Filmes que complementam Marighella

Recentemente nos cinemas, Marighella conta a história deste importante político e defensor da democracia brasileira.

Dirigido por Wagner Moura, o filme mergulha no combate armado da ANL contra a ditadura militar do Brasil.

Mas o que para alguns pode parecer claro, para outros algumas falas carecem de profundidade histórica. É por isso que, motivado por este excelente filme, fiz uma pequena lista de obras que complementam Marighella.

Há muitos filmes que retratam a ditadura militar, mas nessa lista destaquei produções que são diretamente citadas (em seu conteúdo) pelos personagens.

Batismo de Sangue (2006)

Batismo de Sangue é quase obrigatório, já que conta a história de uma outra perspectiva. É um complemento ideal para Marighella.

Em Batismo de Sangue o diretor Helvecio Ratton vai fundo nos crimes cometidos na ditadura.

O filme é baseado no livro de mesmo nome escrito por Frei Betto. Aqui acompanhamos a historia de 4 dominicanos que eram simpáticos à resistência e ajudavam logisticamente a ALN.

Além dos frades, o filme conta com figuras históricas, como por exemplo o torturador Fleury e, o líder da ALN, Carlos Maringhella.

Aqui somos levados aos porões da OBAN onde frei Tito sofreu severas torturas. Anos depois, mesmo liberto, Tito sentia as consequência daquele período em sua vida.

O seu manifesto onde ele detalhou este período foi publicado e conhecido em todo o mundo.

Atualmente está disponível no Looke.

O Dia que Durou 21 Anos (2012)

Mais de uma vez os personagens citam o apoio dos Estados Unidos ao golpe de 64. Apesar de ser um consenso entre historiadores, as provas documentais apareceram anos depois corroborando com as suspeitas dos estudiosos.

O documentário O Dia Que Durou 21 Anos mostra de maneira detalhada como os Estados Unidos apoiou o golpe de estado em 1964.

Documentos secretos e áudios de ligações dos presidentes mostram como os norte americanos temiam o então presidente, eleito democraticamente, João Goulart.

O documentário mostra como o então embaixador americano no Brasil, Lincoln Gordon, encabeçou toda uma conspiração de golpe.

O envio de relatórios, as ligações e até os documentos que comprovam o deslocamento da marinha americana para a costa brasileira, recheiam o documentário e mostra de maneira irrefutável como a CIA já tinha de forma planejada a derrocada do governo e a ascensão de uma junta militar para comandar o pais.

Atualmente está disponível na Apple TV e no Google Play.

Em Busca de Iara (2013)

O documentário é uma busca pessoal pela verdade de Iara Iavelberg, uma das lideranças do Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8) que coordenou o sequestro do embaixador estadunidense Charles Burke Elbrick.

O desaparecimento repentino de pessoas era comum durante aquele período. As famílias, aflitas naquela época e que tiveram que lutar pela verdade décadas depois, ainda carregam em seu amago a dor irreparável causado repressão.

Um símbolo desta luta foi a procura pela verdade no documentário Em Busca de Iara.

O filme demorou para ser concluído, mas em 2013 revelou as mentiras que envolviam a morte de Iara Iavelberg, uma importante guerrilheira de reconhecimento nacional, que supostamente tinha se suicidado.

Por ser de família judaica, o suicídio é tido como uma falta grave, em que a pessoa é penalizada por ser enterrada longe de sua família.

Inconformados, a família começou uma investigação, pressionando os órgãos públicos para que uma inquirição mais apurada fosse feita.

Depois de muitas batalhas e com exumação do corpo autorizada, o documentário mostra a trajetória da família na descoberta pela verdade.

O filme foi produzido por Mariana Pamplona, sobrinha de Iara, que também narra e apresenta a história.

Atualmente está disponível na Apple TV e no Google Play.

Créditos Finais

Que outros filmes ajudam a esclarecer os acontecimentos deste período sombrio da historia do Brasil? Me fala nos comentários!

Picture of Albert Hipolito

Albert Hipolito

Criador do Por Dentro da Tela. É Radialista e nas produções cinematográficas sempre está envolvido na arte. Tem em Pokémon e em Star Wars suas lembranças vivas da infância.

Posts Relacionados

Novidades

Podcast

Redes Sociais

Rolar para o topo