Jacques Tati e suas críticas sociais

Jacques Tati foi um cineasta e ator francês que ficou famoso graças aos seus filmes que abordavam o conflito entre pessoas com o mundo moderno mecanizado. Também escreveu e estrelou todos os seis filmes que dirigiu.

Hoje em dia, é considerado como um dos cineastas de quadrinhos mais inovadores e influentes do século XX. Ficou curioso para conhecer mais sobre a carreira e obras de Tati? Basta continuar lendo!

Jacques Tati

Jacques Tati, cujo verdadeiro nome era Jacques Tatischeff, foi um dos cômicos mais célebre da França. Filho de pai russo e mãe francesa, ele nasceu no dia 9 de outubro de 1907, em Le Pecq.

Com cerca de 1,91 m e porte atlético, Tati começou sua carreira no campo esportivo como jogador de rúgbi, onde tornou-se até mesmo um dos principais da França. Além disso, o cineasta também era um mímico habilidoso, que decidiu abandonar o esporte para dedicar-se a carreira artística.

Por dois anos, em meados de 1930, tentou fazer sua carreira artística no music-hall, mas não obteve muito sucesso. No entanto, Tati viu uma grande oportunidade em um espetáculo de gala no Hotel Ritz.

A partir de então, ele seguiu sua carreira como um comediante de boulevard. E, por volta de 1932, começou a trabalhar como ator e roteirista, fazendo uma série de curtas-metragens. De 1945 a 1946 fez dois filmes do consagrado diretor Claude Autant-Lara.

Sucesso no cinema

Jacques Tati, Guy Decomble, e Paul Frankeur em Carrossel da Esperança (1949)

Porém, foi apenas em 1947 que sua carreira como cineasta começou de verdade, com o longa-metragem “Jour de fête”, ou no Brasil Carrossel da Esperança. E rendeu ao diretor o prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza, na Itália e o Grande Prêmio do Cinema Francês em 1950.

O seu filme seguinte, As Férias do Sr. Hulot, lançado em 1953, levou mais de um ano para ser concluído. Mas, ao estrear nos cinemas, foi um grande sucesso e recebeu até mesmo o Prêmio Louis Delluc e o Grande Prêmio da Crítica Internacional em Cannes.

Já em 1957, Tati realizou Meu Tio, considerado o seu filme mais lírico e que foi um estrondoso sucesso ao redor do mundo todo, tornando o cineasta milionário. O filme recebeu não só o Prêmio Especial do Júri no XI Festival de Cannes, como também rendeu ao cineasta consagração mundial ao receber o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1959.

Embora tenha obtido um grande lucro com seus primeiros filmes, Tati ficou cerca de seis anos sem filmar. Retornou aos cinemas com Playtime – Tempo de Diversão, porém, recebeu um prejuízo de aproximadamente 8.000 milhões de francos.

Alguns anos depois, Tati até tentou recuperar-se do fracasso de “Playtime” com o seu filme As Aventuras de M. Hulot no Tráfego Louco. Apesar de ter tido um certo sucesso, não foi o bastante para recuperar-se totalmente.

Considerado pela crítica especializada como o mais original comediante aparecido no cinema, ficando atrás apenas de Charles Chaplin, Tati morreu após perder uma batalha para uma embolia pulmonar.

Melhores filmes de Jacques Tati

Um fato que, talvez poucos saibam, a respeito do cineasta Jacques Tati, é que ele também em atuou todos os seis filmes que dirigiu. Em quatro deles, Tati estrelou com o mesmo papel de Monsieur Hulot, um homem magrelo e que fuma cachimbo, cuja natureza é, no mínimo, curiosa e inocente.

Vale notar que os filmes de Tati deixam de lado a narrativa tradicional em favor de vinhetas que usam gags, timing, maneirismos e ação física para retratar o humor e a textura da vida moderna.

Na maioria das vezes, Tati afastava a câmera da ação e utilizava uma série de planos gerais para mostrar Monsieur Hulot caminhando pela sociedade. Ao mesmo passo, para convidar o público a explorar o quadro do filme para a variedade visual e auditiva dentro.

De modo geral, Tati gostava de retratar em seus filmes uma sátira e crítica do cotidiano na sociedade ocidental urbanizada. Veja logo abaixo algumas das principais obras do cineasta francês que deixou um grande legado.

As Aventuras do M. Hulot no Tráfego Louco (1971)

O Sr. Hulot é um designer de automóveis e, junto com a agente de publicidade Maria, precisa levar um motorhome até o salão do automóvel de Amsterdam. No entanto, durante a sua viagem, acaba por causar grandes confusões pela estrada.

As Férias de Sr. Hulot (1953)

Mr. Hulot decide passar as suas férias em um hotel próximo a um balneário francês. Contudo acidentes e confusões acontecem onde quer que ele esteja. Dessa forma, Hulot acaba com a paz do local e impede o descanso dos demais hóspedes, mesmo sem ser sua intenção, provoca uma série de catástrofes.

Meu Tio (1958)

O Sr. Hulot mora em um bairro humilde e antigo de Paris, enquanto sua irmã e seu cunhado vivem em uma casa moderna e futurista, onde tudo é automático.

O Sr. Hulot começa a trabalhar em uma fábrica de plástico, emprego que o próprio cunhado arranjou para ele, pois não deseja que o seu sobrinho cresça sob a influência de Hulot, um sujeito bom, mas bem desengonçado.

Playtime – Tempo de Diversão (1967)

O senhor Hulot deve se encontrar com um oficial americano em uma versão high-tech de Paris, mas acaba se perdendo no meio do labirinto urbano da moderna e fria arquitetura.

Ele então decide seguir uma excursão turística de americanos, e começa a andar pela cidade em busca de traços de humanidade e cor em uma metrópole cinza do futuro.

Carrosel da Esperança (1949)

Em uma aldeia da França, um cinema é instalado e um filme norte-americano está em exibição, quando François, o antiquado carteiro, decide a aprender com os americanos como tornar o serviço postal de sua cidade mais moderno.

Créditos Finais

Em suma, Jacques Tati foi um grande cineasta francês que ganhou o mundo a sua volta a partir de suas sátiras bem trabalhadas e inteligentes sobre a sociedade moderna. Não é para menos que, atrás apenas de Charles Chaplin, tornou-se um grande cômico.

Enfim, o que você achou desse conteúdo? Já conhecia o trabalho desse grande artista? Não esqueça então de deixar um comentário e compartilhar com os seus amigos!

Picture of Por Dentro da Tela

Por Dentro da Tela

O Por Dentro da Tela é um canal dedicado à análise e discussão de filmes, séries e animes.

Posts Relacionados

Novidades

Podcast

Redes Sociais

Rolar para o topo