O que é um filme Niilista?

Quando ouvia que “esse filme é niilista” eu não entendia o significado correto dessa frase porque estava preso apenas a um conceito do que é o niilismo.

Estudando mais sobre o assunto cheguei as várias ideias desse pensamento e como ele se transformou no uso de cada escritor e filosofo que se apropriaram do termo.

Em termos gerais (e isso é bem ruim de fazer, recomendo que você depois de ler este artigo busque sobre niilismo, um começo pode ser esse link) o niilismo revela o nada que está atrás dos valores, é o questionamento da moral e de uma existência superior, é a rebeldia contra o valor existente é a negação do que é externo à razão humana.

Mas antes, quero convidar você a se inscrever no canal aqui do Por Dentro da Tela. É por lá que postamos conteúdos sobre séries, animes e cinema. Tenho certeza que você vai gostar.

O Niilismo

O imenso vazio espacial de Interestelar.

A partir dessas formulações é possível se confundir em outros pensamentos filosóficos, o que é normal, mas é a partir dessa confusão que você pode começar a distinguir quando um filme é niilista ou não.

Foi Nietzsche que buscou aprofundar o pensamento niilista e a partir dele vemos algumas classificações. Para o filósofo o processo niilista do ser humano se resume em três fases.

A primeira é o camelo: quando o indivíduo reconhece que os valores produzem peso para sua vida. Sejam esses valores religiosos, que subjugam sua existência ou valores inerentes a razão, que valoriza a ciência, que podam a espontaneidade, o excesso e o prazer.

A segunda fase é o leão: o indivíduo se rebela contra esses valores e destrói o julgo que eles exercem.

A terceira o indivíduo se torna uma criança: aqui a espontaneidade da vida é devolvida ao ser humano, com isso ele pode criar valores (que não serão absolutos) para este determinado tempo.

Filmes Niilistas

Um paralelo interessante a estes pensamentos pode ser os filmes a seguir. Em Interestelar toda a fé da humanidade está um buscar uma solução cientifica para uma crise mundial.

O absurdo da não compreensão humana do universo leva Christopher Nolan, roteirista e diretor do filme, a imaginar o que há no buraco negro, uma solução além da descobertas atuais.

Em Laranja Mecânica vemos um extremismo da rebeldia do poder estabelecido. A violência é apresentada de forma concreta para representar o sentimento da nova geração quando se choca com a antiga geração.

Em WALL-E , depois que a humanidade retorna para a Terra, onde ela foi destruída por um estilo de vida contemporâneo, os humanos têm a oportunidade de reconstruir uma sociedade partir de uma ingenuidade infantil.

Créditos Finais

O legal de estudar filmes é que cada um pode ter uma visão única de cada obra. Assista também o vídeo.

Picture of Albert Hipolito

Albert Hipolito

Criador do Por Dentro da Tela. É Radialista e nas produções cinematográficas sempre está envolvido na arte. Tem em Pokémon e em Star Wars suas lembranças vivas da infância.

Posts Relacionados

Novidades

Podcast

Redes Sociais

Rolar para o topo