Hou Hsiao-Hsien é, sem dúvida, o responsável por trazer um pouco do cinema taiwanês para o mundo, e vem acumulando diversos prêmios e indicações ao longo dos anos.
O cineasta possui uma extensa lista de filmes, com obras sempre envolventes, capazes de prender a atenção do espectador do começo ao fim.
Gostaria de conhecer um pouco mais sobre esse grande nome do cinema taiwanês? Então, continue lendo!
Saiba quem é Hou Hsiao-Hsien
HouHsiao-Hsien nasceu no dia 8 de abril de 1947, na província de Guangdong, República Popular da China.
Em 17 de maio do mesmo ano, devido a guerra civil que acontecia na China, o seu pai decidiu se mudar para Taiwan, um ano mais tarde trazendo sua mulher e os três filhos.
Durante sua juventude, Hou Hsiao-Hsien jogava com o dinheiro de sua família, até receber um convite de serviço militar.
Durante o tempo em que serviu como soldado, Hou passou a nutrir interesse por filmes e decidiu que gostaria de trabalhar nas indústrias cinematográficas, embora não soubesse nada sobre esse trabalho.
Após concluir o seu serviço militar, Hou começou a estudar no Departamento de Cinema da Universidade Nacional de Artes de Taiwan, onde também realizou alguns trabalhos como assistente de direção e roteirista, até finalmente graduar-se.
No entanto, a princípio Hou desejava seguir carreira como ator, chegou até mesmo a entrar em uma competição de canto enquanto estudava.
Porém, Hou ficou nervoso demais e acabou sendo eliminado.
Então, após participar de algumas filmagens, Hou achou que seria melhor permanecer por trás das câmeras.
Por volta de 1973, começou a realizar alguns projetos em meio à indústria cinematográfica, com o intuito de acumular mais experiência.
Então, trabalhou como roteirista do filme de Li Xing em “The Heart with a Million Knots”. Só em 1980 que Hou Hsiao-Hsien pôde dirigir o seu primeiro filme, “Cute Girl”.
No entanto, começou a conquistar um pouco de reconhecimento somente em 1982, quando dirigiu o filme A Grama Verde de Casa, que foi um sucesso em Taiwan.
Sendo até mesmo nomeado para o evento mais importante do país, o Golden Horse Film Festival & Awards, nas categorias de Melhor Filme e Melhor Diretor.
Filmes premiados internacionalmente
No ano seguinte, o cineasta dirigiu Os Garotos de Fengkuei. Mais uma vez o filme de Hou foi um sucesso, sendo nomeado nas principais categorias da premiação de Taiwan.
A partir de então, o cineasta começou a construir para si uma carreira bastante sólida, além de prestar a sua contribuição para o início do Novo Cinema Taiwanês, durante a primeira onda do movimento.
Assim sendo, as suas produções receberam uma série de prêmios em festivais ao redor do mundo todo, e a popularidade de Hou Hsiao-Hsien crescia cada vez mais.
Pois, em meados de 1989, o filme de Hou A Cidade do Desencanto, entrou para a história do cinema ao ser o primeiro taiwanês a vencer o prêmio do Leão de Ouro, no Festival de Veneza, além de ter conquistado vários outros prêmios ao redor do mundo.
O diretor fundou, por volta de 1992, a sua própria produtora de filmes, a Hou Hsiao-Hsien Film Agency Co.
Hou continuou sua carreira como cineasta, praticamente sem baixas, pois, a maioria dos filmes que o diretor lançava, sempre possuía uma boa aclamação da crítica, assim como também eram nomeados a grandes premiações do mundo, como por exemplo, o Festival de Cannes.
Em 2015 dirigiu o seu último filme até então, A Assassina, foi um de seus trabalhos mais notáveis e bem-sucedidos, garantindo ao diretor uma série de prêmios, incluindo o de Melhor Diretor no Festival de Cannes e no Golden Horse.
Obras marcantes de Hou Hsiao-Hsien
Não há dúvidas de que os filmes de Hou Hsiao-Hsien possuem um estilo desafiador em suas narrativas.
Cujos personagens estão quase sempre envolvidos em momentos mundanos. Porque é sobre isso que se trata os filmes de Hou: momentos.
Momentos esses que o espectador precisa unir em sua cabeça, para então juntar todos os planos e construir a história.
A ideia do cineasta é retratar as mudanças da sociedade de Taiwan, para que o espectador possa compreender um pouco mais sobre o tema após a industrialização e urbanização.
Dessa forma, o diretor busca como tema central de seus filmes, o crescimento da sociedade taiwanesa, para que o mundo possa conhecer melhor esse cenário.
Além disso, o cineasta também busca traduzir toda a violência presente em seus filmes, para algo mais poético e, de certa forma, encantador. Contudo, sem perder toda a ação e adrenalina.
Portanto, confira a seguir quais são os principais filmes da carreira do cineasta!
A Assassina (2015)
Quando uma assassina profissional recebe a missão de matar o seu próprio primo, por quem é apaixonada, ela deverá escolher entre o amor e o dever.
A Cidade do Desencanto (1989)
Essa é a primeira parte de uma trilogia de filmes que foi dedicada à memória de Taiwan por volta de 1984 até os primeiros anos de República Nacional da China, durante o domínio de Tcheng Kai-shek.
Flores de Xangai (1998)
Na cidade de Xangai, havia quatro bordeis famosos, sendo que cada um deles era comandado por senhoras conhecidas como “madames”, responsáveis por recrutar e treinar novas jovens na arte da sedução. Até que o patrão de uma das casas acaba se apaixonando por duas jovens, causando assim um triângulo amoroso extremamente perigoso.
Um Tempo para Viver, um Tempo para Morrer (1985)
Durante a guerra civil na China, uma família chinesa parte do país em busca de uma vida melhor em Taiwan. Assim sendo, o jovem A-ha deverá lidar com uma nova sociedade, uma nova cultura e, consequentemente, a morte de seus entes queridos.
Poeira No Vento (1986)
Uma mulher e um homem que habitam a mesma cidade formam o par romântico ideal de todos os cidadãos. No entanto, eles não estão envolvidos e parece que o destino não colabora para que eles possam se encontrar.
Créditos Finais
Em suma, Hou Hsiao-Hsien possui uma longa filmografia repleta de obras marcantes e aclamadas.
Embora ser diretor não fosse o seu primeiro desejo, Hou tornou-se um dos maiores contribuidores e influências do cinema taiwanês, responsável por popularizá-lo ao redor do mundo.
Por fim, você já assistiu alguma obra do diretor? Qual é o seu filme preferido? Não esqueça de deixar o seu comentário!