Hayao Miyazaki e o seu universo mágico

Premiado cineasta japonês, Hayao Miyazaki é famoso por seus trabalhos e contribuições em grandes filmes de animação japonesa.

Mundialmente conhecido como um dos melhores diretores desse gênero, ele está associado a filmes como A Viagem de ChihiroeMeu Amigo Totoro.

Sendo conhecido ainda, por ser o co-fundador do Studio Ghibli. Um dos maiores estúdios de cinema do mundo, sediado em Tóquio, que já produziu mais de 20 filmes de animação.

Além de cineasta, Miyazaki é também um mangaká, escritor e renomado contador de histórias magistrais.

Neste artigo, iremos abordar um pouco mais sobre sua vida e obras.

Hayao Miyazaki, uma biografia animada

Alguns dos personagens de Miyazaki.

A história de Hayao Miyazaki já começa de forma peculiar, quando notamos que seu nascimento se deu em meio a 2ª Guerra Mundial.

No dia 5 de janeiro de 1941 em Bunkyo, Tóquio. Seu pai, era diretor de uma fábrica de lemes familiar, o que ainda na infância influenciou sua paixão por aviões.

Do mesmo modo que sua mãe, é sempre recordada por ele em suas obras, remetendo as lembranças dos momentos que esteve hospitalizada ao longo de sua infância.

Foi no ano de 1958 que Miyazaki teve seu primeiro contato com uma animação japonesa colorida. No ano seguinte, ingressou na faculdade de Ciências Políticas e Econômicas.

Contudo, manteve a animação como um interesse a parte. Foi apenas em 1962 após concluir seus estudos, que passou a trabalhar no Toei – estúdio de animação.

  • Intervalador: foi sua primeiro função, sendo responsável por juntar as películas animadas do filme Watchdog Bow Wow;
  • Encontros: foi trabalhando em Toei que Miyazaki conheceu Akemi Ota que é hoje sua esposa. Bem como, um parceiro de longa data em sua carreira, Isao Takahaka;
  • Primeiro trabalho considerado de expressão, este se deu através da obra Prince of the Sun em parceria com Takahaka e Yasuo Otsuka. A parceria foi tão forte que mesmo após a saída dos 3 do estúdio, em 1971, essa se manteve.

Início de uma longa carreira

Após ter viajado para diversas países, que serviram como fonte de inspiração para muitas de suas obras. Future Boy Conan de 1979, foi sua primeira direção em uma série televisiva no Japão.

Em 1980, dirigiu Lupin III: O Castelo de Cagliostro que foi seu primeiro longa, enquanto de forma paralela, começava a produzir uma obra própria.

O famoso mangá Nausicaä do Vale do Vento que viraria uma animação tempos depois. Alcançando o sucesso, esse filme permitiu a concretização do Studio Ghibli ao lado de Takahaka.

Considerado até hoje o estúdio de animação mais influente do Japão, Miyazaki produzi através de sua própria companhia diversas obras.

Nauciaä do Vale do Vento (1984)

Foi lá que produziu boa parte de suas obras, muitas das quais abordam temáticas de ecologia e guerra de forma vanguardista – tal como Princesa Mononoke (1997), um de seus longas mais prestigiados.

Após ter anunciado sua aposentadoria em 1998, em 2001 lançou “A Viagem de Chihiro”. Filme que lhe rendeu o Oscar de Melhor Animação em 2003.

Afastado por problemas de saúde e idade avançada, ele continuou contribuindo com o cinema em obras como: O Castelo Animado em 2004; Ponyo em 2008.

Em 2008, anunciou que capacitaria jovens para trabalhar em seu estúdio. Já no ano de 2013, lançou o seu último filme Vidas Ao Vento.

A partir de 2014 iniciou sua aposentadoria como cineasta de longas, passando a se dedicar a projetos de curtas e mangás, especialmente para o Museu Ghibli.

Kemushi no Boro de 2018, foi seu primeiro curta produzido para o Museu, inteiramente em CG. Mas, surpreendendo seus fãs, alegou pouco tempo depois que produziria mais um longa metragem.

Desse modo, sua próxima obra que tem Como Vocês Vivem? como nome em tradução livre (Kimitachi wa Do Ikiru ka), tem previsão de estreia ainda para esse ano de 2020!

Os melhores filmes de Hayao Miyazaki

A Viagem de Chihiro (2001)

Com uma carreira de bastante prestígio e filmes em animação mundialmente conhecidos, as suas obras são diversas.

Mesmo assim, conseguimos separar 5 delas que são eleitas as melhores pelo público. Então, confira abaixo.

  • Nausicaä do Vale do Vento (1984): uma de suas obras antecessoras ao Studio Ghibli, neste longa Hayao Miyazaki conta a história de Nausicaä. Uma princesa guerreira e pacifista que lidera seu povo do Vale do Vento perante a ameaça de insetos em uma temática de reconexão entre natureza e humanos;
  • Meu Amigo Totoro (1988): um clássico presente na infância de muitos, esse longa mostra a história de duas irmãs, Mei e Satsuki. Vemos então, o início do longa quando ambas se mudam para o interior com seu pai, durante a estadia de sua mãe em um hospital local. Por lá, elas conhecem guardiões da floresta e criaturas mágicas que transformam seu dia-a-dia;
  • Princesa Mononoke (1997): outra de suas obras mais prestigiadas, esse é um filme complexo e cheio de mensagens. Vemos então, a história de Ashitaka um jovem guerreiro que luta para proteger sua vila e acaba sendo amaldiçoada. Desse modo, passando a lutar por sua cura até que se depara com Mononoke;
  • A Viagem de Chihiro (2001): memorável, essa obra mostra a aventura de Chihiro ao se mudar para uma nova cidade ao lado da família. Contudo, quando chegam a região se deparam com um parque aparentemente abandonado. Repleto de feiticeiros, criaturas e espíritos, ela luta para voltar junto de seus pais ao seu “plano”;
  • Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar (2009): um de seus filmes mais recentes, essa obra mostra o pequeno Sosuke. Assim, acompanhamos seu encontro com Ponyo. Uma criatura mágica que presa em um pote de vidro que luta para permanecer como humana após ser solta por Sosuke.

Créditos Finais

Vimos então, ao longo deste artigo, um pouco mais da vida, carreira e obras de Hayao Miyazaki.

Um dos maiores cineastas da animação japonesa reconhecido tanto por suas obras. Quanto pelo co-criação do Studio Ghibli, uma referência mundial do gênero.

Sua filmografia e contribuições representam toda sua arte e talento de encantar, vistas através de estranhas e até mesmo assustadoras criaturas.

Mas, que trazem consigo sentimentos únicos que, por vezes, faltam em nós humanos. Desse modo, suas obras de paisagens oníricas e cores radiantes são quase impossíveis de não se gostar!

Assista também o vídeo que fizemos no canal do site.

Picture of Por Dentro da Tela

Por Dentro da Tela

O Por Dentro da Tela é um canal dedicado à análise e discussão de filmes, séries e animes.

Posts Relacionados

Novidades

Podcast

Redes Sociais

Rolar para o topo