Neste artigo, vimos um pouco mais sobre a vida de Jean Renoir, um cineasta que cresceu em um meio repleto de arte devido à influência familiar de seu pai Pierre-Auguste Renoir.

Mas, que decidiu dedicar sua vida a sétima arte após um tempo na carreira militar. E hoje, suas obras recebem o destaque que um dia, não receberam!

Se você gostou deste artigo, conte para nós nos comentários e compartilhe com seus amigos cinéfilos também.

Sair da versão mobile